Contente
Abetos, pinheiros, zimbros são despretensiosos e, ao mesmo tempo, plantas ornamentais, pelo que a plantação de coníferas é muito apreciada pelos proprietários de quintas e parcelas. O paisagismo e a transformação da paisagem ocorrem rapidamente, especialmente se forem utilizadas coníferas adultas. As mudas jovens também são adequadas para este fim, uma vez que criam aconchego e um desenho único do território de quintal, dacha, parque, jardim público. Para que as plantas comecem e comecem a se desenvolver rapidamente, você precisa conhecer as regras e as sutilezas do plantio de coníferas.
Quando é melhor plantar efedrina
Acredita-se que árvores coníferas podem ser plantadas durante todo o ano. Na primavera, assim que a neve derrete, mudas são plantadas. As raízes começam a se desenvolver já a uma temperatura do ar de +3 oC, eles não têm medo de geada. Se os botões começaram a crescer, vale a pena adiar o evento até o outono.
O verão é a época de plantar árvores perenes com sistema radicular fechado. Mas não há garantia de que a planta não estava no contêiner inicialmente, mas antes da venda. Neste caso, não criará raízes, mesmo com uma forma sã e a criação das condições necessárias.
O plantio das coníferas no outono é realizado no início de setembro, quando as raízes estão crescendo ativamente, ou em novembro, durante o início da hibernação.
O inverno é a época perfeita para o paisagismo. Para plantas adultas, a taxa de sobrevivência nesta época é de 100%, apesar de serem consideradas extremamente caprichosas.
É possível plantar coníferas no inverno
O plantio de coníferas no inverno tornou-se muito popular. Desta vez, é mais adequado para árvores grandes, árvores grandes. Graças ao método, não se perde tempo no cultivo de mudas.
O pouso no inverno tem uma explicação. No outono, todos os processos vitais ficam mais lentos, a árvore entra em estado de dormência, adormece e não sofre com o transplante.
No inverno, a planta não é ameaçada de ressecamento, sendo possível transplantar árvores de até 14 m de altura. Temperatura confortável para este procedimento - até -18 oC. Com uma queda ainda maior na temperatura, ramos e raízes podem congelar e quebrar devido à fragilidade.
Como plantar uma éfedra corretamente
Antes de plantar árvores coníferas, certifique-se de que o coma de terra esteja bem preservado. As raízes não devem secar. Cavando um buraco, eles são guiados pelo tamanho da muda, o volume do coma, com o acréscimo de mais 20 cm aos parâmetros.Para uma pequena efedrina, basta um buraco de 50 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade.
A drenagem de tijolos quebrados, argila expandida e seixos é colocada na parte inferior. Húmus, areia e fertilizantes minerais podem ser adicionados a solos pobres. Nas margas, vale a pena adicionar areia, turfa.
O sistema radicular é embebido em grande volume de água pouco antes do plantio. A muda é retirada do recipiente, colocada no centro da cova, sem aprofundar o colo da raiz, a terra é despejada nos vazios e socada. Tendo feito um rolo de barro ao redor da plantação, regou abundantemente. Para reter a umidade, aplique cobertura morta ao redor do tronco. No estágio inicial, as árvores são sombreadas para que não queimem sob os raios solares.
O cuidado adicional com as coníferas consiste em regar periodicamente, pulverizar com um estimulador de crescimento e fertilizar com fertilizantes minerais.
Selecionando e preparando um local de pouso
Na hora de escolher um local, vale lembrar que a expectativa de vida da éfedra é grande, o sistema radicular está se desenvolvendo ativamente, por isso a muda precisa escolher uma posição permanente por muitos anos. É necessário providenciar que após o plantio as árvores não só fiquem espetaculares no local, mas também não interfiram no crescimento.
Um local de certo tamanho para o plantio de coníferas é alocado dependendo se a planta é uma espécie gigante, anã ou rastejante:
- a distância entre cedros e abetos deve ser de 4 m;
- pinheiros e abetos vermelhos - 3 m;
- teixos e zimbros - 2 m.
Levando em consideração esses indicadores, as coníferas são plantadas no país, no talhão pessoal, no parque.
As coníferas não são exigentes com o solo, podem crescer em solos arenosos e argilosos. Evergreens amam locais ensolarados. Os mais amantes da luz são os pinheiros, zimbros e lariços. Abeto verde, thuja, abeto e teixo são menos exigentes.
Preparação de mudas
Ao comprar coníferas, preste atenção à sua aparência. Você não deve comprar uma muda da qual:
- as agulhas são opacas, marrons ou murchas;
- existem brotos nus;
- muitos galhos secos;
- o pedaço de terra está seco demais e fica atrás das paredes;
- no recipiente, não um pedaço de barro, mas solo fresco;
- com um sistema de raiz aberto, não deve haver raízes lentas.
Antes do plantio, as mudas de árvores coníferas são armazenadas, observando uma série de regras que exigem:
- não deixe as raízes nuas, elas devem ser cobertas com terra;
- é permitido cobrir as plantas com um pano úmido;
- é aconselhável borrifar ou mergulhar as agulhas em água;
- para que os pelos das raízes não morram, é necessário guardar as mudas das coníferas antes do plantio à sombra, em local fresco.
O cumprimento das regras de plantio de coníferas e cuidados com elas levará, no futuro, ao desenvolvimento de mudas, o não cumprimento - à morte.
Como plantar ephedra no outono
Se não houver tempo para o plantio de coníferas na primavera, as datas de plantio podem ser adiadas no outono até novembro. Este período é ótimo: todos os processos no corpo das árvores param, o sistema radicular funciona em um modo de desaceleração. Até que o solo congele, as plantas gastam sua energia apenas no enraizamento. Se uma muda comprada em loja especializada tem sistema radicular fechado, seu plantio é reduzido pela transferência de coníferas de um recipiente para uma cova preparada. Deve ser feito de acordo com todas as regras.
Enquanto o solo não é muito frio, nem congelado, as raízes crescem nas mudas, por isso são preparadas para o inverno e na primavera começam a se desenvolver ativamente.
O plantio de coníferas de raiz nua escavadas na floresta geralmente é malsucedido. Às vezes, mesmo que realizado de acordo com todas as normas, leva à morte da muda. A razão é que a efedrina perde o fungo mycorrhiza, seu parceiro simbiótico. É vital para as plantas transplantadas. Para preservá-la, deve-se desenterrar uma muda com um grande torrão de terra e com cuidado, sem molhar, sem expor as raízes, plantar.
Transplante de coníferas no outono
Não importa o quão bem pensada seja a localização das plantas coníferas e decíduas, é bastante difícil prever a velocidade de seu crescimento e desenvolvimento. Quando as coníferas começam a interferir nas vizinhas, torna-se necessário transplantá-las, pois nenhuma poda ajuda. Este procedimento é realizado no outono. Os problemas não são observados se a altura da éfedra não exceder o crescimento humano. A preparação começa vários meses antes do transplante, para o qual cavam no tronco ao longo do perímetro da coma, incisando as raízes. Em novembro, um caroço é desenterrado, embrulhado em estopa e transferido para um novo local para a cova já preparada. O colo da raiz deve ser ligeiramente aprofundado, protegendo-o do congelamento, as raízes devem ser esticadas.A efedra enraíza-se melhor se mantiver a orientação da copa, ou seja, posicionar a árvore de forma que o lado sul não mude para o norte e o oeste para o leste. O cuidado adicional com as coníferas no outono consiste em regar, criar suporte, se necessário, e abrigo contra queimaduras.
O que plantar nas coníferas
Acredita-se que as coníferas acidificam o solo. Entre os arbustos que podem crescer ao lado de espécies perenes, tolerar e se combinar com elas, estão:
- rododendros;
- spirea;
- hortênsias;
- buxo;
- barberries;
- Érica.
Para uma composição com coníferas, plantas herbáceas são plantadas:
- cereais;
- samambaias;
- phlox;
- sedums.
As composições podem ser diferentes, mas as necessidades de qualidade do solo das coníferas e de suas vizinhas de floração devem ser levadas em consideração.
Como cuidar das coníferas
Após o plantio, as coníferas requerem atenção redobrada. No calor, eles precisam ser regados a cada dois dias sob a raiz e sobre a copa. É necessário monitorar se as raízes são lavadas pela água. O consumo é de pelo menos 15 litros por planta.
A proteção solar estabelecida é removida duas semanas após o plantio, se foi feito na primavera, e depois que o solo está completamente descongelado, se foi plantado no inverno ou no outono.
No futuro, cuidar de coníferas no país, em jardim ou parque, consiste em poda sanitária oportuna, alimentação, cobertura morta do círculo do tronco, tratamento com medicamentos para combater doenças e pragas.
Regando coníferas no outono
Para as coníferas, o maior perigo no inverno são as queimaduras solares e a seca. Assim que o degelo começa, a temperatura ambiente sobe, as agulhas evaporam a umidade e as raízes, neste momento, ainda não conseguem repor seu suprimento. A planta começa a secar. Para evitar isso, em novembro, antes do início do frio severo e do congelamento do solo, a rega abundante das coníferas é realizada com o fornecimento de 20 a 30 litros de água embaixo da árvore. A rega deve ser ajustada com base nas condições meteorológicas: aumentar se o outono for seco e, inversamente, diminuir se o tempo estiver chuvoso.
Ao plantar coníferas antes do inverno, a rega é obrigatória - em um buraco preparado e sob a raiz de uma árvore já plantada.
Top curativo
Complexo convencional e fertilizantes de nitrogênio, estrume não são adequados para coníferas. Eles causam um crescimento rápido, mais amarelecimento e possível morte de plantas. A composição do fertilizante também é importante. As espécies perenes precisam de magnésio para a fotossíntese. É esse componente que deve ser incluído no revestimento de cobertura destinado às coníferas.
Os especialistas aconselham o uso de fertilizantes minerais e matéria orgânica - composto, vermicomposto.
A cobertura é realizada duas vezes por temporada - a primeira em maio, durante a ativação do crescimento, a segunda - em agosto. A aplicação posterior pode fazer com que o crescimento não amadureça até o inverno. Para uma rápida assimilação, a alimentação é realizada na forma líquida em ranhuras feitas ao longo do perímetro da coroa. Para retardar a ação - na forma de grânulos, com sua distribuição por toda a superfície do círculo do tronco, posteriormente será necessário misturar o solo.
Afrouxamento e cobertura morta
Segundo os conselhos dos especialistas, o afrouxamento excessivo do solo prejudica a fertilidade, pois durante o procedimento se misturam suas camadas, nas quais vivem bactérias de diferentes tipos. Como resultado, eles se encontram em um ambiente incomum e morrem. Na primeira vez após o plantio, o afrouxamento dos círculos do caule próximo é realizado com cuidado, até uma profundidade rasa. No futuro, cuidar dos círculos do caule próximo das coníferas no jardim é reduzido a cobertura morta, que retém a umidade, para o crescimento ervas daninhas... A melhor cobertura morta são agulhas de pinheiro, casca fina, cascalho. Além da função decorativa, ela também carrega outra - deixa facilmente o ar até as raízes. Mas o mais importante é que os cogumelos vivem em agulhas em simbiose com as árvores. Eles não podem existir separados um do outro. A espessura necessária da camada de cobertura morta é de 10 cm.
Corte e modelagem
A poda anual de coníferas para formação de copas não é necessária. A exceção é a eliminação sanitária de ramos doentes e secos.
A poda periódica é realizada para criar uma sebe, decoração de paisagem.
A poda é realizada no final do inverno e início da primavera, estimulando assim a formação de ramos viçosos, reduzindo o risco de doenças. As exceções são o larício e o cipreste: são cortados em novembro.
A poda é realizada com tesouras de jardim afiadas e desinfetadas, tesouras de poda, serras.
Não é recomendado remover mais de 30% da massa verde em um procedimento.
Para preservar a forma natural das árvores, os brotos internos são desbastados. Em thuja e cipreste, dois ramos principais e pontas são cortados. Como resultado, eles se tornam mais grossos e mais atraentes.
Abrigo de coníferas para o inverno
Após o plantio de outono, é necessário um abrigo cuidadoso das coníferas. O objetivo da proteção é evitar a ativação prematura da coroa, quando raízes em solo congelado não podem fornecer umidade às agulhas. Nesse caso, a queima de coníferas é garantida.
As mudas são protegidas com serapilheira ou gaze. Cobrir com filme plástico ou não tecido é indesejável, caso contrário podem apodrecer, sofrer doenças fúngicas durante o período de degelo temporário.
As formas anãs são consideradas as mais instáveis à geada. No inverno, o cuidado com as coníferas deste tipo consiste na necessidade de enchê-las com uma camada adicional de neve, depois de colocar uma pedra sob os galhos para que não quebrem com a pressão da neve.
Thuja ocidental, pinheiro negro, alguns tipos de zimbros não toleram geadas em tenra idade, eles precisam de um abrigo especial do frio.
Diferenças individuais
No plantio de coníferas, são levadas em consideração as características individuais e as condições de seu crescimento, bem como a composição do solo para as diferentes espécies de sempre-vivas.
Abeto
A árvore requer:
- lugar iluminado aberto ou sombra parcial;
- falta de ocorrência próxima de água subterrânea;
- drenagem obrigatória até 20 cm;
- profundidade de plantio - 60 cm;
- a mistura de solo inclui grama e solo com folhas, turfa, areia;
Não é necessário socar o solo ao plantar árvores, você deve deixar espaços vazios com ar.
Pinho
Sua preferência são áreas abertas e iluminadas. É necessário considerar:
- o solo deve incluir terra sod, areia;
- profundidade de plantio - até 1 m;
- drenagem - pelo menos 20 cm;
- idade da muda - pelo menos 5 anos.
Zimbro
As espécies de zimbros de jardim são despretensiosas e precisam de:
- solo de grama, areia, turfa;
- drenagem - 15 cm;
- profundidade de plantio - 70 cm.
Larício
A árvore precisa de um lugar iluminado, uma área grande por causa de seu tamanho. Os recursos de pouso incluem:
- mistura de nutrientes na composição do solo folhoso, turfa;
- drenagem em terreno pesado (20 cm);
- a idade da muda é de 4 a 6 anos.
Abeto
Para o desenvolvimento de uma árvore conífera, você precisa de:
- mistura de solo de argila, terra folhosa, turfa, areia;
- penumbra.
Thuja
Pertence às coníferas mais despretensiosas. Condições de cultivo:
- áreas ensolaradas ou sombra parcial;
- solo de grama, argila, areia;
- drenagem - 20 cm.
Características de cuidar de coníferas em diferentes regiões
Nas condições adversas das regiões dos Urais e da Sibéria, as árvores coníferas são plantadas com variedades e espécies zoneadas:
- pinho de cedro;
- abeto;
- abeto siberiano comum e cinzento;
- pinho comum;
- thuja ocidental.
Para que a éfedra crie raízes, nas condições dos Urais e da Sibéria, ela é plantada na primavera, depois que a neve derrete. As mudas de outono requerem um abrigo sério, mas mesmo isso não garante a sobrevivência. O momento de plantar e cuidar das coníferas nos Urais e na Sibéria depende de seu clima continental rigoroso.
A cobertura das plantas é realizada na primavera, após o degelo do solo e o fim da geada. Ao contrário da região de Moscou, nas regiões orientais, o solo sob as coníferas não é fertilizado em agosto para que os brotos possam se formar.A poda nas regiões ocidentais é realizada no final do inverno ou início da primavera, e nos Urais e na Sibéria - na primavera, antes da abertura dos botões e no final do verão. Para um inverno bem-sucedido, a cobertura morta do círculo próximo ao tronco das coníferas é feita um pouco mais alta do que na região de Moscou: até 20 cm. Se as plantas forem jovens, curtas ou de forma anã, é possível abrigar com a ajuda de amarração e coberturas especiais. Coníferas zoneadas adultas hibernam com sucesso e não precisam de abrigo especial no futuro. É melhor transplantar árvores de grande porte nas regiões orientais, como na região de Moscou, no inverno.
Conclusão
Plantar coníferas no local é uma atividade simples, mas emocionante. Com a ajuda de formas de sempre-vivas de grande porte e anãs, qualquer área pode ser alterada de forma irreconhecível. Com o uso de thujas, teixos, zimbros, pinheiros, adquire uma aparência viva e aconchegante, e cuidar deles não é penoso.