Contente
Muitos jardineiros tradicionalmente começam a temporada de semeadura da primavera com o plantio de rabanete. Isso é totalmente justificado. O rabanete é considerado um dos vegetais mais despretensiosos, cresce bem em clima frio e não precisa de um longo dia de luz. Muitas variedades com diferentes períodos de amadurecimento oferecem a oportunidade de cultivar esta cultura em uma ampla variedade de regiões. A planta tem boa imunidade, no entanto, infestações de pragas e doenças de rabanete ocorrem periodicamente.
Pragas e controle de rabanete
O rabanete pertence à família do repolho (crucífero), portanto as mesmas pragas que atacam o repolho e outras plantas desse grupo representam uma ameaça para ele. A seguir, fotos das pragas mais comuns do rabanete serão fornecidas e contadas sobre o combate às mesmas.
Pulga crucífera
Uma praga comum que hiberna sob os restos de plantas na camada superior do solo. A pulga crucífera é um pequeno besouro preto (cerca de 3 mm).
Os insetos têm excelente capacidade de salto, podem viajar longas distâncias. O maior perigo é representado por larvas de pragas. Eles emergem dos ovos postos pela pulga fêmea no dorso da folha. As larvas comem as folhas do rabanete, literalmente transformando-as em um coador, assim como as raízes da planta.
Para proteger contra essas pragas, o processamento de rabanete com remédios populares é amplamente utilizado. A cinza misturada com tabaco e pimenta moída ajuda bem contra os besouros de pulgas. Você pode processar os leitos com infusão de dente-de-leão, bem como uma solução fraca de ácido acético. Se a população de pragas for grande, meios especiais são usados, como Decis ou Aktara.
Inseto crucífero
É um pequeno inseto, claramente visível contra o fundo da folhagem verde devido à sua coloração vermelha e preta. No final de abril, os insetos saem da hibernação, as fêmeas botam ovos nas folhas. Os insetos se alimentam dos sucos das plantas, fazendo pequenos furos nas folhas.
A lâmina foliar no local da punção fica amarela e desmorona. Os insetos crucíferos são mais prejudiciais em climas quentes e ensolarados.
O melhor remédio biológico para essa praga é a tanásia, o inseto não tolera seu cheiro. Pequenas populações de percevejos podem ser coletadas manualmente. Uma maneira eficaz de se livrar dessa praga é tratar as camas com uma infusão de casca de cebola ou camomila de farmácia. Se a população de insetos for significativa, é mais aconselhável usar produtos químicos, por exemplo, Belovos ou Fosbecida.
Besouro colza
O besouro da flor da estupro é um pequeno besouro preto. Você pode reconhecê-lo por suas asas duras e brilhantes, que cintilam lindamente ao sol com uma cor esverdeada.O besouro das flores corrói os botões das flores por dentro, por isso é perigoso, em primeiro lugar, para as plantações de colza, mas também pode causar danos significativos aos rabanetes.
Os remédios populares não têm nenhum efeito no besouro da flor de estupro, portanto, eles combatem essa praga apenas tratando as plantações de rabanete com inseticidas como Karatê ou Kinmiks.
Mosca-serra de colza
É um pequeno inseto alado. Suas larvas, que se assemelham a lagartas, representam um perigo para o plantio; uma população significativa dessa praga pode destruir as folhas do rabanete quase completamente.
É possível tomar medidas preventivas contra esta praga já na fase de plantio de rabanetes, mergulhando as sementes por 10-15 minutos na solução de Actellik. Um pequeno número de lagartas pode ser espantado tratando as plantações com uma solução de refrigerante ou mostarda. No caso de grandes populações de pragas, é melhor usar inseticidas, por exemplo, Fury ou Arrivo.
Lesmas
Lesmas são moluscos invertebrados que se assemelham a caracóis sem conchas. Eles se alimentam de vegetais e raízes, muitas vezes roendo-os.
Para evitar o aparecimento de lesmas nos canteiros, são montadas armadilhas - pequenos recipientes cavados com cerveja ou kvass fermentado. Esses insetos não podem se mover em materiais a granel, então as plantações podem ser cercadas por uma barreira de agulhas secas, areia ou cinza de madeira. Você pode expulsar lesmas do local tratando as plantações com infusões de pimenta amarga ou mostarda. Com um grande número de pragas, são usadas preparações Slime-Eater ou Meta.
Mosca do repolho
Uma mosca do repolho pode ser distinguida de uma mosca comum por seu corpo mais alongado e uma faixa preta longitudinal no abdômen. As larvas desse inseto comem brotos de rabanete, danificando não só as folhas, mas também as raízes.
Para combater a mosca da couve e prevenir seu aparecimento, os rabanetes são tratados com inseticidas de amplo espectro, por exemplo, Danadim Expert.
Traça do repolho
A traça do repolho é uma pequena borboleta com envergadura de apenas cerca de 15 mm. O perigo para as plantações é representado pelas larvas desse inseto, que se alimentam ativamente das verduras do rabanete e de outras plantas da família dos crucíferos.
Quando aparecem sinais de aparecimento da traça do repolho (amarelecimento das folhas, retardo do crescimento, aparecimento de podridão), as plantas devem ser tratadas com inseticidas sistêmicos, por exemplo, Ditox.
Lagartas de repolho
A borboleta branca (repolho) é familiar para muitos. Para rabanetes e outras plantas da família do repolho, as lagartas desse inseto são perigosas.
À medida que as primeiras borboletas surgem, devem ser tomadas precauções para evitar que as borboletas ponham ovos. Para isso, plantas com cheiro forte são plantadas ao lado das lavouras, por exemplo:
- Artemísia.
- Manjericão.
- Sábio.
Para evitar o acesso de borboletas, as lavouras de rabanete costumam ser cobertas por uma malha fina. Para matar insetos voadores, armadilhas de cola (água com mel ou fita adesiva) são freqüentemente usadas. Para combater lagartas, usa-se o medicamento Actellik, tratando com ele as plantações de rabanete.
Pulgão
Pulgões são insetos sugadores microscópicos verdes. Eles são perigosos não apenas para rabanetes, mas também para a maioria das outras plantas de jardim.
Alimentando-se da seiva celular das plantas, o pulgão faz inúmeras perfurações em toda a superfície da lâmina foliar. As folhas, que regularmente carecem de nutrientes por causa disso, são inibidas, ficam amarelas e murcham. Grandes colônias de pulgões podem matar completamente as plantas.
Pequenas colônias de pulgões podem ser lavadas com uma solução de sabão em pó e água. O tratamento das plantas com infusões de ervas de cheiro forte: alho, cebola, calêndula, também se provou bem. As mesmas plantas podem ser plantadas nas proximidades de rabanetes. Se as populações de pulgões forem significativas, inseticidas de amplo espectro, como Inta-Vir ou Confidor, devem ser usados para tratar rabanetes contra essas pragas.
Vídeo sobre a luta contra as pragas do rabanete:
Doenças do rabanete e seu tratamento
A maioria das doenças do rabanete está associada a material de plantio de baixa qualidade ou a condições de crescimento desfavoráveis. Pode ser umidade excessiva, que contribui para o desenvolvimento de várias doenças fúngicas, ou, por exemplo, acidificação excessiva do solo, que causa doenças no sistema radicular. Este capítulo descreve as doenças e métodos de tratamento mais comuns do rabanete, bem como mostra fotos das plantas afetadas.
Podridão cinzenta
Doença fúngica que afeta a maioria das plantas de jardim. Desenvolve-se em condições de alta umidade e baixas temperaturas. Pode afetar várias partes da planta, apresentando-se como manchas marrons ou acinzentadas.
Quando a podridão cinza aparece, as partes afetadas da planta devem ser cortadas e queimadas. Para prevenir o desenvolvimento da doença, as lavouras são tratadas com uma solução de enxofre coloidal ou fungicidas.
Ferrugem branca
A ferrugem branca (leucorréia) é uma doença fúngica que se desenvolve nas folhas do rabanete em condições de baixas temperaturas prolongadas e alta umidade. A doença é promovida pela negligência do local, pela presença de ervas daninhas e restos de plantas. Ela se manifesta na forma de uma flor branco-oleosa no topo, então nesses locais as folhas ficam marrons e secas.
Em um estágio posterior da formação da planta, a doença também pode se desenvolver em raízes. Neles aparecem crescimentos, enquanto a parte aérea da planta começa a crescer e ramificar vigorosamente, secando gradualmente e depois morrendo.
Se uma doença for detectada, as folhas afetadas devem ser imediatamente arrancadas e queimadas. Para prevenção e tratamento no estágio inicial da infecção, as plantações são tratadas com soluções de enxofre coloidal, permanganato de potássio; em um estágio posterior do desenvolvimento da doença, é mais conveniente usar fungicidas Ridomil-Gold ou Folikur. Freqüentemente, lascas de sabão em pó são adicionadas à solução de tratamento. Essa composição molha melhor as plantas e não lava por mais tempo.
Mosaico de Rabanete
Mosaico se refere a doenças virais de plantas. Não apenas rabanetes são afetados por ele, mas também um grande número de outras culturas hortícolas. A doença é muito perigosa porque não há cura para ela. Todas as plantas infectadas devem ser destruídas por queima. O mosaico pode ser detectado pelos pontos característicos de cor verde claro ou verde claro na lâmina foliar, muitas vezes na forma de várias formas geométricas. As folhas afetadas são deformadas, enroladas, escurecem gradualmente e morrem.
Para evitar o aparecimento de mosaico, é necessário inspecionar e rejeitar o material da semente. Como agente profilático, as sementes podem ser mantidas em solução de Horus ou agentes especiais Topázio. O controle dos insetos sugadores portadores do vírus do mosaico também é de grande importância para a prevenção da morbidade.
Oídio
O oídio é uma doença fúngica bem conhecida que afeta não apenas rabanetes, mas também muitos outros tipos de plantas de jardim. O agente causador da doença são os fungos do solo, de modo que a infecção geralmente começa nas folhas mais baixas. Ela se manifesta na forma de uma flor em pó branco ou cinza claro nas folhas, que eventualmente ficam marrons e morrem.
A doença progride em condições de alta temperatura e umidade.Flutuações bruscas de temperatura também são um fator desfavorável que contribui para o desenvolvimento da doença. Para prevenir o aparecimento de oídio, geralmente é suficiente tratar uma vez por semana com uma solução de enxofre coloidal ou remédios populares: uma infusão de cinzas ou iogurte diluído em água. Durante a infecção, o tratamento das safras de rabanete com preparações contendo cobre, como uma solução aquosa de sulfato de cobre ou líquido bordalês, é tradicionalmente usado.
Míldio
A peronosporose, ou míldio, é uma doença fúngica que se desenvolve nas folhas do rabanete e de outras plantas. O míldio pode ser reconhecido por pequenos pontos verdes claros na lâmina foliar, que gradualmente tornam-se amarelos e depois marrons. Ao mesmo tempo, no verso da folha, uma almofada de esporos é formada na forma de uma flor cinza aveludada.
Para a prevenção da peronosporose, as plantações são borrifadas duas vezes com solução de ácido bórico ou por meio de Rizoplan ou Pseudobacterina. Um bom resultado é obtido processando plantas com remédios populares, por exemplo, uma infusão de absinto ou alho.
Keela
Keela é uma doença fúngica específica, característica apenas de plantas da família dos crucíferos. É muito difícil detectar visualmente a doença durante o processo de crescimento, uma vez que apenas a parte subterrânea do rabanete é afetada. Crescimentos brancos se formam na raiz da colheita, que então se torna marrom e apodrece. A raiz deixa de cumprir sua função, o movimento dos nutrientes fica mais lento e depois pára. A planta se deita e morre. A foto mostra um rabanete afetado pela doença:
Keela não é tratável. O local onde esta doença foi notada não é recomendado para a semeadura de crucíferas por 8 a 10 anos, reservando-se para batata ou tomate. A doença freqüentemente se desenvolve em condições de alta umidade em solos argilosos pesados, bem como em condições de acidez muito alta do solo. Portanto, a prevenção é o aumento da soltura do solo com adição de areia, cinza de madeira, bem como sua desoxidação com farinha de dolomita ou leite de cal.
Perna negra
É uma doença fúngica causada por fungos do solo. Geralmente se desenvolve na parte inferior do caule. Em pouco tempo, o caule fica mais fino e apodrece completamente, após o que a planta simplesmente cai no chão e morre.
A perna preta não responde ao tratamento. As plantas infectadas devem ser imediatamente removidas do jardim e queimadas. É possível prevenir o desenvolvimento da doença observando todas as regras da tecnologia agrícola, bem como utilizando material de plantio de alta qualidade.
Bacteriose vascular
A bacteriose geralmente afeta plantas já adultas que estão na fase de formação de raízes. Esta doença pode ser detectada pela cor das folhas. Nas áreas afetadas, as veias ficam pretas, a lâmina foliar em torno delas fica amarela e com o tempo começa a desmoronar. A doença é transmitida por insetos e também pode ser transmitida pela água da chuva.
A bacteriose em seu estágio inicial de desenvolvimento é tratável. Nesta fase, é possível processar o rabanete com Phytolavin ou Binoram, porém, se a planta estiver muito danificada, não será possível salvar a planta, ela deve ser destruída. Muitos jardineiros, como prevenção desta doença, antes de plantar, embebem as sementes de rabanete em água quente a uma temperatura de 45-50 ° C durante 15 minutos.
Sinais de doenças e pragas de rabanete
A maioria das doenças, assim como a presença de pragas nas plantações de rabanete, podem ser detectadas visualmente. Tais sinais são violações da cor das folhas, sua deformação, aparecimento de buracos nas placas das folhas, etc. É necessário inspecionar as plantações regularmente, muitas doenças podem ser curadas se forem detectadas precocemente.
O que fazer se as folhas de rabanete estiverem em um buraco
Se vários buracos pequenos apareceram nas folhas do rabanete, então, provavelmente, as pulgas crucíferas poderiam tê-los feito.Buracos maiores com bordas irregulares podem indicar o aparecimento de lagartas de insetos alados, como a borboleta-branca ou a traça-do-repolho. Se as bordas dos buracos forem marrons, o material da lâmina foliar apodrece e se esfarela, então há uma grande probabilidade de desenvolvimento de fungos nas plantas.
Por que as folhas de rabanete ficam amarelas
O amarelecimento das folhas do rabanete nem sempre está associado a doenças. Talvez as plantas simplesmente não tenham luz solar suficiente. A coloração amarela das folhas pode estar associada à falta ou excesso de umidade. Se o amarelecimento for acompanhado pelo murchamento da planta, pode ser porque a keela está causando a interrupção dos nutrientes.
Outra razão para o amarelecimento das folhas do rabanete podem ser insetos sugadores (pulgões ou insetos), uma grande população dos quais pode deprimir significativamente as plantações.
Por que o rabanete fica preto por dentro
O escurecimento das raízes do rabanete está geralmente associado a doenças. Uma das causas é o oídio ou oídio. No estágio inicial, a doença atinge as folhas e, em seguida, o fungo se espalha por toda a planta. A cultura da raiz fica preta e apodrece. No entanto, não são apenas as doenças que podem levar ao escurecimento dos rabanetes. Muitas vezes, esse fenômeno é o resultado de cuidados inadequados, em particular, de irrigação rara, mas abundante. Outra razão para o escurecimento da cultura da raiz do rabanete pode ser o aumento da acidez do solo.
Por que as folhas de rabanete secam
Secar as folhas do rabanete pode indicar a derrota da planta pelo oídio. Ao escolher as sementes para o plantio, deve-se atentar para as variedades resistentes a essa doença. Além da doença, a usual falta de umidade também pode causar o ressecamento das folhas. Portanto, a rega dos canteiros de rabanete deve ser regular, especialmente em climas quentes.
Medidas de prevenção
Para proteger os rabanetes de pragas e doenças, é necessário levar a cabo uma série de medidas em tempo oportuno, tanto com as próprias plantas como com a área onde esta cultura é cultivada.
- O local para as camas deve ser preparado com antecedência. Ao cavar, adicione areia se o solo não estiver solto o suficiente. Adicione farinha de dolomita ou cal apagada se a acidez for maior do que o normal.
- Inspecione e descarte as sementes de rabanete.
- Antes de plantar, mergulhe o material de plantio em uma solução desinfetante.
- Após o plantio, certifique-se de que as plantas estão bem cuidadas. Rega oportuna de rabanete, capina, afrouxamento do solo.
- Após o surgimento dos brotos, descarte os brotos, removendo as plantas espessas e fracas.
- Em todos os estágios de crescimento e desenvolvimento, faça observações regularmente, tomando medidas imediatas para remover as plantas doentes. Se necessário, realize o processamento de plantações de rabanete com preparações especiais.
- Tomar medidas oportunas para proteger e, se necessário, tratar o rabanete de pragas de insetos.
Conclusão
As doenças do rabanete são na maioria das vezes o resultado de cuidados inadequados ou do uso de material de plantio de baixa qualidade. Apesar de a planta ser considerada bastante despretensiosa, requer alguns cuidados para se obter uma boa colheita. É muito simples, portanto, você não deve negligenciá-lo.