Contente
Construir uma casinha de cachorro é fácil. Na maioria das vezes, o proprietário tira uma caixa do tabuleiro, abre um buraco e o canil fica pronto. Para o período de verão, é claro, uma casa desse tipo servirá para um amigo de quatro patas, mas no inverno fará frio nela. Hoje veremos como fazer um canil aquecido para um cachorro, dentro do qual o animal não congele, mesmo em fortes geadas.
Cálculo das dimensões do canil
A foto mostra um exemplo das dimensões do estande e bueiro para diferentes raças de cães. Ao fazer um canil, você pode usar as dimensões da tabela ou realizar seus próprios cálculos.
A altura do canil é determinada pelo crescimento do cão na cernelha, acrescentando-se 15 cm adicionais.O rebanho é necessário para a cama de inverno, e de repente o animal vai crescer. A profundidade da cabine é igualada ao comprimento do cão deitado com as patas estendidas na frente dele. A medição é feita entre as pontas das patas e da cauda, e 15 cm são adicionados ao resultado.
O cálculo da largura da casa depende do seu projeto. Se o estande for composto por um compartimento, sua largura será calculada de acordo com o mesmo princípio da profundidade. O cão deve estar confortável para deitar-se do outro lado do canil. Nas regiões do norte, com invernos longos e rigorosos, é aconselhável construir uma casa com dois compartimentos. O local de dormir está disposto no segundo compartimento da boca de visita. Aqui o cachorro vai dormir no inverno. As dimensões do compartimento de dormir são calculadas usando os exemplos já dados para determinar a largura e a profundidade do estande. O tambor é feito na frente do compartimento de dormir. Seu tamanho é selecionado arbitrariamente de acordo com a construção do cão. O animal deve entrar e sair livremente da casa.
É importante que o cão organize adequadamente a cova no canil. É recortado em formato retangular ou oval, calculado pela altura da cernelha do animal, somando 10 cm, sendo que a largura do buraco é 8 cm a mais que a largura do peito do cão.
Elaboramos o desenho de uma cabine de inverno com vestíbulo
O desenho do canil é simples, e você quase não precisa fazer desenhos para ele. Apenas como introdução, na foto do diagrama apresentado, você pode ver um exemplo de um canil com dois compartimentos e uma cobertura dobrável.
Se, no entanto, decidir construir uma casinha de cachorro de acordo com o desenho, isso é considerado apenas uma vantagem. O diagrama o ajudará a determinar com mais precisão o tamanho e a forma da casa.
Algumas dicas úteis irão ajudá-lo a projetar um desenho corretamente:
- O espaço interno do canil deve ser suficiente para o cão se posicionar livremente e dormir confortável. É preciso lembrar que um filhote crescerá com o tempo e precisará de mais espaço.
- Para a construção de um canil aquecido, é melhor levar apenas pranchas. A madeira retém bem o calor, é fácil de processar e também é inofensiva para o cão.
- Na região Norte, ainda é necessário dar preferência a um estande com dois compartimentos. Durante o projeto da estrutura, são previstas paredes duplas, entre as quais é deixado espaço para a colocação do isolamento.
- Como alternativa, uma casinha de cachorro quente pode ser construída dentro do recinto. Essas soluções são utilizadas pelos donos que adquiriram um cão grande, que não é acorrentado.
- Na fase de desenvolvimento do desenho do estande, eles são determinados com a forma da cobertura.Para um canil grande, é melhor fazer um telhado inclinado para abrir. No verão, o cachorro deita sobre ele. Um telhado de duas águas aumenta o espaço do canil, por isso é preferível construí-lo em uma casa pequena.
Fazendo um desenho levando em conta todas as nuances, será possível prever todas as pequenas coisas, e a barraca isolada do cão se tornará um lar confortável.
Processo de fabricação de cabines de madeira
Então, com as questões preparatórias resolvidas, é hora de começar a fazer uma casinha de cachorro:
- Qualquer barraca de cachorro faça-você-mesmo começa a ser feita a partir da montagem da estrutura. Para isso, será necessária uma barra com seção de 50x50 mm. Você pode pegar blanks 10 mm mais grossos ou mais finos. Nada mudará significativamente com isso. A partir de blocos cortados sob medida, a moldura da parte inferior do canil é montada. Você deve obter uma moldura retangular. Para um cão grande, é melhor reforçar a estrutura com jumpers adicionais para que o fundo não dobre. O quadro acabado é revestido na parte superior com uma placa de 30 mm de espessura.
- O chão do canil está pronto, passamos para as paredes. Os racks verticais são fixados a partir de uma barra semelhante nos cantos da parte inferior. Dois elementos adicionais são colocados na parede frontal para o poço de inspeção. Se o canil for projetado para dois compartimentos, haverá uma divisória interna com outro orifício de acesso. Para ele, você terá que instalar mais dois racks. De cima, os racks são interligados por uma barra. A moldura resultante será a base do telhado do canil.
- A moldura acabada é revestida com uma tábua ou tábua de madeira, e as barras devem permanecer dentro da casa. Eles ainda serão necessários quando as paredes forem forradas com isolamento. Nesta fase, uma divisória interna é pregada na placa e imediatamente um furo é feito em duas paredes com uma serra elétrica.
- A estrutura do telhado de uma casa quente difere da estrutura fria usual. Mesmo no caso da versão em empena, você terá que sacrificar o espaço interno instalando um forro dentro do canil. Assim, um pedaço de madeira compensada é preso à fita superior dos racks da moldura, logo abaixo da parte inferior da moldura. Este será o teto. No topo do contraplacado, formou-se uma reentrância, orlada com uma barra da cinta superior. O material do telhado é colocado aqui, depois o poliestireno ou lã mineral, novamente o material do telhado, e outra folha de madeira compensada é pregada no topo da estrutura. O resultado é um teto laminado quente, localizado entre as barras da moldura do acabamento superior das escoras.
- De nada adianta fazer um telhado de duas águas para um canil isolado, já que o espaço interno ainda não vai aumentar devido ao teto. Para a construção de um telhado de galpão, as vigas do tabuleiro são fixadas na estrutura superior, formando uma inclinação em direção à parede posterior. De cima, uma tábua é pregada nas vigas, nas quais o material de cobertura é colocado.
- As lacunas resultantes entre o telhado e o corpo da casa são fechadas com platibandas. Para evitar que o calor escape da casinha de cachorro, o bueiro é fechado com uma lona ou cortina de borracha. Para torná-lo mais pesado, você pode fixar a carga na parte inferior.
Mas por enquanto é muito cedo para enganchar a cortina e o telhado, porque o processo de isolamento das paredes ainda está por vir. E vamos lidar com isso agora.
Isolando uma casinha de cachorro
A questão de como isolar a barraca do cão não deve ser um problema, já que qualquer material isolante de calor serve. Lã mineral ou pedaços de espuma são geralmente usados.
Então vamos começar:
- O isolamento da barraca do cão deve ser levado a sério e, em primeiro lugar, levantá-lo do solo. O canil está virado de cabeça para baixo. As tábuas inferiores foram pregadas por dentro, de modo que uma moldura de madeira permaneceu do lado de fora. Uma camada de material de cobertura é colocada dentro da estrutura. O isolamento é colocado em cima dele e, em seguida, o material de cobertura novamente. Agora, toda essa camada é martelada com uma placa. Para elevar o fundo isolado do solo até a estrutura do fundo, as pernas são pregadas em pedaços de madeira com seção de 100x100 mm. Eles podem ser feitos com uma altura de cerca de 100 mm.
- Uma casinha de cachorro com fundo aquecido é colocada sobre as pernas, após o que eles seguem para as paredes.Na foto você pode ver que o isolamento fica preso na parte interna das paredes. Após revestir a moldura com uma tábua, as barras permaneceram dentro do canil, formando células. É aqui que o isolamento é colocado da mesma forma que foi feito na parte inferior. O revestimento interno pode ser feito de compensado ou OSB.
Agora você pode fechar o bueiro com uma cortina, colocar o telhado e pintar a cabine com tinta a óleo fosca ou abri-la com verniz.
Aquecimento elétrico de uma casinha de cachorro
É claro que é bom isolar a barraca do cão durante o inverno. No entanto, isso pode nem sempre ser suficiente. Para aquecer a casa do cachorro quando a temperatura externa cair abaixo de -30cerca deC, aquecedores elétricos serão necessários.
Painéis elétricos para aquecimento de cabines
Aquecedores de painel são adequados para aquecer uma casinha de cachorro. A temperatura máxima de aquecimento do dispositivo é 50cerca deC. O cão não se queimará nas paredes do painel, por isso não é necessário cobri-lo com uma grade de madeira. A espessura do aquecedor é de cerca de 20 mm. Os painéis são produzidos em dois tamanhos: 590x590 mm e 520x960 mm. Os aquecedores funcionam silenciosamente.
Filme infravermelho
Uma excelente cabine aquecida ficará disponível se um filme infravermelho for colocado nas paredes sob o revestimento interno. Geralmente é usado ao organizar um piso radiante elétrico. Com o início de fortes geadas, basta fornecer eletricidade para o aquecedor de filme, que aquecerá as paredes do estande a 60cerca deC. O cão ficará confortável em qualquer geada e o consumo de eletricidade é mínimo.
Aquecedor DIY
Se uma cabine aquecida moderna for muito cara para você, uma alternativa é oferecida. Um pedaço de tubo de cimento-amianto é cortado ao longo da casa do cachorro. Um abajur é cortado de uma lata. O tamanho do jarro é selecionado de forma que ele entre livremente no tubo. O abajur de lata é preso a um porta-lâmpada de 40 W. O aquecedor pronto é inserido dentro da tubulação, o fio é retirado da cabine e conectado à rede através da máquina. Toda a estrutura e cabo devem ser protegidos para que o cão não os morda.
O vídeo fala sobre como fazer um aquecedor caseiro para um cachorro:
Conclusão
Assim, a casinha de cachorro isolada está concluída. Agora resta instalá-lo no lugar, equipar o local e lançar o cachorro.