Contente
Chubushnik é uma planta caducifólia perene, distribuída em seu ambiente natural na América e na Ásia. Na Rússia, o jasmim de jardim é encontrado no Cáucaso. A cultura é termofílica com um baixo limiar de resistência ao gelo. Graças ao trabalho de criação, foram criadas variedades adaptadas às condições climáticas de um clima temperado. O plantio e o cuidado da chubushnik na Sibéria não difere da tecnologia agrícola das latitudes meridionais, principal condição para a escolha de uma variedade com alta resistência à geada.
É possível cultivar chubushnik na Sibéria e nos Urais
O cultivo da laranja simulada na Sibéria e nos Urais tornou-se possível após o cultivo de variedades adaptadas aos invernos frios da região. Na jardinagem ornamental da Sibéria, são utilizadas cerca de 30 variedades com alto índice de resistência à geada. Basicamente, estes são híbridos de cogumelos simulados, criados pelo criador Vekhov N.V.
As espécies selvagens não florescem por muito tempo, os arbustos são altos - até 4 m. Representantes varietais da falsa laranja com tempo de floração longo abundante com flores duplas e simples. Coroa de formas anãs a tamanho médio. Na Sibéria, a cultura é muito procurada pelos jardineiros. Cultivado como elemento de design para a decoração de parcelas e jardins. Chubushnik é pouco exigente em tecnologia agrícola, responde bem ao mofo, cresce rapidamente, floresce por 2 anos após o plantio.
Na Sibéria, a laranja simulada é cultivada para criar uma cerca viva. Incluído na composição com rosas, espireas, hortênsias. O arbusto é plantado próximo à parede do prédio, ao longo do perímetro do rochedo, no jardim de pedras. Chubushnik combina harmoniosamente com formas anãs de coníferas. A cultura na Sibéria retém decoratividade até o final do outono; em setembro, a coroa de jasmim de jardim fica amarela brilhante.
Variedades de Chubushnik para a Sibéria e os Urais
Eles escolhem variedades de chubushnik de acordo com a decisão do projeto. As variedades diferem entre si não apenas na aparência, altura do arbusto, mas também no período de floração. O principal requisito de um chubushnik é a resistência ao gelo e a fatores ambientais adversos. Todas as variedades recomendadas para climas temperados são caracterizadas por alta imunidade a doenças e pragas, despretensioso no cuidado. Abaixo estão fotos e descrições de várias das variedades de chubushnik mais resistentes à geada, adequadas para o cultivo na Sibéria.
Chubushnik de folhas finas
A primeira variedade na Sibéria, florescendo no início de junho, duração da floração - 33 dias. Resiste à geada até -30 0C. Refere-se a representantes altos. As espécies selvagens são encontradas na Sibéria, Urais e Extremo Oriente, a principal acumulação é observada nas margens de florestas mistas, ao pé de montanhas rochosas.
Características externas do chubushnik:
- arbusto ramificado, extenso, arredondado, comprimento de caules perenes - 2-2,5 m;
- os rebentos são ligeiramente pubescentes, a casca até aos 2 anos é lisa, castanha; com a idade, a superfície torna-se rugosa, a casca esfolia em tiras estreitas, a cor torna-se cinzenta escura;
- a lâmina foliar é fina e de superfície plana, as folhas têm 8 cm de comprimento, arredondadas com bordas onduladas, opostas;
- as inflorescências são grandes, longas, de 5 a 8 flores;
- as flores são simples, brancas, com 3,5 cm de diâmetro, as pétalas são ovais, os estames são brancos, longos, numerosos com anteras amarelas brilhantes.
Chubushnik de folhas finas tem um aroma agradável pronunciado.
Chubushnik com flores grandes
A variedade mais comum de chubushnik na Sibéria é a de flor grande. A cultura é resistente à geada, com floração média de 28 dias (de julho a agosto).
Arbusto até 3 m de altura, densamente frondoso, extenso, ramificado, de forma esférica. As flores são semi-duplas, brancas, grandes, com 4-5 cm de diâmetro.As inflorescências são longas, a densidade é de 3-5 flores.
Erectus
A foto mostra uma forma híbrida de Erectus, comum na Sibéria. É apreciada pelo seu hábito altamente decorativo. A cultura tem um período médio de floração, com duração de 35 dias, de julho ao final de agosto. Em setembro, a cor das folhas passa a amarelo-avermelhada.
Descrição externa:
- altura - 1,2-1,5 m;
- o arbusto é compacto, estreito, com um tipo de crescimento de haste lacrimejante;
- os rebentos são finos, cinzentos;
- a copa é densa, densamente folhosa com folhas estreitas, lanceoladas verde-escuras;
- as inflorescências são formadas no topo dos brotos do ano corrente;
- floração abundante, as flores são grandes, brancas, simples, diâmetro - 4 cm, as pétalas são redondas, rebaixadas.
O híbrido é inodoro.
Chubushnik incomum
Uma variedade de reprodução do Chubushnik Unusual foi criada especificamente para os Urais, a Sibéria e a região de Moscou. A cultura é caracterizada por uma copa compacta, a altura dos brotos centrais não ultrapassa 1m. Os brotos curvos com copas caídas e casca vermelho-escura conferem sofisticação ao arbusto. A cultivar tem esse nome devido à cor incomum das flores.
As flores consistem em 4 pétalas de cor creme na base com um fragmento carmesim brilhante. O brilho da cor depende da iluminação, a mancha acaba sendo uma cor mais saturada com uma quantidade suficiente de radiação ultravioleta. As folhas são oblongas com o topo pontiagudo, pubescentes, com bordas grosseiramente dentadas. A variedade de laranja simulada é precoce, com floração de junho a julho. O aroma é delicado com uma agradável tonalidade de morango.
Elbrus
Uma variedade de reprodução de elite de chubushnik, amplamente utilizada para design nos jardins botânicos da Sibéria. A resistência à geada é satisfatória para um clima temperado, o congelamento de rebentos pode ser observado sem abrigo. Floração abundante a partir de julho, duração - 25 dias.
Descrição do híbrido:
- coroa de espalhamento, altura do arbusto - 1,3 m;
- as folhas são estreitas, verde-claras, grossas com bordas lisas, pubescentes abaixo, tornam-se amarelas no outono;
- as flores são duplas, brancas, grandes, diâmetro - 5,5-6 cm;
- o pincel é longo - até 7 cm, o arranjo de flores é denso;
- uma variedade com um aroma delicado e discreto.
Plantando e cuidando de um chubushnik nos Urais e na Sibéria
Chubushnik é uma cultura despretensiosa, pode crescer em qualquer solo, tanto em área aberta como em sombra parcial. Chubushnik é cultivado na Sibéria para jardinagem decorativa. O jasmim de jardim florescerá e crescerá melhor se as condições para a escolha de um local e época de plantio forem atendidas.
Tempo recomendado
Plantar uma laranja simulada na Sibéria é melhor feito no outono. A planta enraíza-se bem e rapidamente no local, o arbusto é enterrado no solo em meados de setembro ou início de outubro, para que faltem pelo menos 30 dias antes do início da geada. Durante este período, a laranja simulada criará raízes completamente. O plantio de primavera não é adequado para a Sibéria. A muda é colocada no solo até os brotos incharem, em um clima temperado, o solo não terá tempo de aquecer nessa época.
Seleção do local e preparação do solo
Todas as variedades e híbridos de chubushnik são fotófilos; para a fotossíntese, a cultura precisa de um suprimento de luz solar suficiente.À sombra parcial ou sob uma copa densa de árvores de grande porte, o arbusto é alongado, ganhando pouca massa verde, a floração não é abundante, as flores são pequenas. Todos esses fatores afetam a decoratividade da planta, ela perde seu valor. Portanto, o local é tomado ao ar livre, com boa circulação de ar.
Os solos são escolhidos férteis, leves, secos, arejados. A composição é neutra, não crescerá em laranja simulada ácida ou alcalina, se necessário, a composição é ajustada. O local de pouso é preparado 10 dias antes do evento. O buraco é cavado de forma cónica, o diâmetro e a profundidade são de 55 cm.O fundo é coberto com uma almofada drenante, 1 dia antes do plantio do chubushnik, a depressão é preenchida com água.
Algoritmo de aterrissagem
A muda é retirada para um ano de vegetação, o sistema radicular é desinfetado com solução de manganês e colocado em estimulador de crescimento por 3 horas. Durante este tempo, uma mistura de solo é preparada a partir de turfa, húmus, composto, solo do local de plantio em partes iguais. Se o solo for pesado, adicione areia cerca de 30% do total.
Sequência de ação:
- Parte do substrato nutritivo é despejado no fundo do poço, cheio de água.
- Coloque a muda no centro.
- Encha até a borda da ranhura com a mistura.
- Cubra coberto com terra seca.
- Após 1 dia, cubra com serragem ou turfa.
Se, após o plantio, o colo da raiz for fechado com solo não superior a 3 cm, após a rega a terra assentará. Não é recomendável aprofundar abaixo, para não provocar deterioração. A melhor opção é que o pescoço fique ao nível da superfície. A distância de plantio em massa para a construção de uma sebe é de 70 cm.
Cultivo de chubushnik na Sibéria e nos Urais
A foto mostra a última etapa do plantio de um chubushnik na Sibéria, para posterior crescimento a muda precisa de cuidados adequados, consiste em regar, alimentar e podar. Todas as variedades recomendadas para climas temperados caracterizam-se por uma elevada resistência ao gelo, que após o congelamento dos rebentos recuperam rapidamente. Para evitar uma situação estressante, é melhor cobrir a planta para o inverno.
Programa de rega e alimentação
Chubushnik é uma planta que adora umidade, com baixo indicador de resistência à seca. Independentemente da região de crescimento (tanto na Sibéria como no Sul), o arbusto requer irrigação constante. As mudas são regadas a cada 6 dias com 5 litros de água. Um arbusto adulto uma vez a cada 15 dias, o volume necessário de água é de 15 litros. Este gráfico é calculado levando em consideração a ausência total de precipitação. Um sinal de deficiência de umidade será a perda de turgor pelas folhas, elas caem, começam a amarelar nas bordas.
Eles começam a alimentar o chubushnik no segundo ano da estação de crescimento. Na primavera, antes da formação dos botões e durante a floração, matéria orgânica líquida é introduzida sob a raiz. Após a floração, o círculo do tronco é coberto por cinzas. No final de agosto, para melhor formação dos botões florais, são alimentados com fósforo e potássio.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
O primeiro afrouxamento obrigatório é necessário para o chubushnik durante o inchaço dos rins. As subsequentes são realizadas à medida que as ervas daninhas crescem e o solo seca. A cobertura morta o livrará de afrouxamento desnecessário, interromperá o crescimento de ervas daninhas, reterá a umidade necessária e protegerá a raiz do superaquecimento no verão. A camada de cobertura morta na Sibéria é renovada a cada primavera após a primeira remoção de ervas daninhas.
Poda
No segundo ano de crescimento, o arbusto floresce com flores únicas, os botões não são deixados. No final do verão, corta-se a copa do chubushnik, corrige-se a forma e a altura, na primavera cortam-se os rebentos danificados, curvos e crescem no interior do mato. No terceiro ano, a planta entra em uma fase de floração completa. Após a floração, os brotos são removidos completamente.
Durante 4 anos de crescimento, para além das actividades listadas, é efectuada uma poda rejuvenescedora: todos os caules são cortados na raiz, deixando 3-4 rebentos fortes e jovens. O procedimento é realizado em um ano. Com um forte espessamento do arbusto, ramos finos e velhos são removidos da parte central do arbusto.
Preparando um chubushnik para o inverno nos Urais e na Sibéria
Variedades adaptadas de chubushnik toleram bem a queda de temperatura. Levando em consideração que a espécie biológica é termofílica, não vale a pena correr o risco de crescer na Sibéria.Se um abrigo anti-gelo não for usado, a instabilidade das temperaturas de inverno pode causar a morte da planta anual. O arbusto é coberto com palha, os galhos são amarrados com barbante e dobrados no chão. Cubra com folhas secas e cubra com um monte de neve no inverno. Uma laranja simulada adulta é regada abundantemente, a camada de cobertura morta é aumentada, os galhos são cortados quase no nível da camada de neve. Na primavera, o arbusto se recupera rapidamente e floresce abundantemente.
Pragas e doenças
A maioria das pragas que ameaçam a planta em climas quentes não sobrevive na Sibéria. Há um ácaro-aranha, eles se livram dele com o Fitoverm. Menos frequentemente, o gorgulho das folhas parasita, os insetos são destruídos com o produto químico "Bitoxibacilina".
A única infecção que infecta a laranja simulada na Sibéria é a mancha marrom. O crescimento do fungo ocorre no final de julho, manifesta-se em pequenas manchas marrom-escuras com borda branca na parte inferior das folhas. Aos primeiros sinais de infecção, as áreas danificadas são removidas, as folhas, ao cair, são recolhidas e queimadas. O arbusto é tratado com preparações à base de cobre.
Conclusão
Plantar e cuidar de um chubushnik na Sibéria inclui alimentar, regar, podar e proteger as mudas para o inverno. Somente com a observância da tecnologia agrícola é possível cultivar um arbusto altamente decorativo e com flores abundantes. Um chubushnik saudável e bem desenvolvido se tornará a decoração de um jardim ou uma casa de verão por muitos anos.