Por que o solo fica mofado em mudas

Qualquer pessoa que pelo menos uma vez comece a cultivar mudas de vegetais ou flores pode enfrentar este problema: uma estranha flor aparece na superfície do solo em um recipiente onde crescem as mudas. Se você olhar mais de perto, ficará claro que o bolor se instalou ali. Este fenômeno levanta muitas questões. O que fazer se aparecer mofo nas mudas? Por que o molde se forma no solo com as mudas? De onde veio? Isso prejudica as plantas e as pessoas? Vamos tentar respondê-los.

Molde - o que é isso

Este é um fungo microscópico, consistindo de filamentos ramificados - hifas. Na maioria das vezes, esses fungos se reproduzem por esporos. Existem muitos deles no ar ao nosso redor, eles estão no solo e em vários objetos. O mofo se alimenta de resíduos orgânicos. As melhores condições para seu desenvolvimento são o calor e a umidade elevada.

Importante! Os cientistas provaram que, para a maioria dos tipos de fungos, as condições ideais para o desenvolvimento são consideradas: uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius e uma umidade do ar de cerca de 95%.

O molde é surpreendentemente tenaz. Ela foi encontrada no espaço e nas paredes de um reator nuclear em Chernobyl. Ela não tem medo de geadas, portanto, congelar o solo não o livra dos esporos dos fungos. É extremamente difícil combater fungos de mofo; o melhor é simplesmente não criar condições ideais para sua existência e desenvolvimento.

Porque ela é perigosa

Penetrando no trato respiratório de uma pessoa, ele se instala nos pulmões. O mofo se acumula no corpo e causa várias doenças, incluindo alergias e envenenamento tóxico. O molde é especialmente perigoso para pessoas com baixa imunidade.

Afeta negativamente as plantas:

  • o bolor é um fungo, seguido por raças de fungos mais agressivas, das quais as raízes das mudas podem apodrecer, possivelmente uma doença da perna preta;
  • a nutrição das plantas é perturbada, os produtos residuais do mofo têm uma reação ácida, portanto, eles mudam o equilíbrio ácido-base do solo para pior para as plantas;
  • o oxigênio é mal fornecido a eles;
  • sua imunidade diminui e a regeneração dos tecidos piora.

Acima de tudo, o mofo é perigoso para mudas pequenas que ainda não foram mergulhadas. As mudas adultas já dominam todo o volume do vaso, seu sistema radicular secreta substâncias que suprimem o crescimento de bolores, e o jardineiro terá que cuidar das “crianças”.

As mudas são cultivadas dentro de casa. Parece que em um espaço confinado nada de ruim pode acontecer com eles, não há contato com a rua e os moldes simplesmente não têm de onde vir. Por que o solo fica mofado nas mudas?

Razões para o aparecimento de mofo em recipientes com mudas

A fonte de esporos de fungos, a partir dos quais o molde se desenvolve, pode ser:

  • o solo;
  • molde que já está na sala;
  • sementes - também podem conter esporos de fungos.

Os seguintes fatores também contribuem para sua aparência:

  • estrutura de solo pesado em recipientes com mudas;
  • uma grande quantidade de resíduos vegetais não decompostos no solo é o melhor alimento para bolores;
  • alta acidez do solo, se o solo for neutro, o crescimento de fungos é suprimido por outros microorganismos que estão no solo, mas com o aumento da acidez, esses lutadores de fungos morrem;
  • o solo nas mudas fica mofado com uma quantidade excessiva de matéria orgânica no solo;
  • drenagem deficiente ou falta dela, neste caso, o excesso de umidade não é retirado pelos furos, mas evapora da superfície do solo, gerando aumento da umidade do ar;
  • um volume muito grande de capacidade de plantio - o sistema radicular não circunda todo o solo, ele azeda nas paredes do vaso, o que contribui para o desenvolvimento de mofo;
  • ventilação rara e estagnação de ar na sala;
  • irrigação com água instável com alto teor de sais minerais;
  • irrigação muito frequente e abundante de mudas;
  • ausência de raios ultravioleta, o vidro da janela os bloqueia completamente.

O molde é perigoso não só para as mudas. Acontece que aparece na superfície do solo antes que as sementes brotem. Neste caso, não se podem esperar tiros. As hifas do fungo são capazes de germinar em sementes semeadas. O embrião morrerá e não haverá brotos. Freqüentemente, para acelerar a germinação das sementes, os recipientes com safras são cobertos com papel alumínio. O microclima por baixo é perfeito para o crescimento de bolores. Se houver esporos lá, eles certamente germinarão, e o jardineiro observará mofo no solo ao cultivar mudas.

Aviso! Para evitar que isso aconteça, as culturas devem ser ventiladas removendo o filme por 20-30 minutos 2-3 vezes ao dia.

A cor do molde depende do tipo de fungo. Nos contêineres de desembarque, muitas vezes aparece uma flor branca e fofa. Se o mofo branco aparecer no solo com as mudas, é um cogumelo do gênero Mucor. Geralmente vive nas camadas superficiais do solo. O Mucor também pode ser observado na comida, por exemplo, no pão estragado. Alimentos Mucor - resíduos biológicos, muitos dos quais em solos insuficientemente decompostos.

Importante! Não se deve confundir depósitos de mofo e sal, que aparecem quando se rega as mudas com água dura. Se você esfregá-lo entre os dedos, ele se desfaz, enquanto o molde se separa em fios separados.

Se aparecer mofo branco nas mudas, o que fazer? O primeiro passo é elevar a temperatura onde as mudas estão crescendo. Mukor se desenvolve melhor em condições frias.

O bolor em vasos com mudas pode ser de outra cor: verde ou até preto. Este último é especialmente perigoso para humanos e animais de estimação, que também podem sofrer com isso. Se mofo marrom aparecer no solo da muda, medidas devem ser tomadas imediatamente. Como lidar com o mofo verde em mudas? Da mesma forma que com o resto de seus tipos. O principal é fazer isso rapidamente. Todos os dias, as hifas do fungo crescem e prejudicam cada vez mais as plantas.

Se o solo com mudas estiver mofado, o que fazer nesse caso? Como lidar com o mofo em mudas?

Como lidar com o mofo

Você precisa lidar com isso de uma forma complexa. E antes de mais nada, você deve analisar as condições de manutenção das mudas, entender o que foi feito de errado. Você sempre pode alterar o regime de irrigação, se necessário, aumentar a temperatura onde as mudas são mantidas, diminuir a umidade do ar, fazer furos de drenagem no vaso de plantio se não houver.

É muito mais difícil lidar com o mofo em mudas se o motivo de seu aparecimento for solo selecionado incorretamente.

Para destruir o mofo que apareceu no solo durante o cultivo de mudas, vários métodos são usados.

  • Mecânico.
  • Químico.
  • Biológico.
  • Povos.

Em primeiro lugar, eles começam com a remoção mecânica de fungos do solo em um recipiente ou vaso no qual as mudas são cultivadas.

Importante! As hifas de fungos são invisíveis a olho nu, mas podem penetrar no solo até a profundidade total do vaso. Nesse caso, o método mecânico de luta ajudará por muito pouco tempo.

Como remover mecanicamente o mofo das mudas:

O procedimento é realizado com muito cuidado.

  • Com uma espátula chata, de preferência de madeira ou um palito, remova a camada de sujeira sobre a qual o bolor é visível.
  • Em vez da parte colhida do solo, eles colocam uma nova, caso contrário, as raízes nuas sofrerão e podem morrer.
  • Eles secam bem o solo, de preferência sob os raios brilhantes do sol. O novo solo deve ser completamente desinfetado para não adicionar uma nova porção de esporos de fungos.
  • Todo o solo coletado deve ser removido do apartamento para que não se torne uma fonte de esporos de mofo.

Deve ser lembrado que este método é uma medida temporária. Seu uso apenas impede o desenvolvimento de moldes. Se eles já se instalaram em um pote ou recipiente, com o tempo, eles aparecerão novamente e novamente. Mas a essa altura, as mudas já vão crescer e serão capazes de combater os fungos por conta própria.

Você pode proteger ainda mais a parte superior do solo das seguintes maneiras:

  • o solo seco é polvilhado com cinza de madeira, uma camada bastante fina, os benefícios disso são o dobro - a cinza absorve bem a umidade e diminui a acidez do solo, e os fungos não gostam muito disso;
  • você pode borrifar o solo com areia seca de rio, bem lavada e desinfetada, pois para fungos não é atraente.

Se o método mecânico não funcionar e o molde reaparecer, você não deve começar tudo de novo. Você precisa passar para o próximo estágio e aplicar produtos químicos contra ele. Jardineiros experientes aconselham o uso de Oxyhom, Fundazol para processamento. Soluções dessas drogas são usadas no lugar da água de irrigação, geralmente uma vez. Você pode fazer isso de forma diferente:

  • remova as plantas afetadas por fungos e trate o solo com sulfato de cobre na concentração de 3%;
  • borrife o solo e mudas doentes com soluções de fungicidas antifúngicos, por exemplo, Quadris, Tsikhom.

Se não houver desejo de usar produtos químicos no apartamento, você pode usar agentes biológicos.

Jardineiros experientes aconselham as seguintes preparações biológicas para combater o mofo em mudas: Fitosporin-M, Alirin-B, Gamair-SP, Planriz-Zh. Eles processam as mudas no 8º ao 10º dia de vida. Um ou mesmo duplo processamento não dará resultado. Após a primeira aplicação, repete-se a cada 5 dias mais três vezes. Juntamente com a pulverização, o solo também é irrigado com uma solução de biofungicida, que é preparada rigorosamente de acordo com as instruções.

Importante! Após a rega, o solo deve ser solto e coberto com cobertura morta.

Existem também formas populares de combater o mofo nas mudas. O que os jardineiros usam se o solo sob as mudas estiver mofado:

  • Uma vez a cada 2 semanas, regue as mudas com uma solução rosa de permanganato de potássio.
  • Comprimidos de carvão ativado são triturados e enterrados nas camadas superiores do solo. O carvão contra mofo nas mudas pode ser usado de outra forma: polvilhe a superfície do solo com carvão triturado. Às vezes, carvão triturado é misturado com cinza peneirada da combustão de madeira dura. A proporção é 1: 2.
  • Ao preparar uma mistura para semear mudas, adiciona-se o fertilizante Shungi Terra. Você pode pulverizar a superfície do solo com ele. A shungita, que faz parte do fertilizante, é um remédio eficaz para todas as infecções fúngicas.
  • Você pode pulverizar o solo com uma solução fraca de Miramistin.
  • A nistatina contra o mofo em mudas também é uma boa solução. O comprimido é pulverizado e ligeiramente borrifado sobre a superfície do solo.
  • O metronidazol contra mofo em mudas é utilizado na forma de solução: um comprimido para dois litros e meio de água.
  • Pulverizar as mudas com uma solução de Nitrofungina ajuda bem - 25 gotas são diluídas em 0,5 litro de água.

Por que o mofo pode aparecer nas mudas e como lidar com isso - tudo isso é descrito no vídeo:

O que fazer se os vasos de turfa com mudas ficarem mofados

Muitos jardineiros já abandonaram o uso de vasos de turfa para o cultivo de mudas. Como mostra a prática, muitas vezes estão cobertos de mofo. Uma maneira radical é transplantar a planta em um novo solo e em um novo recipiente. Se isso não for possível, você pode revestir a parte externa da parede do vaso com pasta de Fitosporin-M e tratar o solo para prevenção com qualquer um dos métodos sugeridos acima.

Aviso! Se apareceu mofo branco no solo em mudas de pimenta ou bolor no solo em mudas de berinjela, remova a camada superior do solo em um recipiente com mudas com extremo cuidado. Essas plantas reagem mal aos danos ao sistema radicular e demoram muito para restaurá-lo.

Como remover o mofo de mudas de petúnia ou bolor de mudas de morango? Para isso, um dos métodos acima é adequado. Essas plantas se desenvolvem lentamente no início e, portanto, requerem atenção especial. É melhor não esperar o aparecimento de mofo, mas cuidar bem das mudas e fazer tratamentos preventivos.

Por que os tabletes de turfa com mudas ficam mofados? Se a rega das plantas for moderada e todos os demais cuidados forem realizados corretamente, isso indica que a turfa que serviu para preparar os comprimidos não amadureceu o suficiente e apresenta uma reação ácida. Nesse caso, é melhor não esperar a morte da planta, mas transplantá-la para um novo solo.

Conclusão

Qualquer mofo que apareça no solo com as mudas deve ser eliminado. Assim, não apenas salvaremos as plantas plantadas da morte, mas também preservaremos nossa própria saúde, que o mofo pode prejudicar muito.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção