Contente
Coníferas e arbustos são amplamente utilizados em projetos paisagísticos e jardinagem ornamental. Amadores e profissionais são atraídos pela bela aparência e longevidade dessas plantas. Eles se misturam harmoniosamente com muitas plantações de jardim, embora também possam ser usados para plantações individuais. Cuidar das coníferas na primavera e durante o resto do ano é simples, não requer muito trabalho e tempo, e mesmo os iniciantes podem facilmente lidar com isso.
Tâmaras de plantio para coníferas na primavera e no verão
A primavera é a melhor época para plantar coníferas e arbustos. Um período favorável para o plantio dessas plantas em campo aberto é o período de abril ao final de maio. Os termos exatos em cada região específica serão diferentes, então você precisa se concentrar apenas nas condições meteorológicas.
Você pode começar a plantar coníferas em terreno aberto imediatamente após o degelo do solo. Se a primavera for tardia e fresca, o plantio de plantas com sistema radicular fechado (em vasos) pode ser feito no início do verão, optando por esta manhã ou à noite em um dia nublado. O sucesso de tal plantio é amplamente determinado pela idade da muda. Quanto mais velho ele for, menor a chance de um resultado bem-sucedido.
Plantar éfedra na primavera e no verão
Você pode começar a plantar coníferas em terreno aberto depois que o solo estiver completamente descongelado. Na faixa do meio, isso é aproximadamente o início ou meados de maio. Dependendo do clima, a época favorável para o plantio pode se estender até o início do verão, então todos os trabalhos de plantio de coníferas devem ser interrompidos. Caso contrário, as plantas plantadas podem simplesmente morrer devido à chamada seca biológica - estado da planta em que o sistema radicular que não se enraizou em um novo local não será capaz de repor a quantidade de umidade evaporada pela copa de a árvore.
Selecionando e preparando um local de pouso
A maioria das coníferas sente-se melhor ao sol ou à sombra parcial, portanto, um local apropriado para o plantio deve ser escolhido. O solo do plantio planejado é preferível a ser solto, bem drenado, com reação neutra ou levemente ácida. Em locais onde a água fica estagnada após chuvas fortes ou neve derretida, as coníferas crescem mal e frequentemente adoecem.
A fim de fornecer à planta uma dieta balanceada por muitos anos, muitos jardineiros substituem completamente o solo por uma mistura especial de solo composta de turfa, areia de rio e terreno elevado de uma floresta de coníferas. Este solo é versátil e adequado para o cultivo de quase todas as coníferas. Você mesmo pode prepará-lo ou adquiri-lo em lojas especializadas.
Ao decidir plantar uma árvore conífera, é necessário levar em consideração suas dimensões futuras. Com o tempo, os tamanhos grandes podem se tornar um problema, pois a coroa larga começará a projetar sombras adicionais. Portanto, grandes formas de coníferas devem ser plantadas longe de canteiros com plantações que adoram o sol, bem como de edifícios e estruturas, cujas fundações e paredes podem ser danificadas pelas raízes ou galhos da futura árvore.
É melhor preparar previamente covas para o plantio de coníferas. É melhor desenterrá-los no outono, então, antes da primavera, o solo terá tempo para se assentar e ficar bem saturado de ar. A drenagem deve ser colocada no fundo - uma camada de grande pedra triturada, argila expandida ou tijolo quebrado. O tamanho da cova de plantio em si deve ser maior do que o torrão de terra nas raízes, junto com o qual a muda será transplantada.
Os principais requisitos para o local de desembarque de coníferas são mostrados na tabela:
Tipo de planta | Requisitos de iluminação | Profundidade de plantio, m | Drenagem, cm |
Abeto | Sombra, sombra parcial | 0,5-0,7 | 20 |
Pinho | Sol, sombra parcial | 0,8-1 | 20 |
Larício | Sol, para japonês - sombra parcial | 0,7-0,8 | 20 |
Abeto | Sombra | 0,5-0,6 | 20 |
Cipreste | Sol, variedades variegadas - sombra parcial | 0,7-1 | 20 |
Thuja | Sol, sombra parcial | 0,6-0,8 | 20 |
Teixo | Penumbra, sombra | 0,6-0,7 | 20 |
Zimbro | Sol, sombra parcial clara | 0,6-0,7 | 15-20 |
Preparação de mudas
Mudas de coníferas devem ser adquiridas em lojas próprias ou em viveiros especializados. Eles são vendidos, via de regra, em recipientes especiais com solo nutritivo. É muito importante manter esse torrão de terra nas raízes intactas ao transplantar mudas de coníferas para um terreno aberto na primavera. Portanto, o recipiente deve ser manuseado com muito cuidado.
Na hora de escolher mudas de coníferas, é preciso atentar para o aspecto, a cor das agulhas e a ausência de galhos secos. O material de plantação de qualidade é a base para a saúde futura do jardim. Você deve escolher as mudas mais fortes e desenvolvidas com pelo menos 4 anos e não mais que 10 anos.
Regras de pouso
Para plantar coníferas, um dia frio e nublado é o melhor. Para remover sem dor a muda do recipiente, 15-20 minutos antes do início do trabalho, o solo nele deve ser derramado com água. É necessário obter a planta o mais cuidadosamente possível para que a massa de terra nas raízes permaneça intacta. A muda é instalada verticalmente na cova de plantio e coberta com terra, enquanto o colo da raiz deve ficar rente ao solo. É impossível aprofundar o colar da raiz das coníferas. Ao preencher, deve-se ter cuidado para que não se formem vazios nas raízes. Para isso, a terra é compactada periodicamente durante o aterro.
Após o final do plantio, o círculo próximo ao tronco da árvore ou arbusto plantado é derramado abundantemente com água e então coberto com agulhas, casca ou turfa. A cobertura morta retém bem a umidade no solo e evita que ele seque. Na primeira vez após o plantio, as mudas de coníferas jovens são sombreadas, limitando assim o aquecimento e a evaporação da água da superfície das agulhas.
Tal precaução limitará o acesso a eles por cães e outros animais de estimação, que necessariamente buscarão marcar uma nova árvore. A urina dos animais tem uma forte reação alcalina e em sua alta concentração a muda pode simplesmente morrer.
As coníferas, cuja idade não ultrapassa vários anos, podem ser transplantadas para um novo local na primavera. Tal procedimento pode ser necessário devido ao local de pouso inicial escolhido por engano ou por algum outro motivo. Nesse caso, o solo ao redor do tronco da planta é pré-baioneta, e então uma árvore ou arbusto é desenterrado junto com um pedaço de terra nas raízes. O mesmo procedimento para o plantio de coníferas não difere do usual.
Cuidado de coníferas na primavera e verão
O cuidado com as coníferas no país na primavera começa a partir do momento em que o abrigo de inverno é retirado das plantas. Nesse momento, árvores e arbustos são examinados, os danos existentes na copa são identificados e medidas são planejadas para eliminar esses defeitos. E também os seguintes tipos de trabalho estão incluídos no complexo de medidas para cuidar das coníferas após o inverno:
- poda;
- rega;
- cobertura morta;
- tratamento contra pragas e doenças;
- curativo superior.
Regando coníferas na primavera e no verão
A rega das coníferas deve ser iniciada no início da primavera, antes que a neve derreta completamente.Em diferentes regiões, esta época chega em março ou abril, é importante que as geadas noturnas parem neste horário. A rega de primavera permitirá que as coníferas restaurem rapidamente o equilíbrio hídrico perturbado durante o inverno. É melhor usar água ligeiramente aquecida (+ 12-15 ° C) para aquecer rapidamente o solo congelado na zona das raízes. As coníferas precisam ser regadas no meio do dia para que a água tenha tempo de ser totalmente absorvida. Se houver água estagnada no solo, a rega de árvores e arbustos deve ser limitada ou interrompida por completo.
A rega das coníferas no verão é realizada apenas durante os períodos de clima quente estável. Nesse momento, a maioria das plantas responde bem não apenas à irrigação das raízes, mas também à irrigação da copa. No entanto, a aspersão de coníferas é necessária apenas nas primeiras horas da manhã ou à noite, para que as plantas tenham tempo de secar antes do nascer do sol. Isso evitará queimar as agulhas sob a influência da luz solar intensa focada por gotículas de água.
Top curativo
O enfeite de primavera tem um efeito benéfico no aspecto das coníferas, melhora o efeito decorativo das agulhas, que, graças aos fertilizantes, adquire uma cor brilhante saturada. As coníferas são geralmente alimentadas na primavera com fertilizantes granulares de nitrogênio, por exemplo, nitroammofos, espalhando-o no círculo próximo ao tronco. Os grânulos têm uma ação prolongada, esta substância dissolve-se lentamente e fornece suplementos minerais à planta durante muito tempo. Uma boa opção é usar preparações especializadas para coníferas, como Needle ou Green Needle, para alimentação na primavera.
Afrouxamento e cobertura morta
As coníferas não precisam de afrouxamento regular. Em muitas espécies de plantas, especialmente nas anãs, o sistema radicular está próximo à superfície, portanto, qualquer trabalho de cuidado no círculo do tronco deve ser realizado com muito cuidado. A cobertura morta de coníferas é necessária. Este procedimento resolve várias tarefas de cuidado:
- Retém a umidade do solo e reduz a frequência de irrigação.
- Limita ou atrapalha o crescimento ervas daninhas.
- Aumenta o efeito decorativo do plantio em geral.
Como cobertura morta para coníferas, você pode usar casca de árvore, cones triturados, aparas de madeira pintadas ou turfa.
Poda de coníferas
Na primavera, geralmente no início ou meados de março, as coníferas são higienizadas. Nesse momento, todos os galhos mortos e secos são removidos das árvores e arbustos, e os brotos danificados e doentes são cortados. No mesmo período, também é produzida a formação de coníferas jovens. Espécies decorativas são cortadas de acordo com o tipo de copa selecionado, excesso de poda ou ramos de grandes dimensões. Para podar coníferas, escolha um dia nublado, mas não chuvoso. Antes do trabalho, todas as ferramentas devem ser devidamente afiadas e desinfetadas para não infectar a ferida.
Ao cortar coníferas na primavera, todos os cuidados devem ser tomados. Evite colocar a resina em áreas expostas do corpo e roupas. É imprescindível o uso de óculos e luvas de proteção.
As sutilezas da poda de coníferas na primavera - no vídeo:
Tratamento de coníferas na primavera de doenças e pragas
Na primavera, assim que a temperatura do ar subir para + 5-6 ° C, você pode iniciar a poda sanitária e, em seguida, o tratamento preventivo de coníferas de doenças e pragas.Se durante a inspeção forem encontrados sinais de aparecimento de doenças fúngicas (ressecamento dos galhos, flor cinza ou marrom, manchas vermelhas ou pretas nas agulhas), é necessário iniciar o trabalho imediatamente.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas na primavera, as coníferas são pulverizadas com soluções de fungicidas, por exemplo, bordalês líquido, sulfato de ferro ou cobre. O processamento é realizado em tempo nublado, nas primeiras horas da tarde ou da manhã. Após 10-14 dias, as árvores são pulverizadas novamente com a mesma composição. A copa das coníferas é tratada completamente, contornando as árvores em círculo e pulverizando cada galho.
Na primavera, as pragas também aparecem nas coníferas, que hibernam no círculo do tronco ou nas dobras da casca. São serras, escaravelhos, insetos cochonilhas, Hermes. Ao mesmo tempo, pragas sugadoras, como pulgões ou ácaros, podem aparecer nas agulhas. Para prevenir o seu aparecimento, as plantas são tratadas com inseticidas, acaricidas ou preparações biológicas, por exemplo, Hom, Aktellik, Iskra, Decis, etc. As coníferas são processadas várias vezes em intervalos de 10-14 dias, mudando o tipo de agente utilizado. Isso aumenta significativamente a eficácia dos fundos usados.
Um papel importante na proteção das coníferas de doenças e pragas é desempenhado pelo monitoramento constante dos plantios. Se a doença for detectada em um estágio inicial, na maioria das vezes a planta pode ser salva. As doenças negligenciadas respondem ao tratamento de forma muito pior, e em alguns casos não é possível curar a planta infectada e ela tem que ser destruída.
Conclusão
Cuidar de coníferas na primavera e no verão inclui muitos trabalhos diferentes. Se você fizer tudo a tempo e na íntegra, a planta vai se sentir bem por muito tempo. No entanto, não há necessidade de se esforçar para realizar todos esses eventos a qualquer custo. Por exemplo, em alguns casos, regar, fertilizar ou podar pode prejudicar as coníferas em vez de beneficiar. Portanto, é necessário enfocar, antes de mais nada, o princípio da suficiência razoável, bem como controlar o estado da planta e as condições em que ela cresce.