Contente
Tradicionalmente, em pátios privados, costumamos construir um porão retangular. Uma adega redonda é menos comum e nos parece incomum ou muito apertada. Na verdade, não há nada de estranho neste repositório. As paredes dos porões redondos são muito mais fortes do que as retangulares, são erguidas mais rápido e menos material é consumido. Agora os fabricantes começaram a produzir caixotões redondos de plástico, equipados para uma adega completa.
Adega redonda de plástico
Uma adega redonda de plástico é um porão vertical comum para armazenar vegetais e conservar. Você não pode fazer isso sozinho. Apenas caixas feitas de fábrica são usadas. Uma pessoa compra não apenas um barril redondo, mas uma adega pronta com toda a mobília. O caixão está equipado com prateleiras, escada de alumínio, sistema de ventilação, instalação elétrica e iluminação. Normalmente a altura da câmara é de 1,8 M. A escotilha selada está localizada na parte superior, mas existem modelos de caixotões com entrada lateral.
De acordo com o método de produção, a adega redonda de plástico é dividida em dois tipos:
- Sutura as caves são feitas de folhas de plástico. Fragmentos separados do caixão são conectados por soldagem.
- desatado as caves são feitas por rotomoldagem. Essas caixas são consideradas as mais confiáveis, uma vez que está excluída a possibilidade de despressurização nas costuras. Para a fabricação de uma adega redonda, é utilizada uma forma especial, dentro da qual é derramado um polímero. Mecanismos especiais começam a girar o molde, enquanto ele é aquecido. O polímero fundido se espalha uniformemente para formar um caixão perfeitamente redondo.
Entre os conhecidos fabricantes de caves de plástico, destacam-se as empresas "Triton" e "Tingard". Por exemplo, vamos dar uma olhada rápida no caixão do fabricante Triton.
A adega de plástico desta marca é caracterizada por 100% de estanqueidade e longa vida útil. A tecnologia perfeita possibilitou a obtenção de uma estrutura sólida que não rompe na junta devido à pressão do solo. As paredes do caixão são feitas de plástico de qualidade alimentar com 13–15 mm de espessura. Os reforços ajudam a suportar a pressão do solo.
O vídeo mostra uma adega de plástico:
Características positivas de uma adega de plástico
Em muitos casos, usar um caixão de plástico é mais lucrativo do que construir uma abóbada de pedra. Vejamos os aspectos positivos de tal repositório:
- As adegas são feitas de plástico de qualidade alimentar que é inofensivo para os seres humanos. Caixões baratos de fabricantes desconhecidos são produzidos a partir de matérias-primas pobres. O plástico de baixa qualidade emite constantemente odores tóxicos desagradáveis que os vegetais armazenados podem absorver facilmente. É melhor recusar esses produtos.
- Caixa robusta de até 15 mm de espessura e nervuras de reforço adicionais ajudam a suportar cargas de terra. O caixão redondo de plástico não é inferior em resistência ao armazenamento de tijolos.
- Todas as prateleiras de madeira e outras peças são tratadas com uma impregnação especial que protege a madeira dos efeitos nocivos da umidade e da destruição dos insetos.
- A caixa de plástico redonda é fácil de instalar. Ele pode ser usado mesmo em uma área com altos níveis de lençol freático.
- A loja está equipada com ventilação eficiente. Previne o aparecimento de condensação e expele todos os odores desagradáveis se os vegetais estragarem repentinamente.
- Graças à ventilação e ao plástico de qualidade alimentar que não emite odores desagradáveis, o caixão pode ser usado para armazenar alimentos.
As desvantagens do armazenamento de plástico são seu alto custo e tamanho padrão fixo.
Requisitos para a instalação de uma adega redonda de plástico
Antes de começar a instalar uma adega redonda de plástico, você precisa considerar vários pontos importantes:
- Ao marcar as dimensões do poço em seu site, você precisa levar em consideração que elas devem ser maiores do que as dimensões do caixão. Normalmente, a profundidade da fossa é de cerca de 2,3 m, e uma lacuna de pelo menos 25 cm é deixada entre as paredes da fossa e a adega.
- Apesar de ser de plástico, o caixão tem um peso impressionante. O equipamento de elevação é necessário para abaixar a adega redonda no fosso.
- De cima, o caixão é coberto com solo. Para manter um microclima constante dentro do armazenamento, deve-se isolá-lo antes de enchê-lo.
Tendo dominado essas poucas regras, você pode prosseguir para a instalação de um armazenamento redondo.
Processo de instalação do caixão de plástico
Apesar de o armazenamento assemelhar-se a um grande barril de plástico que pode instalar por si próprio, é melhor confiar a sua instalação a especialistas. Eles conhecem todos os pontos fracos desse projeto. O processo de instalação do caixão é assim:
- uma cova é cavada na área selecionada;
- o fundo do poço é derramado com concreto ou uma laje de concreto armado é colocada;
- o caixão é baixado no poço usando um guindaste;
- com lingas e âncoras, fixam a adega ao fundo de concreto;
- aterre com uma mistura seca de areia e cimento.
Mais uma vez, devemos lembrar que cobrimos os detalhes básicos da instalação. Além disso, existem muitas outras nuances associadas à configuração da ventilação, fornecimento de eletricidade, etc. Todas essas questões devem ser tratadas por especialistas.
E, finalmente, duas questões importantes:
- É necessário isolar o armazenamento de plástico? Este é um assunto pessoal e existem muitas opiniões sobre este assunto. O caixão não precisa ser isolado, mas as mudanças de temperatura serão observadas no interior. A ventilação natural pode não ser capaz de lidar com a troca de ar e condensação aparecerá dentro do depósito. Em geral, as paredes de plástico deixam perfeitamente o frio que vem do solo. Se os vegetais forem armazenados no caixão, ele definitivamente precisa ser isolado.
- A ventilação pode ser redesenhada por conta própria? Então, a segunda pergunta deve ser feita. Pelo que? O fabricante previu um sistema de ventilação natural, composto por um conjunto de dutos de ar. Uma mudança de projeto não razoável levará à despressurização do caixão. Em alguns casos, acontece que quando uma grande quantidade de vegetais é armazenada no armazém, ocorre condensação. O sistema de ventilação natural não está fazendo seu trabalho. Nesse caso, especialistas são contratados para instalar a ventilação forçada.
Você não pode fazer alterações nas caixas de plástico por conta própria. Se você tiver qualquer problema, é melhor consultar especialistas.
Adega redonda de pedra
Você pode construir uma adega redonda com suas próprias mãos apenas com uma pedra. Além disso, o furo pode ser feito por cima de acordo com o princípio de um caixão de plástico. Embora para adegas caseiras, uma entrada lateral é mais aceitável, como mostra a foto.
Então, por que às vezes os proprietários preferem a forma redonda da adega de pedra? Para responder a essa pergunta, vamos dar uma olhada nos pontos positivos deste porão:
- paredes de tijolos redondas suportam mais pressão sobre o solo;
- a construção de um porão redondo requer 12% menos material de construção do que um porão retangular;
- a ausência de cantos permite que o armazenamento mantenha uniformemente a temperatura e a umidade necessárias;
- É mais fácil traçar um círculo de tijolos do que expulsar os cantos de um porão retangular.
Antes de descobrir como fazer uma adega redonda de pedra, você precisa decidir quais requisitos são impostos a ela. Em primeiro lugar, a área e o volume do armazenamento devem conter todos os estoques, além de ser necessária uma abordagem livre das prateleiras. Por exemplo, para quatro membros da família, você precisa de uma área de armazenamento de 6 m² e um volume de 15 m³. A espessura das paredes deve ser capaz de suportar a pressão do solo. Na utilização de tijolos, este valor é de no mínimo 25 cm. Em segundo lugar, é necessário prever a localização da entrada, escadas, iluminação artificial, ventilação e outros detalhes que facilitem o uso do armazenamento.
Você pode construir de forma independente uma adega redonda com blocos de concreto, tijolos ou colocar paredes de concreto monolíticas. A opção mais lucrativa é usar tijolo vermelho, pois todo o trabalho pode ser feito sozinho.
A única desvantagem de todas as caves redondas é o inconveniente de fazer prateleiras. Nos caixotões de fábrica, eles já são fornecidos pelo fabricante, mas dentro do depósito de tijolos as prateleiras deverão ser feitas de forma independente. Mas, se o proprietário estiver satisfeito com isso, um porão redondo pode ser instalado com segurança em seu local.