Contente
Entre as muitas variedades de morangos ou morangos de jardim, existem variedades produzidas internamente e outras com raízes estrangeiras. Desde os anos 90 do século passado, inúmeras variedades importadas, principalmente da Holanda, Espanha e Itália, encheram o mercado de frutas vermelhas e ganharam tanta popularidade que muitas vezes sob seu disfarce você só pode encontrar falsificações que nada têm a ver com as verdadeiras variedades. Mas mesmo muitas variedades reais do sul da Europa e da América estão mal adaptadas em suas condições de cultivo ao clima russo. Na melhor das hipóteses, o rendimento obtido com eles não corresponde às características declaradas. No pior dos casos, as plantas simplesmente congelam ou desaparecem por outros motivos.
Mudas de morango do Japão, um país muito mais próximo da Rússia em muitas características climáticas, se comportam de maneira um pouco diferente. Em todo o mundo, é o morango japonês que é considerado o mais frutado e, o mais importante, com características de sabor marcantes. Afinal, uma baga grande raramente é realmente doce, e as variedades da seleção japonesa têm um gosto de baga, na verdade, uma sobremesa.
Os morangos de Tsunaki, uma descrição da variedade e uma foto que você pode encontrar no artigo, deixam muitas críticas sobre si mesmos. No entanto, ainda não há muitas pessoas que a cultivam, visto que esta variedade apareceu na vastidão da Rússia há relativamente pouco tempo. Muitos até acreditam que tal variedade não existe, assim como as variedades de Chamora Turusi, Kipcha, Kiss Nellis e outras, presumivelmente de criação japonesa, semelhantes a ela.
Descrição e história da variedade
Na verdade, as raízes da variedade de morango Tsunaki se perdem no nevoeiro. Além disso, em sites de língua japonesa e inglesa, nem mesmo a menor menção a uma variedade de morango com esse nome foi encontrada. Ao contrário, por exemplo, das variedades sob os nomes: Ayberi, Amao, Princess Yayoi e outros.
No entanto, uma variedade de morango chamada Tsunaki com bagas doces gigantes continua a existir e é cultivada tanto por residentes de verão comuns quanto por agricultores profissionais em várias partes da Rússia. Outra coisa é que muitas variedades de frutos grandes são realmente semelhantes entre si nas suas características e diferem principalmente em termos de maturação e, possivelmente, no sabor dos frutos silvestres. Mas, antes de passar para análises específicas de pessoas que cultivam morangos Tsunaki em seus lotes, você ainda deve se alongar em mais detalhes sobre a descrição da variedade e suas características.
Acredita-se que em toda a história do melhoramento mundial, o morango Tsunaki sirva como exemplo de uma das variedades mais frutíferas e produtivas.
O aspecto do arbusto é verdadeiramente admirável e pode servir de referência para muitas variedades de morangos. Os arbustos têm uma força de crescimento poderosa - em altura e largura, como regra, eles são duas vezes maiores que os morangos tradicionais e até mesmo remanescentes.
Tendo plantado tal gigante em seu site, você involuntariamente esperará dele tanto frutas gigantes quanto uma boa colheita. Ambos os pedúnculos e bigodes diferem em espessura considerável, de 0,5 a 1 cm de diâmetro. Como muitos jardineiros dizem - "tão grosso quanto um lápis."
Nos arbustos dos morangos Tsunaki existem muitas folhas, também de tamanho muito grande. É o suficiente apenas notar o fato de que há um número suficiente deles para cobrir com segurança os arbustos para o inverno e salvá-los da geada no inverno e bagas das queimaduras solares no verão.
Nas plantas desta variedade, o sistema radicular desenvolve-se muito poderoso e forte, o que lhes permite resistir à seca de curta duração e desenvolver uma resistência significativa às geadas.
De acordo com as avaliações, a variedade de morango Tsunaki vive bem sem abrigos na Rússia central, na Bielo-Rússia e nos Urais, e no Extremo Oriente.
Os morangos tsunaki pertencem às variedades tardias em termos de amadurecimento - os frutos amadurecem por volta do meio do verão. Curiosamente, mesmo que os bagos ainda não estejam completamente coloridos e a polpa seja rosa claro ou mesmo branca em alguns lugares, então seu sabor ainda é doce, doce, não aguado.
O rendimento da variedade é promissor - uma média de 1,5-1,8 kg de bagas são colhidas de um arbusto. Este morango, embora pertença a variedades de dias curtos, ou seja, frutifique apenas uma vez por ano, também pode ser cultivado em casa de vegetação. Nessas condições, com cuidados intensivos adequados, o rendimento de um arbusto pode chegar a três quilos.
O morango da Tsunaki, sendo grande, desenvolve-se e cresce lentamente e não pertence de forma alguma às variedades de crescimento precoce. No primeiro ano após o plantio, não faz sentido esperar uma grande colheita.
Mas esse morango pode crescer em um local com calma por cinco a seis anos, então é aconselhável rejuvenescer a plantação. Nos primeiros anos após o plantio, a variedade produz um grande número de bigodes, que se enraízam, ainda que bem, mas por bastante tempo. Eles devem ser usados para propagar morangos Tsunaki. Tal como acontece com a idade, a formação de bigodes diminui e o seu número diminui.
A resistência do morango às principais doenças desta variedade é média. A podridão cinzenta é afetada principalmente quando as plantações são engrossadas e quando cultivadas sem cobertura morta.
Características de bagas
Morangos são, sem dúvida, cultivados por suas frutas luxuosas, e a Tsunaki não é exceção. Os frutos desta variedade são caracterizados pelas seguintes características:
- As bagas são gigantescas em tamanho - até 120-130 gramas. As primeiras bagas crescem nos arbustos como as maiores. Os bagos podem atingir 7 a 8 cm de diâmetro.
- No final da frutificação, eles, é claro, são um pouco menores em tamanho, mas ainda não podem ser chamados de pequenos - em média, a massa de uma baga é de 50-70 gramas.
- A cor dos bagos é vermelho vivo, com superfície brilhante, no interior são ainda mais vermelhos.
- A forma dos frutos pode não ser das mais bonitas e regulares - são bastante achatados, têm vieiras características nas pontas. Os frutos posteriores podem ser mais arredondados, mas as irregularidades ainda estão presentes.
-
No entanto, para alguns, o formato desagradável das bagas não afeta o seu sabor de forma alguma - a polpa é densa e suculenta ao mesmo tempo. Ao contrário de muitas outras variedades de frutos grandes, no sabor, junto com um tom de morango pronunciado, há também um gosto residual de noz-moscada.
- As bagas podem aderir bem aos arbustos e não cair, apesar do seu peso e tamanho consideráveis.
- Apesar do seu grande tamanho, os bagos são bastante duros e densos, pelo que são bem armazenados e transportados.
- A nomeação é mais do que universal. Os morangos Tsunaki são perfeitos para congelar, porque depois de descongelados mantêm completamente não só a sua forma, mas também o seu sabor e aroma únicos.
- Claro, morangos Tsunaki são muito bons para consumo fresco, e deles se obtêm preparações muito saborosas para o inverno: compotas, conservas, marshmallows, marmeladas e outros gostosos.
Avaliações de jardineiros e residentes de verão
A variedade de morango Tsunaki se espalhou no Extremo Oriente, possivelmente devido à sua proximidade territorial com as ilhas japonesas. Mas também é cultivado no Território de Krasnodar e na Bielo-Rússia e é muito procurado em todos os lugares devido às excelentes características das bagas.
Conclusão
O morango da Tsunaki pertence a variedades de frutos supergrandes, sem perder nem no sabor, nem na produção, nem na resistência à geada. Portanto, será interessante para um grande número de residentes de verão e jardineiros. Além disso, ao contrário de muitas variedades remanescentes, sua plantação pode ser mantida por muitos anos.