Tomato Puzata khata: características e descrição da variedade

Poucos jardineiros, e apenas o dono do terreno pessoal, se recusarão a cultivar tomates em seu jardim. Com efeito, com a moderna variedade de variedades com as suas características espantosas e por vezes com aspecto invulgar, não é fácil limitar-se a utilizar apenas os tomates que se oferecem nos mercados e nas lojas. E se você mesmo cultivá-lo, um espaço tão infinito de escolha se abrirá que seus olhos se arregalam. E o cultivo de tomates já está se transformando em uma espécie de hobby, que é semelhante a colecionar. Nesse caso, apenas variedades de tomates devem ser coletadas, e as impressões associadas a eles permanecem, na melhor das hipóteses, em uma foto ou vídeo. E o sabor, infelizmente, é rapidamente esquecido. E não depende apenas da variedade, mas também das condições de cultivo e do clima.

É claro que, nas condições de uma grande variedade de variedades de tomate, quais truques os criadores não usam para chamar a atenção dos consumidores para seu novo produto. Freqüentemente, eles dão às variedades esses nomes, depois de ouvi-los, você não pode deixar de se interessar e simplesmente ignorar. O tomate Puzata khata é intrigante pelo seu próprio nome. E ele, afinal, além do nome, e da aparência é tão incomum que qualquer jardineiro certamente vai se interessar e querer plantar em seu site.

Em que outras qualidades esta variedade de tomate difere, além do nome intrigante e uma aparência igualmente incomum? No artigo, além de descrever a variedade de tomate Puzata khata e sua foto, também é possível encontrar muitas resenhas de jardineiros que já tentaram plantar essa variedade em suas roças.

História e descrição da variedade

O tomate Puzata Khata é uma variedade relativamente nova da seleção russa. Surgiu em 2012 como resultado do trabalho de um grupo de criadores liderado por Vladimir Kachainik. Inscrita no Registo do Estado em 2013, a origem foi a empresa “Aelita”, sob a marca de que as sementes desta variedade são principalmente produzidas agora.

A variedade de tomate Puzata khata pertence a variedades indeterminadas, ou seja, teoricamente apresenta crescimento ilimitado.

Atenção! Na prática, de acordo com as avaliações dos jardineiros, mesmo em condições de casa de vegetação, o arbusto geralmente não ultrapassa 170 cm.

Como seus caules são bastante finos e os arbustos em si não podem ser chamados de poderosos, as plantas podem se alojar sob o peso dos frutos, portanto, os tomates exigem uma liga obrigatória para a treliça e a formação de arbustos. Os arbustos diferem em termos de folhagem média e também se ramificam em um nível médio.

As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura. A inflorescência é de tipo intermediário. O talo não tem articulação. Um cluster geralmente forma até 5 frutos.

Apesar de a variedade de tomate Puzata khata ser dividida em zonas em toda a Rússia, na maioria das regiões é recomendado cultivá-la em estufas ou, pelo menos, usando abrigos de filme. Em campo aberto na pista do meio, de acordo com as avaliações dos jardineiros, o tomate Puzata khata pode não ter tempo de amadurecer totalmente ou será pequeno em tamanho. Mas, no sul, pode ser plantada com segurança em terreno aberto - lá, o único problema com o cuidado só pode ser a rega oportuna e regular.

Embora na descrição da variedade no Gosrestr, o tomate Puzata khata pertença ao amadurecimento precoce, ou seja, segundo essa característica, deve amadurecer cerca de 100 dias após a germinação das sementes, muitos jardineiros reclamam que ocorre o avermelhamento dos frutos. muito lentamente e com grande demora. Aparentemente, esta variedade ainda apresenta grande sensibilidade à soma das temperaturas positivas e da quantidade de luz solar, o que pode não ser suficiente para um amadurecimento oportuno em latitudes médias.

Atenção! Devido à frutificação prolongada, os tomates podem ser colhidos até a geada, especialmente quando cultivados em estufas, onde aquecimento adicional pode ser usado se desejado.

A produtividade é uma das vantagens da variedade Puzata khata: cerca de 9-11 kg de tomates podem ser colhidos em um metro quadrado de plantio.

A suscetibilidade às principais doenças do tomate não é mencionada na descrição oficial da variedade, mas, de acordo com as avaliações, os tomates Puzata khat são bastante resistentes à requeima, e outras feridas costumam contorná-la, sujeitas a medidas preventivas mínimas.

Mas é bastante sensível à composição do solo em que é cultivado - é necessário que seja equilibrado em termos do teor de todos os principais nutrientes.

Características da fruta

Raramente uma variedade de tomate possui um formato de fruta tão incomum como Puzata khata. Não só é fortemente nervurada, como até o próprio formato é em forma de pêra, como resultado, a fruta se parece muito com uma bolsa colhida de cima, da qual as donas de casa costumavam ir ao mercado.

A cor dos frutos verdes é verde claro, sem manchas na base. À medida que amadurecem, a cor dos tomates fica vermelha, mas com um toque de laranja. Existem 4 a 6 ninhos de sementes em um tomate.

Os frutos são grandes - em média pesam 250-300 gramas, mas há exemplares que chegam a pesar 700-800 gramas. Como costuma acontecer, os primeiros frutos no arbusto são os maiores em tamanho e, gradualmente, os tomates ficam menores.

Comente! O tamanho dos frutos depende fortemente de muitas condições: da formação e da cobertura, e das condições climáticas durante o crescimento e até mesmo da densidade das plantações.

A casca da fruta é densa o suficiente para suportar o peso considerável dos tomates sem quebrar. Mas no processo de comer não é sentido. A polpa é bastante suculenta, mas muitas vezes há vazios no tomate, por isso não são muito adequados para enlatados.

O sabor é classificado como "4" por provadores profissionais; a maioria dos jardineiros o reconhece como bom, mas longe de ser excelente. Os tomates desta variedade contêm muito açúcar e praticamente nenhum ácido, pelo que são especialmente adequados para a alimentação alimentar e para bebés. Os frutos desta variedade de tomates dão excelentes saladas, assim como um bom purê de batata e outras preparações, onde os tomates são amassados ​​e não usados ​​inteiros.

Comente! O suco de tomate desta variedade é muito saboroso e rico.

A vantagem óbvia da variedade de tomate Puzata khata é sua boa capacidade de armazenamento. Podem ser colhidos ainda verdes, amadurecem fácil e rapidamente no parapeito da janela e depois podem ser armazenados por bastante tempo sem alterar as suas características gustativas.

Devido a essa propriedade, os tomates Puzata Khata são facilmente transportados por longas distâncias e, portanto, podem ser benéficos para o cultivo comercial. É verdade que, devido ao seu formato incomum, os tomates ocupam mais espaço em um recipiente padrão.

Vantagens e desvantagens da variedade

Resumindo todos os itens acima, deve-se notar que a variedade de tomate Puzata khata tem uma série de vantagens que a distinguem de uma série de seus similares:

  • Rendimento elevado, segundo as críticas, até ultrapassando, por vezes, os números dados na descrição oficial da variedade;
  • As frutas contêm muito açúcar e outros elementos úteis;
  • Alta preservação de frutas;
  • Tomates de tamanho grande e formato incomum;
  • Resistência comparativa do tomate às principais doenças.

Claro, a variedade também tem algumas desvantagens, que incluem, em primeiro lugar, as seguintes:

  • A necessidade de modelagem e ligas devido a alguma fragilidade do arbusto;
  • A exatidão do tomate de cabana Puzata com a fertilidade do solo.

Crescendo e cuidando

Em geral, o tomate Puzata Khata é cultivado de acordo com a tecnologia padrão para tomate, mas ainda existem algumas peculiaridades.

Período de muda

Uma vez que os tomates Puzata khata são uma variedade, não um híbrido, você pode usar tanto as sementes compradas quanto as obtidas de suas próprias plantas ou de seus amigos para a semeadura.

Importante! É aconselhável embeber as sementes em solução de microelementos ou estimulantes de crescimento (Zircon, Epin, HB-101) antes da semeadura, pois possuem baixa energia de germinação e podem surgir brotos do solo de forma lenta e irregular.

É necessário semear em recipientes de mudas cerca de 60-65 dias antes de plantar os arbustos em um lugar permanente.

Imediatamente após a germinação, é aconselhável colocar os brotos sob a luz mais forte que você puder encontrar para eles. Neste caso, a temperatura deve, pelo contrário, ser reduzida em 5-10 graus. Assim, é possível alcançar um bom desenvolvimento do sistema radicular e, ao mesmo tempo, aumentar a imunidade do tomateiro.

Depois que as primeiras folhas verdadeiras de tomate aparecem nas mudas de tomate, os arbustos devem ser plantados em vasos separados. Uma semana após a colheita, é aconselhável alimentar as mudas. Uma vez que as mudas desta variedade podem parecer mais fracas em comparação com outros tomates, é aconselhável alimentá-los com pequenas doses de fertilizantes uma vez por semana. É melhor usar humatas com microelementos ou fertilizantes microbiológicos como Shining, Baikal e outros.

Aterrissagem no solo e maiores cuidados

Como os tomates dessa variedade exigem uma liga obrigatória, é mais fácil plantar as mudas inicialmente perto da treliça. Neste caso, a poda e posterior amarração dos caules são visivelmente simplificados. Não mais do que 3 arbustos de tomates Puzata khata são plantados por 1 metro quadrado de jardim.

Conselho! Não só os caules podem ser amarrados à treliça, mas também pincéis com os frutos maduros, pois devido ao seu grande tamanho e peso, os frutos podem se quebrar junto com os galhos quando maduros.

É desejável formar os tomates desta variedade em 1 ou 2 talos. Para formar arbustos em 2 hastes, resta um enteado, crescendo sob o primeiro arbusto de flores. Todos os outros enteados e folhas inferiores são removidos gradualmente. Para formar em 1 haste, todos os enteados são removidos de forma gradual e sistemática, evitando que cresçam mais de 10 cm de comprimento.

Para obter tomates grandes, é aconselhável formar arbustos em um tronco. Se você tem pouco espaço no jardim ou na estufa e precisa plantar arbustos com mais frequência, neste caso, a única tecnologia de cultivo possível será a formação de plantas em um tronco.

As plantas desta variedade são bastante exigentes em termos de fertilidade do solo, pelo que é necessário realizar mais alguns curativos após o plantio no solo. Regue também regularmente os arbustos com água fria, especialmente se o tempo estiver quente e seco.

Os tomates podem amadurecer de forma desigual, portanto, certifique-se de ter uma cobertura extra para os arbustos com antecedência, no caso de frio precoce.

Atenção! Se os frutos não quiserem corar, podem ser colhidos em uma forma verde imatura - podem amadurecer muito rapidamente, ficando no parapeito da janela.

Críticas de jardineiros

As resenhas de residentes de verão e jardineiros sobre a variedade de tomates Puzata khata, cuja descrição e foto você pode ver acima, são muito diversas e às vezes contraditórias. Talvez isso se deva a condições climáticas diferentes durante o cultivo de tomates ou, talvez, tenha havido uma classificação incorreta das sementes.

Alena, 39 anos, Tver
Os vizinhos compartilharam este ano com mudas de tomate Puzata khata. Os tomates maduros tinham um formato muito incomum, como os estriados, em forma de vaso. Mas no final, à medida que amadureciam, endireitavam um pouco, ficavam lisos, lindos. Gostei muito dos tomates, tanto doces quanto densos, quase não tem sementes. Gostei muito, mas os galhos são finos, devem ser amarrados com cuidado, senão quebram ou caem no chão - os frutos são pesados.
Svetlana, 43 anos, Tomsk
Plantei a variedade Puzata Khat em uma estufa. Não obtive muitas mudas, pois poucas sementes brotam. Apenas 5-6 arbustos, mas que tipo de tomate.Tudo é bom neles - sabor, cor, forma e tamanho. Então eu definitivamente plantarei. Bem, o que eles precisam cuidar é de qualquer cultura, é preciso trabalhar muito para aproveitar a colheita depois.
Sergey, 42 anos, Cidade de Novosibirsk
Essa variedade não me atraiu com nada de especial. Os tomates, é claro, têm uma forma incomum, mas o sabor é um tanto insípido, não se pode dizer que a colheita agrada, então coletei alguns quilos do arbusto. Não vou plantar mais.
Zoya, 44 anos, Samara
Uma variedade maravilhosa! Foi um dos primeiros em termos de rendimento este ano. Colhi no mato como um todo cerca de um balde de tomates, ainda que verdes, porque os plantei em campo aberto. Então amadureceram bem em casa, e não vi nenhum vazio neles, pelo contrário, suculentos, densos, saborosos. Por fora eram quase laranja e rosados ​​por dentro - beleza! No próximo ano, plantarei em uma estufa - talvez amadureçam ainda mais cedo.
Anna, 37 anos, região de Moscow
Bem, não fiquei nada impressionado com esta variedade. Nem mesmo está claro o motivo pelo qual ele é elogiado. Havia tomates, mas estavam tão sem gosto que da próxima vez eu definitivamente não os plantarei.
Anton, 34 anos, Tver
Plantei a variedade Puzata Khata pela segunda vez, porque gostei muito. Na estufa, foi uma das mais produtivas, nunca vi tamanha abundância de tomates. Este ano, foi cultivada a céu aberto, apenas recoberta com tecido não tecido logo após o plantio, no final de maio, para não ser danificada pelo frio. Também gostei do fato de não ser muito danificado pela requeima, como outras variedades.

Conclusão

Apesar de a variedade Puzata khata ter aparecido há relativamente pouco tempo, ela já conseguiu encontrar seus fãs e aqueles que ficaram decepcionados com ela. Nesses casos, só há uma maneira de descobrir a verdade - comprando sementes e cultivando tomates dessa variedade por conta própria.

Comentários (1)
  1. Puzata khata de Aelita, plantada em campo aberto, ao norte da região de Saratov, sentiu o melhor, não rachou, não doeu. Mas a massa está longe de 300g. De 500 a 1200 g., Cultivados para sucos e massas, em 2020 os tomates eram muito doces, alimentados com muita cinza (à base de ervas)

    18/01/2021 às 01:01
    Inna
  2. Plantei esta variedade pela primeira vez. Estou muito feliz! Colha e prove bons tomates. Tentarei coletar sementes para cultivo posterior.

    08/09/2019 às 08:09
    Olga
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção