Contente
Buddleya é um arbusto ornamental com flores que há muitos anos agrada por sua beleza e aroma delicado. Embora a planta seja nativa dos trópicos, existem espécies que podem suportar as temperaturas mais frias do inverno. Plantar e cuidar do budley na Sibéria não é particularmente difícil, então o arbusto pode decorar uma casa de verão com sua floração no triste outono.
Plantando buddleya na Sibéria
Para cultivar budley na Sibéria, você precisa escolher a variedade certa que pode resistir às mudanças nas condições climáticas. Para a Sibéria, o mais adequado será o budley de David, que tem muitos recursos:
- Ao cultivar budlei na Sibéria, os rebentos jovens podem congelar, mas recuperam rapidamente no início do verão.
- A variedade é de crescimento rápido, em poucos meses pode formar uma copa com diâmetro de até 70 cm.
- Do final de julho a outubro, a planta começa a florescer abundantemente.
- A coroa expansiva da gema é coberta por folhagem verde-escura e flores perfumadas lilases.
- A cor padrão do budley de David é lilás-lilás, mas graças ao trabalho dos criadores, variedades com inflorescências brancas, rosa, vermelho-púrpura e lavanda foram criadas.
Para cultivar um budley com uma floração bonita na Sibéria, você precisa escolher um local adequado, preparar um local, saber a época e o algoritmo de plantio. Plantar um budley não requer gastos adicionais de tempo e esforço, então até mesmo um residente de verão novato na Sibéria pode lidar com essa atividade.
Quando plantar
O plantio de budlei na Sibéria é realizado imediatamente após o aquecimento do solo até + 10 ° C. Uma vez que mesmo pequenas geadas de primavera podem destruir uma planta jovem. Na Sibéria, os budleys são plantados no final de maio e meados de junho.
Seleção do local e preparação do solo
Budleya é uma planta tropical que adora luz e só mostrará sua bela floração na Sibéria em uma área bem iluminada e protegida de correntes de ar. Uma vez que a gema forma um arbusto poderoso e extenso, para o seu pleno desenvolvimento é necessário proporcionar-lhe espaço suficiente.
Budlea é uma planta despretensiosa que pode crescer em qualquer solo. Mas, de acordo com os jardineiros, o melhor crescimento, desenvolvimento e bela floração em uma planta ocorrem em solos leves, nutritivos, bem drenados e com acidez neutra.
Algoritmo de aterrissagem
Você pode cultivar buddleya na Sibéria por meio de sementes ou mudas enraizadas. Uma vez que a planta é poderosa e se espalha, a distância entre as covas de plantio deve ser de pelo menos 1,5-2 m.
- Cave uma cova de plantio com 50x50 cm de tamanho. A profundidade deve ser 20 cm a mais que o tamanho do sistema radicular.
- O fundo é coberto por uma camada de drenagem de 15 cm (tijolo partido, gravilha ou seixos pequenos).
- Uma camada de solo de jardim misturada com composto, estrume podre ou fertilizantes minerais complexos é colocada na drenagem.
- As raízes da planta são esticadas e cuidadosamente distribuídas no monte preparado.
- O budley é coberto com solo nutritivo, compactando cada camada para evitar o aparecimento de uma almofada de ar.
- Além disso, a terra é abundantemente derramada e coberta com cobertura morta.
Características do cultivo de buddleya na Sibéria
Budlea, como qualquer planta, requer cuidados adequados.Respeitando regras simples, o arbusto vai deliciar-se com uma floração abundante e com um aroma inesquecível.
Budlea adora regas frequentes, sem umidade estagnada. Nos verões secos, a irrigação é feita uma vez por semana, sendo usados até 10 litros de água para cada planta adulta. O arbusto pode ser regado pela raiz e por aspersão. É melhor alternar os métodos de irrigação, já que depois de borrifar um budley na Sibéria, ele se sentirá em seu clima tropical úmido nativo. Para evitar a queima das folhas, a pulverização é realizada de manhã cedo ou após o pôr-do-sol.
Após a rega, o solo ao redor da planta é coberto com cobertura morta. Turfa, húmus podre, palha ou folhagem seca são usados como cobertura morta. A cobertura morta retém a umidade, tornando-se um obstáculo ao aparecimento de ervas daninhas e à alimentação orgânica adicional.
Para uma floração abundante, o budley precisa ser alimentado várias vezes por estação:
- na hora do aparecimento dos rins - fertilização com nitrogênio;
- no meio do verão e no início da floração - curativo fósforo-potássio.
Se a planta não for alimentada, ela não irá parar de crescer e se desenvolver, mas terá uma aparência doentia, fraca e com pouca floração.
A poda é um dos componentes do cuidado do budley na Sibéria. Sem ele, o arbusto perde o seu aspecto decorativo, não tolera invernos frios e rigorosos e muitas vezes sofre de várias doenças. A floração mais bonita ocorre apenas na budleia com forte poda anual.
A remoção de inflorescências desbotadas estimula o surgimento de novos botões e melhora a abundância de auto-semeadura. A poda Budley é realizada na primavera, antes da abertura dos botões, e no outono - um mês antes do início do frio. A poda de outono é necessária para remover brotos velhos e doentes que podem enfraquecer a planta antes do frio que se aproxima. Na primavera, os ramos congelados são removidos da gema e a coroa ganha um aspecto decorativo. Os incrementos anuais são reduzidos em 1/3 do comprimento.
- Na primeira primavera, todos os brotos são encurtados quase pela metade. Graças a isso, formam-se rebentos jovens, o que torna o arbusto poderoso e expansivo.
- No segundo ano e nos anos subsequentes, o crescimento jovem é reduzido em 2 botões. Os crescimentos dos botões do ano passado são cortados ao nível dos crescimentos jovens. Todos os ramos finos, bem como alguns dos brotos poderosos, são cortados para que não tirem muita força dos ramos esqueléticos. Galhos finos podem ser facilmente encurtados com tesouras de poda; uma tesoura é usada para se livrar dos grossos.
Preparando um buddleya para o inverno na Sibéria
Budleya é uma planta termofílica, portanto, quando cultivada na Sibéria, precisa ser abrigada para o inverno. O escurecimento da folhagem serve como um sinal de preparação para o inverno. Antes do início do tempo frio, budley é abundantemente derramado (pelo menos 1 balde) e alimentado com fertilizantes de fósforo e potássio. O círculo do tronco é polvilhado com solo seco e polvilhado com folhagem seca ou palha. A serragem não é usada como cobertura morta, uma vez que o sistema radicular pode começar a apodrecer no inverno. Em seguida, o budley é cortado, deixando tocos de 20 cm. Após os trabalhos preparatórios, eles começam a se abrigar.
Como esconder um buddleya para o inverno na Sibéria
Para um inverno seguro na Sibéria, o budley deve ser devidamente coberto. Para fazer isso, você pode usar um dos seguintes métodos:
- Após o corte, arcos com altura não superior a 20 cm são instalados acima do budley e cobertos com um material que não permite a passagem de umidade. De cima, a estrutura é coberta por folhagem ou neve. Para garantir que o sistema radicular da planta não acasale durante o período de inverno, é necessário garantir o fluxo de ar sob o abrigo.
- O budley preparado é coberto com ramos de abeto e uma grande caixa de madeira é colocada no andar de cima. O material da cobertura ou ardósia é colocado no topo e fixado com tijolos para que o vento não destrua o abrigo feito. O polietileno não pode ser usado como aquecedor, pois sob ele as raízes da gema não receberão ar puro e começarão a apodrecer.
O abrigo de uma fábrica na Sibéria é removido somente depois que o ar aquece até + 10 ° C e a ameaça de geadas na primavera passou.
Conclusão
Devido ao fato de que plantar e cuidar de um budley na Sibéria não é difícil, ele é amplamente utilizado em projetos paisagísticos. A planta mostra sua bela floração no início do outono, quando a maioria dos arbustos perde seu aspecto decorativo.