Quando a romã amadurece e por que não dá frutos

A romã é chamada de "rei das frutas" por suas propriedades medicinais benéficas. Mas para não adquirir um produto de baixa qualidade, é preciso saber quando a romã amadurece e como escolher corretamente. A época da colheita depende da variedade e do país de cultivo, e o sabor depende do cumprimento das regras de colheita e armazenamento.

Características varietais do amadurecimento de frutos de romã

A romã é uma fruta saudável com uma casca grossa. Dependendo da variedade, os frutos apresentam sabores diferentes, massa e cor diferentes. O suco contém muitas substâncias úteis que tratam anemia, resfriados, aumentam a imunidade e impedem o crescimento de células cancerosas. Também é rico em ferro, o que previne a anemia ferropriva.

A baga também encontrou ampla aplicação em cosmetologia. Devido ao alto teor de vitaminas e microelementos, o suco é utilizado para o preparo de cremes, máscaras e xampus.

Existem cerca de 350 variedades. Eles diferem em tamanho, cor, sabor e vida útil. Mais popular:

  1. Ahmar... O espécime mais doce e saboroso do Irã. A planta cresce até 4 m, no verão a copa é coberta por flores laranja-avermelhadas. Após a floração, formam-se pequenos frutos de 300 g, com casca densa de cor rosa esverdeada e sementes rosa pálido. Acredita-se que quanto mais leve a semente, mais saborosa é a romã. Em termos de conteúdo de glicose, Akhmar ocupa uma das posições de liderança. Os habitantes locais apreciam a variedade não apenas por seus frutos úteis, mas também pelos ramos flexíveis com os quais as cestas são tecidas. Amadurece em meados de outubro.
  2. Gulyusha do Azerbaijão... Uma das melhores variedades cultivadas no território do Azerbaijão. A árvore é pequena, atinge 2,5-3 m. A copa é formada por brotos flexíveis com pequenos espinhos. As romãs arredondadas que pesam até 600 g têm uma crosta vermelha-rosada fina e brilhante. Os ossos da Borgonha são pequenos, oblongos e estriados. O suco agridoce contém 15% de glicose e 1,3% de ácidos. Manter a vida é de 3-4 meses. A variedade é de alto rendimento, a árvore dá 25 kg ou mais. A romã amadurece em 20 de outubro.
  3. Kizil-Anora... A melhor variedade cultivada no Uzbequistão. As pequenas romãs amadurecem precocemente, têm forma arredondada-achatada, pesando 600-800 ge crosta fina e brilhante de cor vermelha brilhante. Sementes pequenas e castanhas, sumo de cereja escura, sabor agridoce. Amadurece no início de outubro.
  4. Ak Dona Crimean... Um espécime zoneado criado no Jardim Botânico Nikitsky. Os frutos redondos são de casca grande e fina de cor creme com blush unilateral e numerosas manchas vermelhas localizadas em toda a superfície. Os grãos maduros são pequenos, o suco é doce com um leve acidez agradável. A romã amadurece no início de outubro.
  5. Variedade roxa... Arbusto alto com frutos vermelhos brilhantes de 300 g, planta de alto rendimento e resistente à geada. Os grãos com sulcos oblongos são suculentos e muito aromáticos. Amadurece em meados de outubro.

Quando as granadas amadurecem

É difícil dizer quando a romã amadurece, tudo depende da variedade e do país de crescimento. Amadurece principalmente em outubro. Mas algumas variedades amadurecem no início de setembro até o final de outubro.

Vendedores inescrupulosos colhem a árvore verde e ela amadurece de maneira não natural. Portanto, você precisa saber quando a romã amadurece e como escolher a madura.

Quando a romã amadurece na Crimeia

O clima ensolarado da Crimeia tem um efeito benéfico no cultivo da romã. Ele pode ser encontrado em terrenos pessoais, em parques e praças da cidade. A romã amadurece na árvore no início de outubro. Tudo o que é vendido antes do previsto são granadas importadas.

Quando a romã amadurece no Azerbaijão

As romãs começam a amadurecer no Azerbaijão a partir de 26 de outubro. Nesse período, o país começa a comemorar o "Dia Internacional da Romã". O consumo em massa da romã dura 14 dias, até o dia 7 de novembro, pois a colheita termina nesta época. Apesar dos frutos não serem muito bonitos por fora, a casca não é lisa e brilhante, mas os grãos são muito saborosos, doces e saudáveis.

Quando a romã amadurece na Turquia

A colheita na Turquia amadurece de meados de setembro até o final de outubro. Tudo depende da variedade e do local de crescimento. A romã não é apenas uma fruta saborosa e saudável, mas também um cartão de visita da costa turca junto com outras frutas exóticas. É melhor comprar romãs no bazar durante a época da colheita.

Quando a romã começa a dar frutos após o plantio

A romã começa a dar frutos 2 anos após o plantio de uma muda. Sujeitas às regras de cuidado, as romãs na árvore amadurecem por 35 anos. Para colher uma safra rica, você precisa conhecer os truques do cultivo. A romã é uma planta de crescimento rápido, os ramos frutíferos secam, devem ser removidos em tempo hábil.

As flores são marcadas nos ramos do ano passado. As flores são variadas, simples ou agrupadas em 3-4 flores. Pelas flores, pode-se determinar o rendimento, já que são divididas em 2 grupos:

  • Em forma de sino de pétalas curtas - pistilo curto, estigma localizado abaixo da zona de localização da antera. Essas flores não polinizam e não se desintegram com o tempo.
  • Pistilo em forma de pétalas longas - o pistilo é longo, o estigma está localizado acima das anteras, então a polinização ocorre com segurança, após a formação dos ovários em flor.
Importante! As inflorescências em forma de jarro do primeiro período de floração produzem frutas saudáveis, saborosas, doces e de alta qualidade.

A época da colheita depende não só das regras de cuidado, mas também do método de cultivo. Uma árvore de romã cultivada a partir de sementes começa a dar frutos em 3-4 anos. E uma planta que cresceu de uma muda por 2 anos após o plantio.

Cultivar uma árvore de romã é problemático. Mas não basta fazer uma rica colheita, é preciso conhecer as regras de coleta e armazenamento. O sabor e as propriedades úteis da baga dependem dessas regras.

Bagas verdes só podem ser removidas em caso de mau tempo. Os maduros são removidos do galho antes que comecem a aparecer rachaduras na casca.

Antes de colocar a colheita para armazenamento de longo prazo, as romãs não são lavadas, elas são embrulhadas em pergaminho e guardadas em uma sala fria. Uma vez a cada 7 dias, a colheita é separada, eliminando espécimes estragados. Sujeito a regras simples, a safra colhida pode ser armazenada por 2-3 meses.

Como entender que a romã está madura

Muitas vezes as colheitas chegam verdes nas lojas e a aparência pode enganar. Mas para não se enganar na escolha, a maturação e a quantidade de sementes podem ser reconhecidas por alguns sinais:

  1. Os grãos maduros devem ser oblongos e com nervuras.
  2. A cor da pele deve ser bordô ou rosa choque. Palidez indica aumento da acidez.
  3. A casca está seca, sem danos mecânicos e sem sinais de podridão. A presença de rachaduras indica amadurecimento excessivo.
  4. O som quando tocado deve ser claro. Em espécimes imaturos, o som é aborrecido.
  5. Frutos maduros sem aroma. Se exalarem um odor forte, a safra não está madura.
  6. A casca deve ser firme, se for macia e com manchas, então o fruto está maduro demais e começa a se deteriorar.
  7. O fruto maduro deve ser pesado em peso, pois a severidade depende do tamanho dos grãos maduros.
  8. A maturidade também pode ser determinada pela inflorescência. Deve estar seco e isento de cor verde.
  9. A romã amadurece do final de setembro ao início de novembro.

Por que a romã não dá frutos

A árvore de romã não amadurece e não dá frutos por motivos naturais e se as regras do cuidado não forem seguidas, devido às más condições climáticas.

Causas naturais - Como a romã é uma planta de polinização cruzada, a frutificação depende da estrutura da flor:

  • inflorescências com pistilo curto não são polinizadas e os frutos não são amarrados;
  • flores com pistilo alongado formam um ovário.

A frutificação em uma árvore de romã pode não ocorrer por razões não naturais. Esses incluem:

  1. Clima frio - a romã amadurece apenas em regiões com climas quentes.
  2. Falta de luz, a árvore deve ser cultivada em uma área bem iluminada. À sombra, a floração será fraca ou ausente.
  3. Solo empobrecido, o fruto amadurece apenas em solo fértil e solto com acidez neutra.
  4. A romã amadurece e frutifica apenas na árvore enxertada.
  5. A árvore de romã não gosta de regas frequentes. No solo umedecido, vai começar a doer, as flores vão começar a cair e os frutos não ficarão amarrados.

Conclusão

A romã amadurece em 4 meses após o início da floração. O termo depende da região de crescimento, condições climáticas e características varietais. Para adquirir uma baga madura e saudável, você precisa saber o momento da coleta e os sinais de maturação.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção