Contente
O lariço japonês é o mais brilhante e belo representante da família dos pinheiros. Graças às agulhas lindamente coloridas, ao cuidado despretensioso e ao rápido crescimento, a planta é amplamente utilizada no paisagismo de quintais. O larício Kempfer prefere crescer em local ensolarado, está em perfeita harmonia com arbustos ornamentais, zimbros e outras coníferas. A singularidade da espécie reside no fato de ter características de árvores decíduas e coníferas.
Descrição do lariço japonês
O larício japonês Kempfera é uma planta conífera caducifólia nativa da ilha de Honshu. Na Rússia, a espécie é conhecida recentemente, mas já ganhou grande popularidade. O larício Kempfer pode crescer em climas frios e secos, tolera geadas recorrentes na primavera e é fácil de cuidar.
O lariço japonês é uma conífera alta que chega a atingir 30 m de altura. A planta tem um tronco poderoso com casca delgada e descascada e longos galhos ligeiramente retorcidos em espiral. No início do inverno, os brotos anuais adquirem uma cor marrom-limão com flor azul, os brotos adultos tornam-se marrom-escuros.
O larício Kempfer é uma planta de crescimento rápido, com um crescimento anual de 25 cm de altura e 15 cm de largura. A coroa piramidal é coberta por agulhas rombas e rombas, atingindo um comprimento de 15 mm. No outono, as agulhas são pintadas na cor limão claro, conferindo um aspecto decorativo à trama pessoal.
A frutificação ocorre aos 15 anos de vida. Kempfera é coberta por cones redondos ovais de 30 mm de comprimento, dispostos em 5-6 filas. Os frutos são formados por escamas finas e podem permanecer na parte aérea por até 3 anos, formando pequenas sementes marrom-claras.
O lariço japonês tem uma madeira forte, por isso a planta é amplamente utilizada na indústria de madeira. Móveis, lembranças, caixilhos de janelas e painéis de portas são feitos a partir dele. A madeira também é utilizada para a construção de casas particulares, pois tem propriedades bactericidas, refresca o ar e afasta pragas e parasitas.
O larício japonês difere de outras espécies em sua vitalidade, durabilidade e alta imunidade a doenças. Também pode suportar geadas severas, secas leves e mudanças repentinas nas condições de temperatura e umidade.
Cultivando o larício de Kempfer, você pode estocar presentes naturais valiosos que lidam com muitas doenças:
- resina ou seiva cura rapidamente feridas, cura abcessos, furúnculos e carbúnculos;
- as agulhas jovens fortalecem o sistema imunológico e se recuperam rapidamente após resfriados;
- uma decocção dos brotos alivia as dores nas articulações, trata a bronquite e a pneumonia.
Larício Kempfer em paisagismo
O lariço japonês é a principal planta do paisagismo para muitos proprietários de seus lotes pessoais. Já que a árvore é decorativa, despretensiosa, tende a mudar de cor, tem crescimento rápido e durabilidade.
Nas composições de jardins, o lariço japonês é plantado em jardins de coníferas, ao lado de um zimbro, e é utilizado em plantios individuais e em grupo.O larício de Diana no tronco distingue-se pela sua beleza única. Uma árvore bem formada é uma bela cachoeira de galhos suspensos que se assentam em um tronco perfeitamente plano. Diana de lariço japonês ficará muito bem em jardins de pedras, jardins frontais, canteiros de flores e como uma cerca viva a céu aberto.
Variedades de lariço japoneses
Graças aos esforços dos criadores, várias variedades de larício Kempfer foram cultivadas. Eles diferem em tamanho, cor das agulhas, formato da coroa e requisitos de manutenção. Entre as variedades populares, qualquer pessoa pode escolher uma que se adapte harmoniosamente à horta entre outras plantas.
Kempfer Larch Diana
Diana (Diana) - uma variedade alta, em condições favoráveis, cresce até 10 m. A planta é procurada por proprietários de lotes domésticos por seu aspecto luxuoso. A variedade de larício japonês Diana tem brotos em espiral e cones em miniatura rosa brilhante. A coroa chorosa é coberta com agulhas delicadas e macias, que são pintadas em uma cor esmeralda clara no verão e em um limão brilhante no outono.
Nos primeiros anos, o jovem larício Kempfer cresce muito rapidamente, depois o desenvolvimento diminui. Diana prefere crescer em solo úmido e alcalino.
No projeto paisagístico, o larício de Kempfer da variedade Diana é utilizado em plantios individuais e em grupo, em jardins de coníferas, ao lado de arbustos ornamentais e rodeado por flores perenes.
Lariço japonês Stif Viper
O larício japonês Stiff Weeper é uma árvore de tronco rasteiro. A variedade é subdimensionada, atinge 2 m de altura e 1 m de largura. A bela copa é formada por brotos laterais pendentes, portanto a variedade é muito procurada e fica ótima em qualquer composição de jardim.
As agulhas do larício japonês Kempfer Stif Viper são pintadas em uma cor verde-céu, caindo após a primeira geada. Os cones femininos são vermelhos, os masculinos são verdes-limão.
Lariço japonês BlueDwarf
O larício Kempfer Blue Dwarf é uma variedade anã com uma copa hemisférica, de até 2 m de altura. A planta é de crescimento lento, a taxa de crescimento anual é de cerca de 4 cm. Na primavera, a árvore é coberta por agulhas densas e macias de um tom azulado - cor esmeralda, no outono muda de cor para amarelo rico.
No final do verão, pequenos cones vermelhos com escamas finas e ligeiramente curvas aparecem no larício. No inverno, o larício solta agulhas, mas os cones, que ficam nos galhos por vários anos, dão um efeito decorativo.
A variedade é resistente à geada, adora solos férteis e drenados. Não tolera seca e baixa umidade do ar.
No terreno do jardim, parece harmoniosamente em jardins rochosos e coníferos, em jardins de pedras, em uma fronteira mista. Os espécimes jovens se prestam bem à poda, por isso podem ter a forma de uma árvore padrão. A forma original é adequada para criar becos e composições contrastantes de árvores e arbustos decorativos.
Lariço Japonês Coelho Azul
O lariço japonês Blue Rabbit é uma variedade alta com uma coroa piramidal. Os exemplares adultos em condições favoráveis atingem até 15 M. A variedade ganhou esse nome devido à coloração azulada das agulhas, que no outono passa a vermelho-ouro.
A árvore é resistente ao frio, por isso pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia. Kempfer Blue Rabbit é uma variedade de crescimento rápido, resistente à poluição de gás, mantém uma aparência decorativa ao longo de sua vida. O larício do coelho azul de Kempfer prefere crescer em solo bem drenado e respirável com alta umidade.
Kempfer Pendula Larch
O larício japonês Pendula é uma variedade de tamanho médio, a altura da árvore chega a 6 m.A árvore de crescimento lento forma ramos longos e fortemente inclinados, que, com a idade, cobrem o solo com um tapete de coníferas.
Agulhas de esmeralda-céu macias e fofas conferem decoração à vista. Pendula não é exigente com o cuidado e composição do solo, mas, como outras variedades de larício, não tolera solo seco e encharcado.
Plantando e cuidando do lariço japonês
O larício de Kempfer é um fígado longo decorativo com agulhas lindamente coloridas. Para cultivar uma árvore de crescimento bonito, você precisa decidir sobre a variedade, escolher o local certo para o plantio e observar os cuidados oportunos.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Uma muda de lariço japonês é melhor adquirida em viveiros. Ao comprar, você precisa prestar atenção a:
- rizoma, deve ser bem desenvolvido;
- o tronco deve ser flexível e resiliente, sem sinais de podridão e danos mecânicos;
- as agulhas são de um verde rico, se for de cor marrom ou marrom escuro, significa que a planta está em fase de morte, não se deve adquirir tal muda.
O larício japonês é um fígado longo que não tolera bem o transplante. Portanto, ao escolher um local, é necessário levar em consideração que a planta crescerá em um local por cerca de 15-20 anos.
O larício Kempfer cresce bem e se desenvolve em um local aberto e ensolarado. Graças a um sistema radicular ramificado poderoso e bem desenvolvido, pode crescer em espaços abertos sem medo de fortes rajadas de vento.
O solo para o plantio deve ser nutritivo, bem drenado, neutro ou ligeiramente ácido. Como a planta não tolera alagamento, o local de plantio deve ser localizado no topo e longe dos corpos d'água.
Regras de pouso
Os especialistas recomendam o plantio de mudas na primavera, quando o solo aquece até + 12 ° C. É melhor trabalhar à noite:
- A cova de plantio é cavada até uma profundidade de 80 cm e colocada no fundo uma camada de drenagem de 15 cm (argila expandida ou tijolo quebrado).
- Ao plantar vários espécimes, a distância entre as covas de plantio deve ser de pelo menos 2-4 m. O intervalo depende do tamanho e da forma da copa.
- Na muda, o sistema radicular é endireitado e colocado no centro da cova de plantio.
- O poço é preenchido com solo nutritivo, compactando cada camada para evitar a formação de vazios de ar.
- A camada superior é compactada, coberta com cobertura morta e derramada. Uma cópia consome pelo menos 10 litros de água.
Regar e alimentar
A rega abundante e frequente é necessária para uma planta jovem durante 2 anos. A irrigação é realizada 2 vezes em 7 dias à taxa de um balde de água por 1 muda. À medida que o sistema radicular cresce, a rega é realizada apenas em verões secos. Durante o verão quente, a planta não recusa a irrigação por aspersão. Isso aumentará a umidade do ar e dará às agulhas uma aparência saudável e decorativa.
Todos os anos, antes do escoamento da seiva, é feita a fertilização com fertilizantes líquidos, especialmente concebidos para as coníferas. Para não queimar o sistema radicular, os fertilizantes são diluídos e aplicados estritamente de acordo com as instruções.
Mulching e afrouxamento
Após cada irrigação, é realizado o afrouxamento superficial do solo. Para reter a umidade, pare o crescimento ervas daninhas, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. Palha, folhas caídas, serragem, agulhas de pinheiro ou húmus podre são adequados como cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 7 cm.
Poda
Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, a poda formativa é realizada, dando à copa um aspecto decorativo. As plantas adultas precisam de podas sanitárias regulares. Na primavera, remova os brotos não invernados, danificados mecanicamente e secos.
Variedades de baixo crescimento são freqüentemente usadas para criar uma árvore padrão. Neste caso, a formação é realizada ao longo da temporada.
Preparando-se para o inverno
O larício de Kempfer é uma espécie resistente à geada, portanto, as plantas com 6 anos de idade não precisam de abrigo durante o inverno. Para proteger o jovem larício da geada que se aproxima, você deve:
- cubra a copa, o tronco e os ramos com material respirável;
- isole o sistema radicular com ramos de abeto ou serragem.
Reprodução
O larício japonês pode ser propagado por estacas, enxertos e sementes. Cortar e enxertar são processos complexos e demorados, portanto, não são adequados para um jardineiro iniciante. Na maioria das vezes, essa reprodução é usada em creches e centros de jardinagem. Em condições favoráveis, o sistema radicular das estacas cresce rapidamente, o enxerto cicatriza e por 2 anos a planta pode ser plantada em local permanente.
Reprodução por sementes:
- No outono, antes do início da queda das folhas, os cones são coletados e removidos para um local aquecido para amadurecimento. A maturação é determinada pelas escalas abertas.
- As sementes coletadas são embebidas em água morna por 2 dias. Para evitar o agravamento da infecção, é necessário trocar a água a cada 5 horas.
- O recipiente preparado é preenchido com solo nutritivo pré-aquecido.
- A semente é enterrada 4-6 mm.
- O solo é derramado, o recipiente é coberto com polietileno e removido para um local quente e ensolarado.
Sob tais condições, uma muda de lariço japonês se desenvolve por 1,5 anos, após o qual pode ser transferida para um local preparado.
Doenças e pragas
O larício japonês tem forte imunidade a muitas doenças. Mas se as regras de cuidado não forem seguidas, o larício pode ser atingido:
- mariposa lariço;
- verme conífero;
- pulgão;
- lagartas do caso;
- escaravelhos da casca;
- lariço sawfly.
Se você não iniciar o tratamento em tempo hábil, o crescimento e o desenvolvimento do lariço japonês param, a decoratividade é perdida, o processo metabólico é perturbado, a árvore se esgota e morre. Quando aparecem pragas, é necessário tratá-las com inseticidas, como: "Karbofos", "Fozalon", "Decis".
Entre as doenças fúngicas, a ferrugem e a casca são consideradas as mais perigosas. Para o tratamento, são usados fungicidas, bordalês líquido ou qualquer preparação contendo cobre.
Conclusão
O larício japonês é uma dádiva de Deus para as coníferas. Mas antes de escolher uma variedade, é preciso levar em consideração a altura e o formato da copa, pois isso afeta diretamente a decoratividade do plantio. Requisitos de cuidados, resistência ao frio e resistência a doenças também devem ser avaliados.