Contente
- 1 Descrição da brugmansia
- 2 Variedades e tipos de brugmansia
- 3 Brugmansia em paisagismo
- 4 Cultivo de brugmansia a partir de sementes
- 5 Como plantar brugmansia em terreno aberto
- 6 Como cuidar da brugmansia ao ar livre
- 7 Como manter a brugmansia no inverno
- 8 Características de cultivo e cuidado com a brugmansia em casa
- 9 Brugmansia florescendo
- 10 Como propagar brugmansia
- 11 Doenças e pragas da brugmansia
- 12 Conclusão
- 13 Críticas sobre brugmansia
Plantar e cuidar da brugmansia em campo aberto é uma questão interessante para os jardineiros que gostam de cultivar flores delicadas, mas muito bonitas, do sul. Se desejar, a brugmansia pode ser cultivada em quase todos os climas, mas para isso você precisa saber tudo sobre seus requisitos e características.
Descrição da brugmansia
Brugmansia, ou "trombetas angelicais", é uma flor tropical da família Solanaceae. Em sua forma natural, esses pequenos arbustos e árvores de até 2-3 m de altura crescem nas florestas da América do Sul, mas são cultivados em todo o mundo.
A principal e mais notável característica da brugmansia são as suas flores - grandes sinos pendentes de até 25 cm de comprimento e com um sino largo de até 20 cm. Dependendo da variedade, as flores podem ser brancas, rosa ou amarelas e caracterizam-se por um forte aroma intoxicante. Brugmansia floresce várias vezes por estação e é muito exuberante - até 300 flores individuais podem se formar em um arbusto bem desenvolvido em uma corrida.
Variedades e tipos de brugmansia
A flor tropical é cultivada em muitas variedades. Entre si, as variedades diferem principalmente no tamanho e tonalidade das flores, enquanto as regras de plantio, cultivo e cuidados com a planta brugmansia permanecem as mesmas.
Brugmansia perfumada
A variedade brasileira atinge 5 m de altura e se distingue por grandes flores brancas de até 30 cm, às vezes as flores da planta podem ter uma tonalidade verde clara. O sino do cálice pode ter até 15 cm de diâmetro. Como o nome indica, a fragrante brugmansia tem um aroma agradável particularmente forte - com plantio e cuidado adequados, a flor pode transformar qualquer jardim.
Brugmansia sangrenta
A brugmansia vermelho-sangue ou sangrenta é uma árvore alta com flores de até 12 m de altura. A planta tem este nome devido à tonalidade das flores, são laranjas com nervuras amarelas e de bordo vermelho nesta variedade de Brugmansia. A variedade é caracterizada por maior resistência à geada, mas ainda permanece muito sensível ao frio.
Brugmansia dourada
Variedade ornamental com muitas variedades, distingue-se pelo seu elevado crescimento até 6 me belas flores amarelas com largas cavidades. Uma característica da brugmansia dourada são as suas folhas muito grandes e macias, que podem atingir os 50 cm de comprimento.
Brugmansia variegada
Essa variedade pode ser considerada a mais incomum - a brugmansia multicolorida atinge até 4 m de comprimento e traz flores enormes de até 50 cm cada.Ao mesmo tempo, em plantas jovens, as flores são brancas ou creme claro, e em uma brugmansia variegada adulta, tornam-se pêssego ou mesmo laranja. Outra característica é a cor incomum das folhas das flores, decoradas com um delicado rebordo creme.
Brugmansia branca
Como o nome indica, essa variedade e muitos de seus híbridos florescem com flores brancas como a neve, amareladas ou de damasco. O comprimento médio das flores é de cerca de 25 cm, um arbusto bem cuidado pode crescer até 3 m de altura.
Brugmansia em paisagismo
Os jardineiros amam a planta tropical por suas características decorativas. Brugmansia das variedades branca, amarela e rosa são plantadas no local em plantios individuais e em grupo. Flores baixas podem decorar canteiros e gramados de flores, descontos e canteiros de flores. Arbustos de tamanho médio podem ser plantados ao lado de sebes - a brugmansia parece luxuosa contra o fundo de uma vegetação profunda e efetivamente destaca-se com ela mesma.
Também as plantas tubulares são freqüentemente usadas para decorar terraços, gazebos e espaços próximos a portões e portões. Porém, ao organizar uma paisagem, é necessário lembrar a toxicidade de uma flor tropical e plantá-la onde animais e crianças não possam ser envenenados por folhas e flores, e o cheiro das flores não seja muito intrusivo.
Cultivo de brugmansia a partir de sementes
O plantio de uma flor em um local do zero geralmente é feito com sementes.
- É necessário semear o material em recipientes de janeiro a março. O solo nos recipientes deve ser solto e leve.
- Imediatamente após a semeadura, as sementes são regadas adequadamente, tentando não retirá-las do solo, e a seguir o recipiente é fechado com vidro ou filme e colocado em uma sala aquecida e iluminada com temperatura de pelo menos 25 graus.
- Depois que as mudas aparecem no recipiente, o filme precisa ser removido e as mudas devem ser regularmente pulverizadas com um borrifador.
- Quando cada um dos brotos formar 5 folhas ou mais, a flor pode ser plantada em vasos separados e cultivada até que seja transferida para o solo.
Como plantar brugmansia em terreno aberto
Apesar de a planta ser caracterizada por um aumento da termofilicidade, no verão costuma ser plantada em campo aberto, mesmo na faixa do meio. Para que o plantio e o cuidado de uma flor de brugmansia no jardim sejam bem-sucedidos, você precisa conhecer as regras básicas.
Quando plantar brugmansia em terreno aberto
No jardim, uma flor tropical é plantada apenas no final da primavera, quando as últimas geadas já passaram, e a planta não será mais ameaçada por ondas de frio repentinas. Para a faixa do meio, recomenda-se pousar no final de maio ou início de junho, durante este período, não se pode temer pelo sucesso do enraizamento da flor.
Preparação de material de plantio
Uma flor sensível deve ser preparada para o plantio no local. O preparo consiste no endurecimento gradual da planta.
Como as condições externas são muito diferentes das condições domésticas, algumas semanas antes do plantio, a planta deve ser levada ao ar fresco por várias horas diariamente. A cada vez, o tempo passado na rua é gradualmente aumentado até o dia inteiro, graças ao qual a flor se aclimata facilmente em novas condições e rapidamente se enraíza no solo.
Solo para brugmansia
A planta adora solo leve, mas fértil. O solo ideal para uma flor é argiloso com adição de turfa e composto ou húmus na proporção de 1: 2: 1. Além disso, é necessário equipar uma boa drenagem do solo para que a umidade não estagnar nas raízes da planta.
Brugmansia prefere áreas bem iluminadas no local. Ao mesmo tempo, o local de plantio da planta deve ser bem protegido de correntes de ar - os caules da flor são longos e frágeis, podem quebrar com vento forte.
Regras de plantio de Brugmansia
Antes de plantar uma flor no solo, é necessário preparar o solo - adicionar um pouco de turfa e húmus, aplicar fertilizantes complexos.
- A cova de plantio deve corresponder ao tamanho das raízes da muda e ultrapassar seu comprimento em cerca de 15 cm de profundidade.
- No fundo da cova de plantio, é necessário colocar uma camada de drenagem, isso facilitará o cuidado da planta, pois evitará a estagnação da água na área.
- O buraco preparado é coberto com terra, misturado com húmus e turfa, até o meio, e então a brugmansia é baixada no buraco e coberta com solo até o final.
- Imediatamente após o plantio, a planta deve ser regada, levemente calcada e polvilhada com uma camada de terra seca. Você também pode cobrir a flor com serragem ou palha - a cobertura ajuda a prevenir a evaporação prematura da água.
Na foto do plantio e cuidados com as flores da brugmansia, você pode ver que no momento do plantio é importante monitorar a posição do colo da raiz da planta. Deve estar no mesmo nível do recipiente onde a muda antes crescia.
Como cuidar da brugmansia ao ar livre
O cultivo de brugmansia em campo aberto é um processo bastante complicado. Plantar uma flor é apenas o primeiro passo. Além disso, é necessário realizar um cuidado de alta qualidade da planta, só então ela será capaz de mostrar o efeito decorativo máximo.
Modo de rega
Uma planta tropical gosta muito de umidade, mas não tolera o alagamento excessivo. Portanto, é imperativo regar a brugmansia à medida que o solo seca, nos períodos de seca do verão - todos os dias, 2 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, a rega deve ser interrompida em dias chuvosos.
Além de regar, a brugmansia precisa ser pulverizada. As folhas da planta devem ser umedecidas regularmente com um borrifador, mas durante o período de floração, não permita que a água entre diretamente nos botões abertos.
Como alimentar a brugmansia
Para a floração abundante e frequente de brugmansia, é necessária alimentação regular. Da primavera ao final do verão, é recomendável adicionar fertilizantes diretamente à água para irrigação - não mais do que duas vezes por semana. Na primavera, a fertilização com nitrogênio beneficiará a flor, e os fertilizantes com potássio e fósforo devem ser aplicados diretamente durante a floração.
Brugmansia poda
Para manter a decoratividade e a floração abundante, a brugmansia deve ser cortada anualmente. O corte de cabelo é geralmente realizado em meados de março, antes do início da estação de crescimento. O procedimento é que todos os ramos velhos e secos são removidos da planta e os novos brotos são encurtados em cerca de um terço do comprimento.
É necessário aparar a planta com cuidado, deixando tanto os ramos retos como os rebentos em forma de Y, estes últimos principalmente envolvidos na floração. É necessário podar pela primeira vez alguns anos após o plantio - no segundo ano após a primeira floração da planta.
Transplante de brugmansia
Uma planta tropical geralmente precisa ser replantada.
- Ao cuidar da brugmansia em banheiras, ela é transplantada anualmente à medida que cresce - para um vaso ligeiramente maior do que o anterior.
- Quando cultivada no solo, a planta também precisa ser transplantada regularmente - em um recipiente fechado no início do outono e de volta ao solo no final da primavera.
A regra principal na realização de um transplante é o manejo mais cuidadoso do sistema radicular. Para evitar danos às raízes, é melhor transferir a planta de um lugar para outro com um torrão de terra velho.
Como manter a brugmansia no inverno
Nas regiões do sul, sem geadas severas de inverno, a flor pode ser deixada para o inverno em campo aberto. A parte aérea da planta inevitavelmente congelará, mas as raízes serão preservadas com abrigo de alta qualidade e, na primavera, a flor dará novos brotos.
Ao mesmo tempo, na pista do meio em terreno aberto, a planta não pode invernar. Sem falta, a flor deve ser removida do solo, transplantada para uma banheira espaçosa e transferida para a sala. O inverno pode ocorrer em 2 cenários:
- em uma sala escura do porão em temperaturas de até 8 ° C;
- em uma sala bem iluminada com uma temperatura de até 10 ° C, mantendo a irrigação.
Se a planta tiver que hibernar em baixa temperatura e em uma sala escura, a brugmansia precisará ser preparada com antecedência para as mudanças nas condições de cuidado. Pouco antes da transferência da planta para a sala de irrigação, a irrigação deve ser reduzida significativamente. Também é costume cortar a brugmansia para o inverno, antes de plantar e deixar novamente a campo aberto.
Características de cultivo e cuidado com a brugmansia em casa
Como uma planta tropical é altamente sensível às condições de temperatura, muitos jardineiros, em princípio, preferem cultivar a planta em vasos e vasos e cuidar da brugmansia em casa. Ao plantar em casa, é importante seguir as regras básicas de cuidado.
- A temperatura no verão não deve cair abaixo de 20 ° C, e no inverno você precisa se certificar de que não suba acima de 15 ° C.
- Para plantar e cuidar em casa, uma flor precisa de rega e pulverização regulares, o nível de umidade deve ser de pelo menos 60%.
- Após o plantio, a planta requer uma boa iluminação com sombreamento leve. O ideal é que o vaso de flores seja colocado no lado sul da casa.
Ao plantar a brugmansia e deixar em um vaso, a planta deve ser podada regularmente, alimentada com fertilizantes e transplantada pelo menos uma vez por ano - ou mesmo duas ou três vezes por ano, à medida que cresce.
Brugmansia florescendo
As grandes e belas flores de uma planta tropical são o seu valor principal. No entanto, os jardineiros muitas vezes enfrentam problemas com o plantio e cuidados - em algumas condições, a planta se recusa a florescer.
Quando a brugmansia floresce
Com o plantio adequado e bons cuidados, a planta floresce várias vezes por temporada de julho a dezembro. Cada onda individual de floração não dura muito, mas a planta parece muito impressionante durante este período.
Como a brugmansia floresce
Na foto do cultivo e cuidados com a brugmansia, você pode ter certeza que o florescimento de uma planta tropical é realmente incrível. Em um pequeno arbusto bem desenvolvido, 100-300 flores grandes podem florescer ao mesmo tempo - sinos enormes em pedúnculos longos. Em comprimento, as flores atingem em média 25-30 cm, no sino o diâmetro é de cerca de 17 cm, as flores caem.
Curiosamente, em dias quentes e ensolarados, os botões da planta costumam fechar, e só abrem à noite quando o sol se põe.
Por que a brugmansia não floresce
Freqüentemente, os jardineiros se deparam com um problema desagradável - uma planta conhecida por sua bela floração não quer dar botões após o plantio. Isso geralmente é causado por vários fatores.
- A pequena idade da planta - após o plantio com bom cuidado, brugmansia floresce apenas por 2-3 anos.
- Falta de iluminação - se houver muita sombra, os brotos da planta não se desenvolvem bem e ficam muito fracos para formar botões.
- Rega irregular, se a terra seca, e a brugmansia começa a sentir falta de umidade, então ela não florescerá, ou mesmo descartará os botões que já apareceram. Além disso, com a falta de umidade, as folhas da brugmansia costumam ficar amarelas.
Além disso, a falta de flores pode ser explicada por um vaso muito apertado durante o plantio e cuidados com a cuba.
Como fazer brugmansia florescer
Para que a planta floresça, basta estar atento aos devidos cuidados e eliminar os fatores que interferem no desenvolvimento normal da planta. Nomeadamente:
- aumentar a frequência de rega - até 2 vezes por dia nos dias quentes de verão;
- alimente a flor com mais frequência - até 3 vezes por semana durante a estação quente;
- transplante a planta em um vaso maior junto com uma bola de barro para que o sistema radicular tenha espaço para se desenvolver.
Se a falta de flores está associada justamente a cuidados inadequados, e não à tenra idade da planta, as medidas listadas devem ajudar.
Como propagar brugmansia
Existem 2 formas principais de propagação de uma planta tropical - por sementes e estacas.
- Com a reprodução das sementes, o material de plantio é semeado entre janeiro e março, as sementes ficam com clima úmido e quente, e então aguardam as mudas, que aparecerão em algumas semanas. As mudas precisam ser regadas e pulverizadas regularmente, e após o aparecimento de 5 folhas em cada planta, transplante em vasos separados. As mudas geralmente são plantadas no solo no ano seguinte, quando estão suficientemente endurecidas.
- Na enxertia no final da primavera, é necessário cortar brotos frescos com gema apical e primeiro colocá-los na água e, após o aparecimento de raízes visíveis, transplantá-los para vasos com substrato nutritivo de turfa, areia e perlita. Será possível transferir as mudas para tubos permanentes em 2-3 semanas e plantá-las no solo para a próxima temporada.
Doenças e pragas da brugmansia
Mesmo com plantio adequado e cuidados de qualidade, a planta pode ser danificada por algumas doenças e parasitas. Dos insetos, a mosca-branca e o ácaro-aranha afetam mais frequentemente a flor - para se livrar deles e de outras pragas, é recomendado borrifar a planta com soluções inseticidas, como Agravertin ou Actellik.
Dentre as doenças da planta, a podridão cinzenta, a fome de nitrogênio e as doenças virais são especialmente perigosas, levando à deformação e amarelecimento das folhas. Se a brugmansia for ligeiramente afetada, recomenda-se alimentá-la com fertilizantes nitrogenados e tratá-la com soluções fungicidas, como o topázio. É melhor eliminar uma planta muito danificada para evitar problemas com os cuidados com as plantações vizinhas.
Conclusão
O plantio e o cuidado com brugmans em campo aberto requerem atenção redobrada, mas trazem excelentes resultados. Com os devidos cuidados, a planta agrada com bela floração regular e adorna qualquer jardim.