Contente
A urze Aster é uma planta perene, muito popular nos EUA e no Canadá, e cresce livremente na natureza. Na Rússia, a flor não é comum. A planta é apreciada pelos jardineiros por sua aparência decorativa, resistência à geada e despretensão.
Descrição do aster urze de cobertura do solo
A planta pertence à família Asteraceae. A cultura é caracterizada por brotos fortes e bem ramificados, atingindo 70-100 cm de altura. Externamente, a flor se assemelha a um arbusto felpudo.
As placas da folha superior do áster urze são pequenas em tamanho, até 1-1,5 cm de comprimento, em forma de agulha, dispostas alternadamente. Sua cor é verde escuro. As placas foliares inferiores crescem até 6 cm de comprimento, espatuladas.
A maioria das variedades de urze-áster de cobertura do solo perene floresce durante o outono: de setembro a novembro. Os botões têm um aroma agradável e cores variadas: púrpura claro, branco ou azul com centro castanho.
A família é caracterizada não apenas pela resistência ao gelo, mas também pela capacidade de suportar as flutuações de temperatura. As plantas não têm medo das geadas primaveris, dos períodos de seca.
A cultura é caracterizada por uma rápida expansão em largura, o que requer a construção de uma restrição. Se os galhos não estiverem amarrados, eles se inclinam gradualmente para baixo. Os arbustos jovens são esféricos. Os designers usam esse recurso característico para criar várias composições de paisagens a partir do mato.
Após o final da floração, as sementes de forma plana são formadas. Uma vez que os botões do áster urze são formados nos meses de outono, a semente não tem tempo de amadurecer. Esta característica força os jardineiros a abandonar a propagação de ásteres com sementes de urze.
Variedades de ásteres de urze rastejantes
A planta começou a ser cultivada em 1732. Os criadores desenvolveram muitos híbridos que diferem na cor dos botões e no tamanho do arbusto. Os princípios de plantar e cuidar de variedades de urze asters com flores pequenas são semelhantes.
Pink Clou
O arbusto cresce até 30-40 cm de altura, tem uma forma esférica. Durante o período de floração, é salpicado de pequenos botões de tonalidade branco-rosada.
Herbstmyrthe
O híbrido cresce mais de 1 m de altura, é um belo arbusto que se espalha. As inflorescências são coletadas de pequenos botões de cor branca com tonalidade lilás. Seu tamanho não excede 10-12 mm de diâmetro. O meio das flores é amarelo.
Rajada de neve
O arbusto urze aster é subdimensionado: não mais do que 10 cm de altura. A planta cresce rapidamente no solo, coberta por botões brancos tão densamente que a flor fica externamente coberta por um cobertor branco como a neve. A floração vai de setembro a novembro.
Estrela Azul
Esta variedade de áster urze parece incomum: um arbusto de altura média, até 70 cm de comprimento, tem galhos atarracados com placas de folhas em forma de agulha. Externamente, a planta se parece com urze ou éfedra anã. As inflorescências aparecem em setembro e murcham no final de outubro. A cor dos botões de um áster de cobertura do solo de urze é azul claro com uma tonalidade roxa e um núcleo amarelo. Freqüentemente, a foto não transmite a beleza da tonalidade da variedade.
Dama de preto
Aster de outono com flores pequenas atinge 120 cm de altura. Sob o peso das flores, os galhos caem no chão, de modo que a planta parece uma cobertura do solo. A cor dos botões é branco leitoso, o núcleo é marrom rosado.
Heather aster tem boa imunidade, não tem medo de pragas. Prefere áreas ensolaradas.
A variedade fica ótima em uma composição com astilba, Bonnard verbena, narcisos brilhantes ou tulipas
Spray dourado
Urze áster ramificado, atinge uma altura de 80-100 cm. As placas das folhas são lineares, dispostas alternadamente. As inflorescências de áster são formadas de setembro a outubro. O botão não ultrapassa 1 cm de diâmetro e as flores são brancas, mas com um núcleo dourado brilhante.
Durante o plantio de urze áster, eles tentam colocar outras culturas resistentes à seca ao lado: liatris ou solidago, para que o grupo se delicie com a floração até o final do outono.
Reprodução de urze aster de cobertura do solo
Apesar de a planta poder ser propagada por sementes, este método raramente é utilizado: a colheita das sementes é difícil devido às peculiaridades da floração.
Se este método for adequado para o jardineiro, você deve usar uma das opções:
- antes da primeira geada, rasgue suavemente a inflorescência de áster e espalhe-a em uma camada fina sobre uma folha de papel no parapeito da janela;
- no outono, cave o arbusto e transplante-o para um vaso, e depois leve-o para casa, onde fornecer iluminação e uma temperatura de 18-20 ° C.
Esses métodos de obtenção de sementes são imperfeitos: o material apresenta baixo índice de germinação.
Você pode obter boas safras se coletar as sementes da seguinte maneira: colha os botões 50-60 dias após o início da floração, seque e depois colete o material. Mas esse método é praticamente impossível: as geadas não permitem que as sementes amadureçam.
Mais frequentemente, os jardineiros dão preferência à criação de urze asters, dividindo ou plantando mudas.
O procedimento é realizado no outono de acordo com o seguinte algoritmo:
- Desenterre o rizoma.
- Divida-o em várias partes, preservando ao máximo a integridade do sistema radicular.
- Coloque as ações nos orifícios preparados e cubra com terra e água.
Para aumentar as chances de sobrevivência do arbusto, recomenda-se cobri-lo para o inverno, pois uma flor enfraquecida não resiste às geadas.
O processo de propagação por estacas é longo: o rebento verde enraíza-se em Junho, tendo-o processado previamente com Kornevin. Para isso, é colocado no solo e coberto com uma garrafa de plástico.
Dentro de 30 dias, o talo de um áster urze deve criar raízes. Depois disso, deve ser ventilado periodicamente durante todo o inverno para que se adapte à temperatura ambiente. Na primavera, o corte é transferido para terreno aberto. A floração será no segundo ano.
Aplicação em paisagismo
A cobertura do solo é uma característica da planta para a qual os paisagistas estão prontos a perdoar o áster pela floração tardia. É utilizado para paisagismo, parques e jardins. O arbusto espalha-se lindamente ao longo do solo, parece decorativo antes mesmo da floração.
Híbridos altos são preferencialmente plantados perto de rudbeckia ou milefólio ornamental.
Plantando e cuidando da cobertura do solo urze aster
Todas as variedades têm princípios de plantio semelhantes: semear, transplantar em terreno aberto. A abundância de floração do arbusto e a duração da sua vida dependem do cumprimento das regras da tecnologia agrícola e da escolha do local.
Tempo
Se for decidido usar o método de mudas, as sementes são semeadas em fevereiro-março. Se o material está planejado para ser plantado imediatamente em campo aberto, o momento é ajustado: o procedimento é realizado em maio ou no final do outono, antes do início da geada.
Seleção do local e preparação do solo
Na sombra, a planta enfraquece e é atacada por pragas e doenças. Floração mais abundante em variedades plantadas em local aberto à luz solar.
O solo é preparado no outono, desenterrado, aplique fertilizantes minerais - sal de potássio, superfosfato.
Na primavera, o solo sob o canteiro para o aster urze é solto, as ervas daninhas são removidas e totalmente eliminadas.
Algoritmo de aterrissagem
As sementes devem ser plantadas em terreno aberto da seguinte forma:
- formar uma cama;
- afundar as sementes 1 cm no solo;
- regar o solo;
- cubra a cama, espalhando composto sobre a superfície com uma camada fina.
Quando os brotos ficam mais fortes, é feito o desbaste, mantendo uma distância de 15 cm entre os corpos-de-prova.
Se for necessário plantar no outono, o material é semeado em solo congelado, coberto com uma camada de composto por cima. As mudas aparecerão na primavera.
Cuidados de acompanhamento para urze áster
O arbusto é despretensioso. Em um lugar, é capaz de crescer e florescer profusamente por 5 anos.
Princípios de cuidado:
- rega regular, mas moderada;
- alimentação três vezes por estação, na primavera, quando aparecem os botões e após a floração (misturas de flores minerais e orgânicas);
- soltando o solo e removendo ervas daninhas;
- remoção oportuna de botões murchados e placas de folhas.
Uma vez que o urze áster é resistente ao gelo, não precisa de abrigo. A preparação para o período de inverno consiste na poda da parte aérea do arbusto.
Pragas e doenças
Perene tem forte imunidade. Ele só pode ser enfraquecido por problemas de saúde ou clima, chuvas prolongadas ou outros desastres.
Os nematóides e os ácaros da aranha são capazes de prejudicar a urze-áster Para destruí-los, a planta é irrigada com uma solução inseticida: Actellik, Akarin, Phytochit, Chloropikrin, Neoron.
Heather aster crescendo na sombra é mais frequentemente atacada por patógenos fúngicos. Um deles é o oídio.
A ferrugem pode passar de plantações de coníferas para aster de urze. Para determiná-lo, você precisa examinar a parte inferior da folha da planta: ela terá pústulas marrons. Gradualmente, as folhas se enrolam e caem.
Entre as doenças graves, pode afetar a podridão cinzenta de urze asters. Para determinar isso, eles inspecionam a planta, ela muda de cor para marrom, começa a apodrecer e fica coberta por uma flor de tom esfumaçado.
Os principais métodos de prevenção são os cuidados competentes. Os principais motivos para o aparecimento de doenças são o alagamento do solo, o plantio de urze áster na sombra.
Conclusão
Urze Aster é uma planta perene despretensiosa, mas surpreendentemente bela. É caracterizada por floração tardia, boa resistência à geada. Os híbridos são usados para plantações individuais e para criar composições de grupo.