Aquecedores de água do chuveiro

Mesmo uma visita periódica à dacha ficará mais confortável com a presença de água quente, pois depois de todo o trabalho no jardim concluído, é agradável tomar um banho quente. Quando uma família sai da cidade para morar durante todo o verão, a importância do aquecimento da água aumenta. Você pode resolver o problema do abastecimento de água quente instalando um aquecedor de água para um banho de verão no país, operando com diferentes fontes de energia.

Variedade de aquecedores de água

Ao escolher um aquecedor de água para uma casa e uma residência de verão, deve-se antes de tudo prestar atenção à fonte de energia a partir da qual ele funciona. O segundo ponto importante é escolher o produto certo de acordo com o método de aquecimento da água. Um aquecedor de água para uma residência de verão pode ser selecionado instantâneo ou armazenamento. O conforto de usar o dispositivo, bem como a economia de energia, dependem dessas nuances importantes.

Aquecedores elétricos de água

Os mais procurados e procurados para banho no país são os aquecedores de água movidos a eletricidade. Um pré-requisito para o uso do dispositivo é a presença de uma rede elétrica. Hoje, raramente uma cabana de verão não tem eletricidade. Em casos extremos, os proprietários adquirem geradores de energia portáteis.

Um aquecedor elétrico de água é barato e pode ser conectado de forma independente. É ideal usar um tipo de dispositivo de armazenamento para um chuveiro. É qualquer recipiente com um elemento de aquecimento instalado dentro - um elemento de aquecimento. Freqüentemente, esses aquecedores de água para a dacha no chuveiro são feitos por conta própria, mas não são seguros. É melhor comprar um tanque de chuveiro feito de fábrica com um aquecedor embutido e automáticas de segurança.

Entre os modelos elétricos, estão os aquecedores de água de fluxo contínuo. Eles raramente são colocados no chuveiro no campo. Primeiro, requer pressão de água constante de uma bomba ou encanamento. Em segundo lugar, os modelos de fluxo contínuo são equipados com elementos de aquecimento potentes. Além do alto consumo de eletricidade, nem toda fiação suburbana é capaz de suportar a carga.

Atenção! Ao usar um aparelho elétrico no chuveiro, deve-se ter cuidado para evitar choques elétricos durante o banho.

Aquecedores de água a gás

Em segundo lugar estão os aquecedores de água a gás para chalés do tipo flow-through. A escolha se deve à presença de um gasoduto. O dispositivo é capaz de operar a partir de uma garrafa de gás liquefeito, mas esse aquecimento de água será caro. O princípio de funcionamento é baseado no fluxo de água através de uma serpentina - trocador de calor. Um queimador de gás está instalado abaixo. Assim que começa o fluxo de água, a automática acende o fogo e a água quente surge imediatamente na saída. Em geral, este é um aquecedor de água a gás comum. A desvantagem de usar um aquecedor de água é a presença de pressão de água constante.

Você pode encontrar um aquecedor de água a gás acumulador à venda, mas geralmente é produzido em grandes dimensões e não vai para o banho de chuveiro.

Atenção! Somente funcionários de empresa especializada podem conectar o aquecedor de água à rede de gás. A conexão não autorizada acarreta uma grande multa e perigo de vida.

Aquecedores de água a lenha

Agora, os aquecedores de água a lenha estão gradualmente se tornando uma coisa do passado. Eles são lembrados por pessoas dos anos 60 - 70 do século passado. Era difícil nadar sem essa caldeira antes.A unidade consiste em um tanque de armazenamento instalado em um forno de ferro fundido. Uma chaminé de metal atravessa o tanque. Na queima de lenha, a água é aquecida pela fumaça quente que sai pela chaminé.

Os modernos aquecedores de água a lenha mudaram um pouco, mas o princípio de operação permanece o mesmo. Hoje em dia, um aquecedor de água a lenha no chuveiro raramente é usado por alguém, exceto pelo fato de que a dacha está localizada em uma região selvagem, onde não há eletricidade ou gás.

Aquecedores de água móveis

Numa rara visita à dacha, os proprietários preferem levar consigo um esquentador portátil movido a eletricidade. Pode-se até nadar com ela no jardim, e não é necessário fazer chuveiro, o principal é poder ligar a eletricidade e água encanada. A base do dispositivo é o mesmo aquecedor de água instantâneo, que requer a presença de pressão de água e eletricidade. Os residentes de verão chamam esse produto de chuveiro móvel. Isto porque o esquentador está equipado com um misturador, do qual sai uma mangueira com regador. Você pode levá-lo para a dacha, nadar e levá-lo para casa.

Uma boa opção de casa de campo de verão é um aquecedor de água a granel, alimentado pela rede elétrica. Em princípio, este é o mesmo tanque de armazenamento com um elemento de aquecimento. No entanto, a capacidade do tanque raramente ultrapassa os 20 litros. Devido às suas pequenas dimensões, o dispositivo é móvel. Pode ser instalado no duche, banhado e recolhido ao sair de casa. A utilização de esquentador a granel justifica-se no país sem central de abastecimento e ausência de poço com bomba. A água é colocada no recipiente com um balde.

Opções de aquecedor de água de chuveiro self-made

Tendo decidido fazer um banho por sua conta no interior, por que não tentar fazer um aparelho para aquecer água com as próprias mãos. A maneira mais fácil é inserir um elemento de aquecimento dentro do tanque de água, que é o que muitos residentes de verão fazem. Isso não requer muita inteligência. E como fazer aquecimento de água na ausência de eletricidade? Vamos agora considerar isso usando dois exemplos.

Fazendo uma caldeira a lenha

Um chuveiro embutido para uma residência de verão longe da civilização pode ser aquecido com uma caldeira a lenha. Mais precisamente, esta invenção pode ser chamada de titânio. A estrutura consiste em um tanque de armazenamento de água instalado na fornalha. Instale a caldeira na rua próxima ao box do chuveiro. Você pode aquecer titânio com madeira, carvão, briquetes e, em geral, qualquer coisa que queime.

Para fazer uma caldeira, você precisará de uma máquina de solda, dois grandes cilindros de gás e um tubo de metal com um diâmetro de 80-100 mm. O condensado é drenado de cilindros antigos por meio de válvulas abertas, a parte superior é cortada com um triturador e queimada em um grande incêndio. O fogo vai destruir o cheiro desagradável de gás liquefeito. Após o resfriamento, os cilindros internos são lavados e limpos. Uma válvula é desenroscada de uma tampa cortada, após o que o topo de um dos cilindros é soldado com ela.

No cilindro lacrado, é feito um orifício nas pontas para a chaminé e um tubo de metal é inserido no interior, passando-o pelo recipiente. O tubo é escaldado ao longo das extremidades do cilindro de modo que de um lado fique nivelado e do outro lado se projete cerca de 1 m. O comprimento da saliência da chaminé é selecionado individualmente de acordo com a altura do box do chuveiro. Na parte inferior do cilindro, é soldada uma conexão para fornecimento de água fria sob pressão e uma conexão para a saída de água quente é soldada na parte superior.

O tanque de armazenamento está pronto, agora precisamos fazer uma fornalha. No segundo cilindro com extremidade cortada, é cortada uma porta para o carregamento de lenha e, na parte inferior, um soprador. Grizzlies são soldados por dentro, mas você pode torná-los removíveis. Um dispositivo de armazenamento soldado com uma saída de chaminé longa é instalado na fornalha acabada, após o que os dois cilindros são soldados. O resultado é um cano longo, dividido ao meio pelo fundo em uma fornalha e um tanque de armazenamento. Agora resta conectar o abastecimento de água ao encaixe inferior do tanque, e da saída superior fazer um tubo de drenagem para o tanque no box do chuveiro. Se desejar, o tanque pode ser omitido e a saída superior do tubo de água quente pode ser completada imediatamente com um regador.

Usando energia solar para aquecer água

O aquecedor de água mais simples para um banho virá de uma geladeira velha. A água será aquecida na bobina por energia solar. Para o trabalho, você precisará remover o trocador de calor de freon da geladeira, preparar as barras para a estrutura e o papel alumínio.

A fabricação de um aquecedor de água começa com a montagem da moldura. Uma moldura retangular é derrubada das barras. A borracha é pregada de um lado. Um refletor e um trocador de calor da geladeira são colocados dentro da moldura de papel alumínio. A bobina é fixada em uma moldura de madeira e toda coberta com vidro. Acabou sendo uma espécie de bateria solar.

Uma mangueira de PVC é conectada à entrada e saída da bobina. Por um lado, será fornecida água fria e, por outro, sairá água quente.

O coletor solar acabado é instalado em um local ensolarado. Tubos de PVC são conectados ao tanque de armazenamento no chuveiro. Acontece um sistema fechado. A água fria do tanque fluirá para o trocador de calor e a água quente será espremida para dentro do tanque.

Dentro do reservatório, é necessário fazer um dispositivo simples que permite que apenas água quente entre no regador. Em termos de estado físico, está sempre por cima, por isso um flutuador é feito de espuma. Um pedaço de mangueira flexível conectada a um regador está preso a ele.

No vídeo apresentado, você pode ver um exemplo de como fazer um aquecedor de água:

Algumas dicas para escolher aquecedores de água

Algumas de nossas dicas o ajudarão a escolher o melhor aquecedor de água para o seu chuveiro:

  • Primeiro, você precisa considerar todas as fontes de recursos energéticos e escolher a mais barata. Já vale a pena pegar o aparelho para ele.
  • O volume do tanque de armazenamento é selecionado considerando que uma pessoa necessita de 15 a 40 litros de água para o banho. Normalmente, para uma família de três pessoas, um tanque de 100 litros é instalado por chuveiro.
  • O tempo de aquecimento da água depende da quantidade e da potência do aquecedor. Se precisar de água quente rapidamente, é melhor dar preferência aos modelos de fluxo. Os tanques de armazenamento demoram mais para aquecer.
  • Antes de adquirir um dispositivo, é importante considerar sua instalação. Você terá que escolher entre instalar o aquecedor de água sozinho e atrair especialistas.

Tendo previsto todas as nuances de antemão, será necessário escolher o tipo ideal de esquentador para o duche.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção