Contente
- 1 É possível comer brotos de girassol
- 2 A composição química das mudas de girassol
- 3 Por que os brotos de girassol são úteis
- 4 Brotos de girassol prejudicam
- 5 Contra-indicações ao uso de brotos de girassol
- 6 As propriedades curativas dos brotos de girassol
- 7 Como fazer germinar brotos de girassol
- 8 Regras para o uso de sementes de girassol germinadas
- 9 O uso de brotos de girassol na medicina tradicional
- 10 Conclusão
- 11 Resenhas de microgreens de girassol
Mudas de girassol são pequenas mudas que podem ser obtidas em casa a partir de sementes em 7 a 10 dias. Eles contêm antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e outros componentes úteis. Microgreens são recomendados para uso preventivo.
É possível comer brotos de girassol
Mudas de girassol são mudas de até 4 a 5 cm de altura com 2 a 3 folhas, fáceis de obter em casa. As microgrelhas de girassol (na foto) são pintadas de verde claro com um tom amarelado, momento em que os brotos ainda não tiveram tempo de se livrar completamente da casca. É nessa fase que eles têm a quantidade máxima de nutrientes. As verduras são muito suculentas e macias, podem ser consumidas tanto para fins medicinais como preventivos.
A composição química das mudas de girassol
Os efeitos benéficos das mudas de girassol são decorrentes de sua rica composição química. O grão em germinação contém uma grande quantidade de enzimas, minerais e outros componentes, por exemplo:
- ácidos graxos insaturados (oleico, esteárico, palmítico);
- celulose;
- vitaminas E, C, grupo B;
- ferro;
- magnésio;
- lítio;
- cromo;
- potássio;
- selênio.
Por que os brotos de girassol são úteis
A utilização de sementes germinadas de girassol na alimentação se deve ao fato de as mudas conterem grande quantidade de enzimas e outras substâncias biologicamente ativas. Com o tempo, sua concentração diminui, pois todo o estoque é gasto ativamente nas próprias necessidades da planta (formação de folhas, brotos, aceleração do crescimento). Portanto, os mais úteis são as mudas de girassol e outras culturas.
Eles melhoram os processos metabólicos e têm um efeito complexo no corpo:
- diminuir o nível de colesterol "ruim" (abreviado como LDL, LDL ou LDL);
- melhorar os processos digestivos (aumento da motilidade do trato gastrointestinal, limpeza de produtos de meia-vida, toxinas, garantindo equilíbrio ácido-base);
- têm efeito rejuvenescedor da pele e dos órgãos internos devido ao alto teor de antioxidantes que bloqueiam os radicais livres;
- melhorar a aparência do cabelo e das unhas;
- fortalece ossos e dentes;
- ajuda a manter a imunidade;
- restaurar a visão;
- normalizar os processos de hematopoiese, ajudar a prevenir o desenvolvimento de anemia;
- aumentar a eficiência e concentração.
É importante entender que as mudas são utilizadas principalmente como medida preventiva. Por exemplo, é impossível tratar o câncer com sementes de girassol germinadas ou outras doenças graves.Nesse caso, é necessário seguir com precisão as exigências do médico. E os rebentos podem ser usados como ferramenta adicional (após consulta de um especialista).
Brotos de girassol prejudicam
Com o uso sistemático de sementes germinadas, sintomas estranhos podem ser observados:
- inchaço;
- gravidade;
- aumento da produção de gás (flatulência).
Nessas situações, é necessário parar imediatamente de colher mudas de girassol e consultar um gastroenterologista.
Contra-indicações ao uso de brotos de girassol
As sementes germinadas podem ser recomendadas a quase todas as pessoas - adultos e crianças com mais de 12 anos, homens e mulheres. Mas existem algumas restrições de saúde e idade:
- as sementes contêm uma grande quantidade de glúten, o que é contra-indicado para pessoas que sofrem de certas doenças (por exemplo, doença celíaca);
- os brotos não são recomendados para crianças menores de 12 anos. Se necessário, você deve primeiro consultar um médico;
- uma condição séria geral (por exemplo, após um ataque cardíaco, derrame, operações anteriores) requer seleção cuidadosa da dieta, portanto, você não deve incluir alimentos diferentes nela arbitrariamente;
- também as sementes não são recomendadas para pessoas que sofrem de distúrbios digestivos crônicos.
As propriedades curativas dos brotos de girassol
As propriedades curativas das mudas são explicadas pela presença nelas de substâncias biologicamente ativas e antioxidantes, além de fibras, que limpam o corpo de toxinas e toxinas - substâncias nocivas, produtos alimentares semi-digeridos e outros componentes desnecessários ao organismo.
Microgreens têm vários efeitos de cura ao mesmo tempo:
- imunomodulador;
- tônica;
- anti-envelhecimento;
- limpeza.
Devido à destruição dos radicais livres e outras substâncias nocivas, os processos metabólicos são normalizados. Com isso, o equilíbrio metabólico é restaurado, o que contribui para a limpeza natural do corpo e o "nivelamento" dos principais parâmetros fisiológicos (incluindo o teor de colesterol no sangue).
Como fazer germinar brotos de girassol
É quase impossível comprar sementes de girassol germinadas, visto que são utilizadas em escala industrial para fritar, obter óleo de girassol e também na confeitaria (halva, kozinaki). Portanto, é possível obter matérias-primas valiosas por meio da auto-germinação do girassol em microgrelhas.
É muito simples fazer isso em casa. A instrução é a seguinte:
- As sementes crus adquiridas são cuidadosamente lavadas em água corrente. É necessário garantir que o líquido que flui esteja limpo.
- Transfira-os para um recipiente de plástico ou frasco de vidro. Não é necessário preenchê-lo até o topo, pois as mudas aumentam significativamente de volume.
- Água pré-estabelecida é despejada e drenada completamente após 2 horas.
- Então você não precisa encher com água - apenas borrife 2 vezes ao dia. Feche o recipiente com uma tampa, na qual deve primeiro fazer vários furos.
- Quando aparecerem mudas de até 3-4 cm de comprimento (aproximadamente em uma semana), coma-as o mais rápido possível. A vida útil máxima é de 1 semana.
Regras para o uso de sementes de girassol germinadas
Os rebentos podem ser consumidos puros, mas é melhor adicioná-los aos seguintes pratos:
- várias sopas, inclusive geladas;
- molhos;
- saladas e aperitivos frios;
- sobremesas;
- pequenos-almoços secos.
É melhor colocá-los no final do cozimento, sem aquecimento adicional. Caso contrário, as propriedades benéficas são parcialmente perdidas, por exemplo, a vitamina C, que é um antioxidante natural, é destruída.
O uso de brotos de girassol na medicina tradicional
As propriedades benéficas das mudas são usadas na medicina alternativa. Recomenda-se que os microgreens sejam consumidos diariamente em pequenas doses. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de deficiência de vitaminas, doenças cardiovasculares.
Os rebentos de girassol são consumidos 2-3 vezes ao dia (no total, não mais do que 80-100 g, ou seja, não mais do que 4-5 colheres de sopa. L.). Uma das opções mais fáceis e deliciosas é colocar os rebentos na salada. Os componentes podem ser qualquer coisa, por exemplo, uma receita de "verão":
- 2 pequenas abobrinhas jovens;
- 3-4 rabanetes;
- 80 g de rebentos de sementes;
- um pouco de salsa e coentro;
- 100 g alho-poró;
- uma colher de óleo de girassol;
- sal iodado ou marinho.
Conclusão
Os brotos de girassol são fáceis de obter em casa. Eles podem ser usados regularmente, em cursos (por exemplo, 1-2 meses) ou adicionados periodicamente à comida, à medida que novos brotos aparecem. Esta é uma das maneiras mais acessíveis de repor a falta de ácidos graxos insaturados, selênio e outros componentes úteis no corpo.
Resenhas de microgreens de girassol
o que é mais útil, pegar mudas onde a cauda saiu 1mm e há uma força vital que empurrou essa cauda para fora do grão ou o grão brotou com verduras