Contente
A escolha da variedade de tomate para plantio depende de vários fatores determinantes. Para as regiões do norte, híbridos com altos indicadores de resistência à geada são adequados; para as regiões do sul do país, os indicadores de rendimento são tomados como base. Existem tomates que atendem a quase todos os requisitos. O tomate rosa dos ventos é uma das espécies que se distingue pela sua despretensão, produtividade e elevada capacidade adaptativa.
Descrição da variedade de tomate Wind Rose
A variedade rosa Vetrov foi desenvolvida por cientistas russos com o objetivo de obter um híbrido capaz de crescer nas regiões norte do país. Foi inscrito no Registro Estadual da Federação Russa na primavera de 2003 com recomendações para o cultivo de qualquer forma escolhida: em estufas, ao ar livre ou sob uma película de mini-estufas.
- Um arbusto de tomate Windrose cresce até 45 cm, é classificado como uma espécie ereta, portanto, a formação é realizada em vários caules.
- As folhas da planta são estreitas, verdes claras com bordas onduladas, bordas claras. A variedade é propensa ao crescimento ativo de massa verde, por isso sempre há muitas folhas no arbusto.
- As flores aparecem como os ovários se formam, eles são pequenos, rosa pálido.
- Os frutos desta casta apresentam formato arredondado uniforme com uma pequena depressão na zona do pedúnculo.
A Rosa dos Ventos pertence às variedades de maturação precoce. De acordo com a estrutura dos caules, os tomates Windrose pertencem aos híbridos determinantes.
Descrição das frutas
O principal valor da variedade são os frutos suaves e perfeitos. De acordo com a descrição do tomate Windrose, as principais características são compiladas:
- peso médio do fruto - 130 g;
- a pele é fina, mas densa;
- a superfície é brilhante, sem incrustações;
- a tonalidade varia de rosa a rosa escuro;
- a polpa é suculenta;
- o sabor é classificado como doce e picante;
- o número de sementes é mínimo.
O híbrido de Rosa dos Ventos é classificado como uma espécie de salada: isso significa que a principal área de aplicação é considerada fresca. De acordo com inúmeras análises sobre a variedade de tomate Wind Rose, ela é perfeita para decapagem e preparação de brancos como uma variedade, onde várias culturas de vegetais são misturadas.
Características principais
A Rosa-dos-Ventos é popular entre aqueles que cultivam tomates em terreno aberto com mudas, bem como entre aqueles que preferem o cultivo em estufas. O rendimento da variedade permanece estável na escolha de qualquer método. Esta é uma das muitas vantagens de um híbrido.
Os seguintes sinais são considerados as principais características dos tomates Windrose:
- para atingir a maturação técnica, o tomate precisa de cerca de 95 dias a partir do momento da emergência da muda;
- se os requisitos mínimos forem atendidos, os arbustos frutificam de forma estável por várias semanas;
- a variedade é resistente a baixas temperaturas;
- adapta-se à instabilidade das condições climáticas;
- para ser cultivado em canteiros de estufas e em campo aberto;
- devido à compactação dos arbustos, a cultura pode crescer em pequenas áreas.
De acordo com as opiniões dos residentes de verão, em condições favoráveis e cumprimento das regras básicas para cuidar de 1 sq. m de plantações, cerca de 7 kg de frutas são colhidos por temporada.
No plantio da variedade determinante Rosa dos Ventos, não é necessário estabelecer apoios adicionais, uma vez que os arbustos não são altos e suportam o peso dos frutos sem correr o risco de escorregar para o solo.
O híbrido é caracterizado como resistente a muitas das principais doenças do tomate: isso se explica por altos indicadores adaptativos e protetores, além de pertencer ao tipo de maturação precoce. A fase ativa da estação de crescimento ocorre no período em que não surgiram condições favoráveis para o desenvolvimento de doenças inerentes à cultura.
Vantagens e desvantagens
De acordo com as análises da variedade de tomate Wind Rose, podemos concluir que o híbrido quase não tem desvantagens.
Se falamos das vantagens da variedade, então suas principais características são as informações sobre alto rendimento, resistência às mudanças das condições climáticas e excelente sabor dos frutos.
Se eles falam sobre as deficiências da variedade, eles mencionam a necessidade de adicionar complexos minerais adicionais aos arbustos para melhorar a qualidade do solo. Essa medida é capaz de aumentar os indicadores de produtividade.
Regras de plantio e cuidados
As sementes das mudas da variedade Wind Rose começam a ser semeadas no final de março - início de abril. Este período é adequado para o planejamento de aterrissagem durante a primeira semana de junho. Dicas de cuidados e ajuste:
- desinfecção do solo;
- preparação de sementes etapa a etapa;
- fertilização adicional com misturas minerais;
- seleção de um local com vizinhos adequados para a cultura.
Mudas em crescimento
As sementes da variedade Wind Rose devem ser colocadas em um bioestimulante de raiz. Esta regra se aplica a todas as variedades de tomate de amadurecimento precoce. Após 12 horas de imersão, são secos à temperatura ambiente. Se necessário, as sementes são processadas adicionalmente:
- endurecimento (recomendado para regiões do norte);
- germinação (no plantio de pequena quantidade de mudas, de forma a excluir a admissão à semeadura de material inviável);
- calibração (para filtrar sementes vazias).
O solo de semeadura é endurecido ou calcinado. Depende das preferências individuais do residente de verão. Para o aquecimento, o solo é colocado em um forno e mantido a uma temperatura de +70 ° C.
Para o endurecimento, é congelado a -10 ° C 2 - 3 dias antes da semeadura.
A variedade Rosa dos Ventos é normalmente semeada em recipientes comuns e, após o surgimento dos rebentos e o aparecimento da 3ª - 4ª folha, procede-se à colheita. Os rebentos fracos são deixados no peitoril da janela a uma temperatura de +22 - 24 ° C e com um fornecimento estável de luz solar. Mudas fortes começam a se preparar para o plantio em um local de crescimento permanente.
Transplante de mudas
As mudas são transplantadas conforme o solo é preparado:
- para o cultivo em estufas, o plantio está planejado para o início até meados de maio, desde que o solo aqueça até +18 ° C;
- para as miniestufas, é escolhido um período em que é excluída a possibilidade de geadas recorrentes;
- para terreno aberto, os termos podem mudar, dependendo das condições climáticas, enquanto solo aberto deve ser aquecido até pelo menos +15 ° C.
Desenterre o solo 1 semana antes do plantio. Plantas orgânicas são adicionadas. Ao plantar, fertilizantes minerais são colocados. Aqueles que plantaram a Rosa dos Ventos em seu terreno pessoal recomendam adicionar um balde de água quente ao buraco antes de plantar. Esse método ajuda os brotos a se adaptarem mais rapidamente e a suportar a mudança de temperatura sem gasto de energia.
Além disso, as mini-estufas são cobertas com filme plástico, pois o plantio em estufas é feito antes do plantio em terreno aberto, o que significa que a idade das mudas implica cuidados adicionais.
Para o plantio, leve em consideração o tamanho dos arbustos. De acordo com as recomendações do fabricante, cada broto é plantado a uma distância de 35 a 40 cm do outro. O espaçamento entre filas é de até 60 cm, esta disposição permite realizar ligas, pinçar e colher facilmente.
Cuidado de tomate
Os tomates Windrose precisam de rega semanal regular. Eles são capazes de resistir a períodos de seca de curta duração e reagir com calma a um leve alagamento, mas a violação das regras de irrigação afeta imediatamente a produção.
Para o curativo, são usados complexos minerais com potássio e fósforo. As misturas líquidas são aplicadas na raiz a cada 2 semanas. Isso não é um requisito, mas pode ajudar a aumentar os rendimentos.
Se livrar ervas daninhas e para prevenir o aparecimento de insetos, tomates desta variedade são cobertos com cobertura morta imediatamente após o plantio. Para cobertura morta, serragem, agulhas de coníferas são adequadas.
Os arbustos não precisam de ser pinçados: devido à sua baixa estatura, não se pratica a formação de arbustos. Para que o arbusto aguente o peso dos tomates formados, são feitas várias ligas.
Conclusão
O tomate rosa dos ventos quase não tem falhas. Com baixa demanda, dá uma excelente colheita. A palatabilidade da fruta tornou esta variedade especialmente popular nas últimas décadas.