Contente
Os horticultores costumam se deparar com clorose - amarelecimento ou clareamento das folhas. A doença não é perigosa, mas pode piorar a qualidade dos frutos e reduzir o rendimento. Para uma luta frutífera, é necessário determinar as causas e o tratamento da clorose do morango, dependendo do tipo.
Como é a clorose das folhas de morango?
O principal sintoma da clorose é a tonalidade amarelada da folhagem. No exame mais atento das plantas, além dele, são encontrados outros sintomas da doença:
- Fragmentação gradual de placas de folha.
- Curvando suas bordas.
- Secagem das copas dos brotos.
- Folhagem cadente e inflorescências.
- Apodrecimento e posterior morte do sistema radicular.
Na clorose viral, pode-se observar que os internódios são encurtados nas plantas. A principal razão para tais mudanças é a cessação da formação de clorofila em decorrência da diminuição do processo de fotossíntese.
Tipos de clorose de folhas de morango
Dependendo da causa da doença, a clorose é dividida em dois tipos - infecciosa e não infecciosa. O primeiro é causado por vírus, microorganismos e fungos. Seus portadores são pragas que vivem no local. As razões para o aparecimento de clorose não infecciosa são uma violação da tecnologia agrícola para o cultivo de morangos, falta de nutrientes e macronutrientes no solo, condições climáticas difíceis, solo alagado, falta de drenagem e danos mecânicos às raízes.
Dependendo da deficiência de qual elemento o morango sente, a clorose não infecciosa é dividida em vários grupos:
- O ferro é o tipo mais comum, as nervuras da folhagem jovem permanecem verdes e o espaço entre elas é amarelo ou branco.
- Magnésio - frequentemente encontrado em solos arenosos, o amarelecimento é visto pela primeira vez nas bordas das folhas velhas, e depois captura o restante delas, podendo ser vermelho ou laranja.
- Sulfúrico - afeta primeiro as veias da folhagem jovem e depois o restante fica amarelo.
- Nitrogênio - a doença é comum em solos ácidos, as veias tornam-se brancas nas placas foliares inferiores, em seguida, nas áreas adjacentes a elas e, posteriormente - na folha inteira.
- Zinco - surge do excesso de nitrogênio, aparecem manchas vermelhas, amarelas, laranja.
Para determinar o tratamento, é necessário encontrar os motivos e diagnosticar.
Causas da clorose em morangos
O clareamento das folhas dos morangos pode ocorrer não apenas devido à elementose (falta de macronutrientes no solo), mas também por outros motivos:
- Aumento da umidade devido a chuvas frequentes e prolongadas, levando a uma queda na concentração de nutrientes no solo.
- Flutuações e uma queda brusca da temperatura do ar e do solo, como resultado, as raízes reduzem a absorção de nutrientes e o crescimento do arbusto fica mais lento.
- Fotossíntese diminuída devido à má iluminação, sombreamento de morangos.
- Um excesso de nitrogênio no solo termina com uma deficiência de potássio e fósforo.
- Aumento no conteúdo de nitrogênio após a aplicação de grandes quantidades de esterco e composto.
- Elevada acidez do solo.
O que acontecerá se a doença não for tratada
A clorose não termina com o simples amarelecimento da folhagem.As plantas podem ser perdidas sem tratamento adequado. Isso acontece depois que o curso da doença é iniciado. A morte total dos morangos é rara, mas sem tratamento, o rendimento cai, a imunidade dos arbustos de bagas diminui, muitas vezes adoecem, tornam-se extremamente suscetíveis a pragas.
A clorose infecciosa transmitida por insetos é rara. Seu tratamento é totalmente inútil. Para evitar que a infecção se espalhe para outras plantas, elas devem ser desenterradas e queimadas. O solo é desinfectado com "Fitosporin", lixívia ou preparações de cobre.
Como tratar a clorose do morango
Para o tratamento da clorose do morango, doença relacionada a um tipo não infeccioso, utilizam-se preparações prontas ou formulações próprias. Entendida a causa da patologia, escolhe-se o revestimento de cobertura de forma a suprir a falta de um elemento que falta no solo.
A clorose de magnésio é eliminada com farinha de dolomita, potássio magnésio, sulfato de magnésio, utilizando-os de acordo com as instruções. Dos remédios populares, a cinza de madeira é usada como tratamento.
A falta de enxofre é reabastecida com fertilizantes - Azophos e Diammophos. Se a causa da clorose for a falta de nitrogênio, sulfato de amônio ou nitrato de amônio serão úteis, os quais devem ser manuseados com cuidado, evitando o superaquecimento.
Se os fertilizantes são usados impensadamente, sem observar as regras de aplicação e dosagem, as plantas começam a doer por causa da abundância de minerais.
Quando não se sabe qual escassez de macroelemento causou clorose, fertilizantes minerais complexos são usados para o tratamento:
- Bio Master.
- Solução.
- Aquarin.
- Vagão de estação.
- Kemira Lux.
O tratamento com produtos químicos durante a clorose em folhas de morango pode substituir uma decocção de casca de cebola misturada com uma infusão de cinza de madeira e água deixada após a lavagem dos cereais, rica em substâncias úteis. A mistura pode ser regada e borrifada em morangos. Ao monitorar como as plantas respondem à alimentação, é determinado se o tratamento foi realizado corretamente. A folhagem jovem esverdeada é um sinal de que a causa foi encontrada, a doença retrocedeu.
Tratamento de clorose de morangos com vitríolo de ferro
É difícil determinar que tipo de clorose afetou os morangos sem realizar testes laboratoriais especiais. Na maioria das vezes, a folhagem fica amarela devido à falta de ferro. Eles brilham uniformemente e as veias permanecem verdes brilhantes. Os sintomas de clorose do morango (foto) e o tratamento dependem do grau de dano. Primeiro, as folhas superiores ficam brancas e depois as principais. Para eliminar a patologia, aplica-se fertilizante ("Ferovit") por baixo das raízes e pulveriza-se a folhagem com uma solução de sulfato ferroso. Existe um método popular para determinar a clorose. Um cotonete é mergulhado no líquido preparado e qualquer sinal é desenhado em uma folha amarela. Se a suposição de escassez de ferro estiver correta, as letras ficarão verdes brilhantes.
Tendo decidido o diagnóstico e a causa, o tratamento começa:
- Água acidificada é usada para irrigação.
- O ferro é adicionado à dieta dos morangos, borrifando a folhagem com ele.
O macronutriente deve estar em uma forma quelatada - rapidamente absorvido pelas partes aéreas e subterrâneas dos arbustos de bagas. É fácil criá-lo em casa a partir do sulfato de ferro:
- Em 1 litro de água fervida dissolva ½ colher de chá. Ácido Cítrico.
- Adicione 2,5 g de sulfato ferroso à solução.
- Use-o para regar e borrifar folhagens.
Existe outra maneira de fazer quelato de ferro para tratamento:
- Sulfato de ferro (10 g) é diluído em 1 litro de água.
- É adicionado ácido ascórbico (20 g) à solução.
- As plantas doentes com clorose são pulverizadas com ele.
Profilaxia
Para evitar o amarelecimento da folha do morangueiro no local, são tomadas medidas preventivas com antecedência e monitorizar o estado e a saúde das plantas.
A clorose infecciosa os afeta mais freqüentemente na época do plantio. Para evitar a doença, o solo é desinfetado com biofungicidas. O procedimento pode ser substituído pela semeadura de siderados, que limpam o solo de fungos patogênicos e pragas, melhoram sua estrutura sem o uso de produtos químicos. Ao trabalhar no jardim, a ferramenta deve ser mantida limpa e, após o uso em plantas doentes, desinfetada. Para evitar que as folhas e plantas afetadas causem clorose, elas são removidas do local e queimadas. O material de plantio de morango é tratado com uma solução de permanganato de potássio.
A clorose não infecciosa não representa uma grande ameaça, seu tratamento e prevenção não são difíceis. Se for conhecido qual elemento específico está faltando na planta, sua deficiência é reposta. Na ausência de tais informações, fertilizantes minerais complexos contendo macro e microelementos são regularmente (de acordo com as instruções) aplicados sob os morangos. Um pré-requisito para a prevenção da clorose é manter o local limpo, a remoção oportuna de ervas daninhas, o afrouxamento e a criação de uma drenagem do solo de alta qualidade.
É muito importante não só escolher o lote certo para os morangos, mas também prestar atenção aos antecessores da cultura. Você não deve plantar plantas depois da erva-moura ou das plantas de áster, mas cereais, alho e salsa ajudam a proteger os arbustos de bagas de doenças e tratamentos posteriores.
Variedades resistentes a doenças
Os criadores trabalham constantemente na criação de variedades resistentes a doenças e, ao mesmo tempo, com excelentes características - sabor, robustez invernal, resistência à seca. Não existe morango de jardim ideal, mas as variedades que são fracamente suscetíveis à clorose incluem:
- Relé (Nullam).
- Vima Kimberly.
- Rainha (Regina).
- Fogos de artifício (Pompa).
- Clery (Сlery).
- Cônsul (Cônsul).
- Primeira Crimeia.
- Mel.
Conclusão
Se o diagnóstico for feito, as causas e o tratamento da clorose do morango forem conhecidos, deve-se fazer imediatamente, não atrasar esse processo. Às vezes, uma alimentação é suficiente para corrigir a situação, para evitar a diminuição do rendimento e da qualidade dos frutos. Para prevenir doenças no futuro, vale a pena prestar atenção ao estado das plantas, a cor da folhagem, a taxa de crescimento e desenvolvimento dos morangos.