Contente
- 1 Quais são os tipos e variedades de roseira brava
- 1.1 Rosa Mosqueta femoral (Rosa pimpinellifolia)
- 1.2 Daurian Rosehip (Rosa davurica)
- 1.3 Rosa Mosqueta espinhosa (Rosa acicularis)
- 1.4 Rosa canina (Rosa canina)
- 1.5 Rosa Mosqueta (Rosa amblyotis)
- 1.6 Rosa Mosqueta (Rosa gallica)
- 1.7 Rosa Mosqueta maio (Rosa majalis)
- 1.8 Rosa Mosqueta rugosa (Rosa rugosa)
- 1.9 Rosa Mosqueta (Rosa Caesia)
- 1.10 Rosa Mosqueta (Rosa chinensis)
- 2 Quais são as variedades de rosa mosqueta mais úteis
- 3 Grandes variedades de rosas de frutas
- 4 Variedades lindas de roseira brava
- 5 Variedades de roseira brava sem espinhos
- 6 Variedades de Rosa Mosqueta Redonda
- 7 As melhores variedades de roseira brava para a região de Moscou
- 8 As melhores variedades de roseira brava para a região de Leningrado
- 9 As melhores variedades de roseira brava para a Sibéria
- 10 Conclusão
Existem dezenas de tipos de roseira brava, para escolher uma planta para uma casa de veraneio é preciso estudar mais opções. Algumas variedades são procuradas devido à sua bela floração, enquanto outras produzem frutos saborosos e saudáveis.
Quais são os tipos e variedades de roseira brava
De toda a variedade, podem ser distinguidos vários tipos de roseira brava. Eles são os mais famosos e mais comumente encontrados no cultivo.
Rosa Mosqueta femoral (Rosa pimpinellifolia)
A roseira femoral tem rebentos com casca castanho-avermelhada brilhante e folhas estreitas lanceoladas. A planta floresce no final da primavera e início do verão, os botões são ovais, brancos, amarelados ou rosa claro. Os bagos são oblongos, com superfície de feltro aveludado.
Daurian Rosehip (Rosa davurica)
O arbusto de tamanho médio floresce em junho e julho com belos botões rosa-escuros com bordas inteiras. As folhas são compostas, pinadas, na base dos rebentos existem dois espinhos curvos protuberantes. As bagas da planta são vermelhas brilhantes, têm uma forma esférica.
Rosa Mosqueta espinhosa (Rosa acicularis)
Arbusto extenso com brotos arqueados produz flores rosa ou avermelhadas únicas no meio do verão. Possui folhas franjadas com fina pubescência na parte inferior. Produz frutos vermelhos fortemente estreitados na base. Sobe até 2 m acima do solo.
Rosa canina (Rosa canina)
Arbusto alto com numerosas flores cor-de-rosa e fortes rebentos curvos. Os ramos da planta são cobertos por espinhos raros, curtos e pontiagudos. Os frutos são vermelho-alaranjado, lisos, de forma oval, amadurecem em agosto. Esta espécie do gênero Rosa Mosqueta pode atingir 2,5 m de altura.
Rosa Mosqueta (Rosa amblyotis)
Um belo arbusto com grandes botões únicos rosa escuro floresce de junho a julho. Os rebentos da planta são cobertos por espinhos retos em forma de sovela, a casca dos ramos é castanha-negra ou púrpura negra. Os frutos são pequenos, com cerca de 2 cm de diâmetro, esféricos e de cor vermelha.
Rosa Mosqueta (Rosa gallica)
Um arbusto curto com ramos abertos ou retos dá flores únicas em pernas longas. As pétalas dos botões são rosa escuro, no outono a espécie dá frutos - bagas esféricas ou em forma de ovo. A cultura de floração ocorre em junho e julho.
Rosa Mosqueta maio (Rosa majalis)
Entre as espécies de roseira brava da floresta e dos jardins, é possível encontrar arbustos que florescem com botões rosa-avermelhados claros ou escuros.Os frutos são pequenos, mas carnudos, alaranjados ou escarlates. Os rebentos da espécie são cobertos por espinhos curvos, de pequeno tamanho, localizados na base das folhas. A altura da planta é 1,5-2 m.
Rosa Mosqueta rugosa (Rosa rugosa)
Uma das variedades antigas de roseira brava era popular há centenas de anos. Hoje é representado por inúmeras variedades decorativas. Sobe até 2 m acima do solo, os ramos são cobertos de espinhos finos e pequenos espinhos em forma de agulha, as folhas são muito enrugadas. Produz frutos vermelhos brilhantes redondos e grandes. Os botões da espécie são de um belo tom rosa escuro ou carmesim.
Rosa Mosqueta (Rosa Caesia)
A espécie recebeu esse nome por causa da floração azulada na superfície dos brotos e folhas. Os espinhos do arbusto são curvos, alargados na parte inferior, as placas são pubescentes abaixo. Os botões rosa-vivos são geralmente coletados nas placas, enquanto as sépalas também são cobertas por pelos acinzentados.
Rosa Mosqueta (Rosa chinensis)
O tipo ornamental de arbusto é valorizado pela sua bela floração com grandes botões amarelos. Ela cresce até 2 m, tem brotos castanhos claros flexíveis e folhas oblongas. Freqüentemente usado em sebes.
Quais são as variedades de rosa mosqueta mais úteis
De particular interesse são os cultivares que produzem frutas saborosas e vitamínicas. Quase todos os tipos têm benefícios, mas alguns deles podem ser especialmente diferenciados.
Vorontsovsky-3
Uma das variedades medicinais de roseira brava com bom gosto amadurece a médio prazo e dá cerca de 2 kg de bagas por arbusto. Ela floresce em botões rosa pálido e dá pequenos frutos em forma de ovo em pequenos cachos. As bagas da variedade contêm até 4400 mg de ácido ascórbico, o que as torna muito valiosas para a imunidade.
Roc
Amadurecimento tardio com botões rosados, produz frutos laranjas alongados em cachos de dois frutos. Possui teor de vitamina C diferente de mais de 1020 mg por 100 g. As bagas em si são grandes, até 3 g por peso.
Vitamina VNIVI
A variedade de roseiras comestíveis dá frutos grandes esféricos com um sabor agridoce. Até 3 kg de bagas podem ser coletados de um espécime de planta. A polpa contém cerca de 4000 mg de vitamina C e os carotenóides, úteis para o corpo, também estão presentes em grandes volumes.
Grandes variedades de rosas de frutas
Algumas das cultivares distinguem-se por frutos particularmente grandes. Se você plantar tal arbusto no local, poderá colher colheitas abundantes anualmente.
VNIVI de frutos grandes
Uma das variedades mais frutíferas de roseira brava raramente é afetada por fungos e insetos. Fornece bagos de até 13 g de peso, arredondados e levemente achatados. A colheita é possível de agosto a setembro.
Pináculo
A variedade resistente ao frio produz frutos bastante grandes, com cerca de 4 g em peso, de forma alongada. Os bagos são de cor laranja, contêm cerca de 520 mg de vitamina C, adequados para preparações e compotas. A variedade distingue-se por uma bela floração rosada, os botões exalam um agradável aroma.
globo
Uma variedade de tamanho médio de 1,5 m dá frutos massivos com mais de 3,5 g de peso, de cor vermelha brilhante. Difere em alta resistência à geada, bom rendimento e agradável sabor azedo.
Rosado
A variedade distingue-se pelos frutos vermelhos redondos, de 3 g cada. Oferece bons rendimentos e raramente sofre de fungos, mas não tolera geadas severas. É melhor cultivar a espécie na faixa do meio.
oval
Popular entre os jardineiros, a variedade é caracterizada por frutos pesados de 8 g cada, com casca grossa e polpa doce. Não tem medo do frio e não sofre de doenças, tem um crescimento compacto. A altura média é de 1,5 m.
Sergey Mironov
A variedade de cinorrodo produz frutos ovais achatados até 12 g, de cor vermelha e casca densa. Sergey Mironov é uma variedade medicinal de roseira brava, uma vez que os frutos são frequentemente usados para secar e fazer preparações. Tolera bem o frio e não tem medo de pragas.
Variedades lindas de roseira brava
Algumas variedades são especialmente apreciadas por suas flores brilhantes e vistosas. Eles são freqüentemente usados para sebes e arte de jardim.
Bailarina
Um arbusto ornamental despretensioso cresce bem em sombra parcial e em pleno sol. Floresce de julho a setembro, os botões são rosa claro com um leve aroma, até 3 cm de diâmetro.
Nana
Entre as variedades de roseiras com foto de flores, destaca-se um arbusto baixo com ramos espinhosos que se espalham. Nana traz lindos botões rosa claro que ficam brancos quando murcham. Os escudos piramidais têm 3 cm de largura e exalam um agradável aroma frutado.
Resonanz
Entre as espécies de roseira brava com fotos, nomes e descrições, destaca-se o belo arbusto Rezonant. A variedade com botões semi-duplos vermelhos brilhantes cresce até 90 cm acima do solo. A floração principal ocorre no verão e, com muito cuidado, pode voltar a florescer no outono. Produz frutas vermelhas, mas é valorizada por suas qualidades decorativas.
Variedades de roseira brava sem espinhos
As espécies de plantas com rebentos lisos ou espinhos esparsos e macios têm grande procura. É muito mais conveniente colher esses arbustos.
Studless
Variedade alta de até 3 m com floração rosa pálido, amadurece em agosto. Traz frutos lisos e alongados, de um arbusto podem render até 1,2 kg de rendimento. É apreciada pelo alto teor de vitaminas C e P nas frutas, bem como por brotos totalmente lisos.
Russo-2
A variedade alta, com grandes botões rosados, produz frutos fusiformes. A espécie possui espinhos, mas macios, não pontiagudos, e apenas na parte inferior dos brotos. Ao colher, não há necessidade de se preocupar com arranhões.
Sergievsky
A variedade russa para a faixa do meio distingue-se por deliciosos frutos silvestres agridoces e uma bela floração rosa claro. Os espinhos localizam-se apenas na parte inferior dos brotos, são finos, macios e esparsos, não interferem na coleta.
Variedades de Rosa Mosqueta Redonda
Entre as variedades de roseira brava, as bagas redondas são consideradas as mais convenientes para o processamento. Além disso, essas variedades geralmente são mais pesadas.
Tikhon
Uma variedade alta com rebentos grossos, abundantemente coberta de espinhos, amadurece precocemente. Os frutos da planta são redondos, laranja-avermelhados, doces e com um sabor azedo perceptível. A espécie tem boa imunidade, embora possa sofrer de antracnose.
Boneco de gengibre
A espécie de flor rosa clara produz bagas vermelhas arredondadas. A casca da fruta é densa, o sabor é refrescante com acidez, não há aroma pronunciado. O biscoito de gengibre pode ser cultivado em regiões frias, a variedade não tem medo da seca.
maçã
Arbusto curto com abundantes espinhos ao longo de toda a extensão dos rebentos. Floresce com belos botões vermelho-escuros, os frutos são grandes, redondos, ligeiramente achatados. Os frutos se assemelham a pequenas maçãs.
As melhores variedades de roseira brava para a região de Moscou
Para o cultivo na região de Moscou, são recomendadas plantas com resistência à geada de cerca de -25 ° C e boa tolerância à seca. Como a roseira é geralmente considerada uma cultura bastante resistente, muitas espécies atendem a esses requisitos.
Escarlate
A espécie se adapta bem ao clima da zona intermediária, resistente a fungos e vírus. Oferece bons rendimentos de até 4 kg por arbusto. Os bagos têm formato de pêra, são vermelhos, com alto teor de vitamina C. Os espinhos dos brotos são curtos e fracos, não difíceis de colher.
Samara Jubilee
A variedade para a região de Moscou é adequada tanto para o cultivo decorativo quanto para o cultivo de alimentos. Possui uma bela floração rosa pálido, dá frutos azedos com um sabor e aroma refrescantes. Os bagos da espécie são vermelho claro, sem pubescência, com casca de densidade média.
Vorontsovsky-1
A espécie híbrida de até 2,5 m de altura se distingue por brotos verdes e ramos perenes marrom-acastanhados. Os espinhos da planta são únicos, raros, localizados principalmente na parte da raiz. Os bagos são de forma oval, alongada, a variedade é resistente ao gelo e não é afetada por fungos.
Gueixa
Espécies de jardim com botões escuros carmesim amadurecem em meados de agosto. Produz frutos redondos, laranja-avermelhados, de sabor agradável. O rendimento da espécie é médio, mas a gueixa não sofre com a geada.
Ouriço
Uma espécie resistente ao inverno, com brotos retos e grossos e espinhos parecidos com caninos ao longo de todo o seu comprimento, belos botões vermelhos florescendo. As bagas são trazidas na segunda quinzena de agosto, têm formato oval e tons de laranja opaco.
Vitória
Uma bela variedade com raros espinhos leves, é apreciada por seu espetacular floração rosa e grandes frutos vermelhos alaranjados brilhantes com um aroma agradável. A casca dos bagos é espessa, a polpa contém muito ácido ascórbico. Victory tolera bem a geada e não é afetada pela maioria das doenças.
Rubi
Uma espécie alta com brotos marrom-avermelhados amadurece no início de agosto. O rendimento da variedade é baixo, até 1 kg, mas os frutos vermelhos ricos são bastante grandes e com um sabor adocicado agradável.
Titânio
Rosa Mosqueta com numerosos espinhos cinza claro amadurece na região de Moscou em meados de agosto e dá frutos alongados laranja ou cereja com uma flor cerosa. Os frutos são bastante pesados, agrupados em cachos de vários pedaços.
As melhores variedades de roseira brava para a região de Leningrado
Quase todas as variedades crescem bem na parte noroeste do país. Mas as espécies com maior resistência a solos úmidos e doenças fúngicas são especialmente demandadas.
Bakal
A variedade da selecção dos Urais dá frutos com bagas alongadas de laranja com um sabor doce e azedo de sobremesa. Possui um aroma agradável, também é apreciado pelos seus belos botões rosa e ricas folhas verdes mate. Resistente ao oídio.
Campeão dos Urais
As roseiras agridoces têm uma copa compacta, os frutos da planta são ovalados, até 3 g de peso, em patas compridas. A espécie não tem medo da alta umidade e do frio, embora ainda precise ser protegida do brejo.
Michurinsky Jubilee
Uma das variedades mais famosas com uma bela flor branca, produz frutos esféricos maciços. A casca da fruta é espessa e ligeiramente pubescente. A variedade tem um sabor agradável, doce com acidez e refrescante.
Raio
Uma das variedades da seleção Ural é adequada para reprodução na região de Leningrado.Rende frutos grandes, até 5 g, de formato oval ou alongado-cônico. A cor dos frutos é vermelha, o sabor é agradável, a maturação ocorre em agosto.
As melhores variedades de roseira brava para a Sibéria
Para reprodução na Sibéria, frutos da roseira com indicadores de resistência ao frio de -30 ° C e abaixo são adequados. Essas plantas requerem abrigo mínimo e, mesmo após um inverno rigoroso, não reduzem a produção.
Dedo
Um arbusto com bagas laranja-avermelhadas altamente alongadas, tem um gosto bom e raramente sofre de doenças. A espécie tem baixo rendimento, até 1 kg, mas frutifica de forma estável mesmo na Sibéria.
Russo-1
Rosa Mosqueta graciosa decorativa com folhas verdes claras dá até 2 kg de colheita anualmente. Difere em imunidade à ferrugem, não tem medo das geadas siberianas e de um longo inverno. As bagas pequenas e longas contêm uma grande quantidade de vitaminas.
Slavutich
A variedade foi criada pela Academia Timiryazev, produz frutos vermelhos claros cerca de 2 kg por arbusto. Difere em espalhamento médio, os espinhos localizam-se apenas na parte inferior dos brotos. Amadurece no final do verão, resiste bem aos invernos gelados e possui alta imunidade.
Conclusão
As espécies de roseira brava estão amplamente representadas - há arbustos com flores brancas e vermelhas, bagas grandes e pequenas de várias formas. Antes de escolher uma variedade para o seu local, você precisa estudar os indicadores de resistência ao frio e produtividade da planta.