Contente
A semeadura em janeiro para as mudas deve ser aquelas flores e vegetais em que o desenvolvimento ocorre por um longo período. O inverno é a época para o cultivo de folhagens no peitoril da janela. É hora de começar a cultivar frutas silvestres.
Prós e contras do pouso antecipado
Semeando várias flores em janeiro, eles obtêm exemplares únicos para decorar o jardim. A semeadura de hortaliças e flores em janeiro tem suas próprias características positivas:
- os vegetais amadurecem no início do verão;
- as mudas são fortes e resistentes;
- cultivar flores únicas por meio de mudas é mais barato;
- as plantas das mudas florescem por mais tempo e muito mais exuberantes do que as plantadas no solo;
- o jardim de flores é mais organizado, pois as mudas são maiores do que as ervas daninhas emergentes.
É preciso citar as desvantagens da semeadura de flores em janeiro para mudas:
- um processo trabalhoso leva tempo;
- a necessidade de planos horizontais para recipientes com mudas;
- instalação de dispositivos para iluminação adicional;
- instalação de umidificadores de ar para que as mudas não sequem com o calor da bateria;
- as mudas nos parapeitos das janelas ficam protegidas do frio nos dias de frio.
Quais vegetais são plantados para mudas em janeiro
Os vegetais semeados para as mudas em janeiro irão deliciá-lo com uma colheita antecipada. A primeira dessas culturas é o aipo, cujo ciclo de desenvolvimento completo é de mais de 5 meses. Propagado por mudas de espécies de raízes e pecíolos. As sementes de batatas frutíferas também são semeadas no meio do inverno, dispostas em pastilhas de turfa. Eles começam a cultivar mudas precoces de variedades tardias de pimentão, berinjela e tomates tardios exclusivos. Todas as outras variedades que amadurecem no início a médio prazo são semeadas muito mais tarde ou, se cultivadas em estufas aquecidas, são plantadas a partir do início de abril. Outra cultura que precisa ser cultivada desde janeiro é a cebola, o alho-poró e a nigela.
Que verduras semear em janeiro para as mudas
Um peitoril de janela de inverno é um bom lugar para o cultivo de verduras vitamínicas. Em recipientes com um pouco de terra ou outro meio nutriente, a nigela é semeada para coletar penas jovens tenras, salsa, aipo, coentro e endro. Para que todas as culturas sejam suficientemente desenvolvidas, o horário de verão é estendido para 13-14 horas.
O cultivo da chamada microgreen está se espalhando:
- guardanapos de papel ou hidrogel são dispostos sobre uma grande placa plana, que deve ser constantemente molhada;
- sementes de quaisquer hortaliças são colocadas em cima - agrião, repolho, acelga, beterraba, mostarda, saladas, cebolas, rúcula;
- pequenas mudas verdes são cortadas após 10-12 dias.
Para receber constantemente vitaminas verdes, o processo é repetido em recipientes diferentes após 7 a 10 dias.
Quais bagas plantar em janeiro para as mudas
No meio do inverno, em janeiro, você pode plantar várias safras de frutas vermelhas nas mudas - morangos, morangos silvestres e framboesas. As sementes das safras de frutas silvestres com uma camada superficial rígida são primeiro mantidas em água morna por várias horas e depois secas e tratadas com estimulantes de crescimento. O melhor substrato para mudas é areia, húmus e solo de jardim. Para garantir que as sementes das safras de frutas vermelhas germinem, elas são estratificadas, colocando-as no refrigerador por 30-50 dias.Do substrato transferido para o calor, os brotos aparecem no dia 12-20, às vezes mais tarde. Os rebentos com 2 folhas verdadeiras mergulham em recipientes separados. Eles são transplantados para um terreno aberto com calor. Cultivando morangos de acordo com este algoritmo, eles obtêm uma colheita no final de julho ou em agosto.
Que flores plantar em janeiro
As sementes de suas flores favoritas são desinfetadas. Em seguida, de acordo com as instruções, eles são tratados com Epin, Zircon, HB-101 ou outros.
Cravo Shabo
A cultura é semeada no inverno, em junho ganham inflorescências luxuosas. Agora, muitas variedades de terry com diferentes cores de pétalas foram criadas. As sementes são colocadas no solo, polvilhadas com areia por cima. Um filme ou vidro é colocado no recipiente até que os brotos apareçam. A cultura é resistente à seca e amante do sol, prefere crescer em áreas secas, sem água estagnada.
Viola
As flores brilhantes dos amores-perfeitos mostrarão sua exuberante floração em maio, se as sementes forem semeadas nas mudas em janeiro. Para bons rebentos, a neve é aplicada ao substrato e toda a massa é ligeiramente compactada. Pequenos grãos se espalham pela neve. Ao derreter, as sementes são carregadas profundamente no solo e germinam no substrato.
Aquilegia
Flores de elfos arejadas e dançantes - a aquilegia multicolorida se desenvolve bem ao sol na faixa do meio. Na região Sul, as plantas são plantadas em áreas semissombreadas e a irrigação é monitorada regularmente. As sementes semeadas em substrato fértil são ligeiramente polvilhadas com areia. O recipiente no saco é colocado na geladeira ou enterrado sob a neve por 30-45 dias. Em fevereiro, início de março, o recipiente é transferido para um local aquecido, e a aquilegia brota rapidamente.
Eustoma
A rosa irlandesa, ou eustoma gourmet, leva até 6 meses para formar botões. Janeiro é uma boa época para plantar uma safra. As sementes estão espalhadas sobre a superfície do solo, levemente cobertas com areia no topo. Ao usar comprimidos de turfa, os grãos são pressionados suavemente no substrato inchado pela umidade.
Pelargonium
A flor popular surpreende com muitas variedades e cores de pétalas. A espécie zonal é semeada em janeiro e, com o cuidado com as mudas, obtêm-se plantas ornamentais para decorar o jardim no início de junho. As mudas são sempre colocadas ao sol. Cuidando para que o arbusto fique coberto de luxuriantes gomos, eles beliscam constantemente os brotos que crescem, regam e soltam abundantemente o solo. Os grãos do Pelargonium são grandes, devem ser borrifados com terra e ligeiramente compactados. Brotos brotam em uma semana.
Lavanda
As sementes de lavanda demoram muito para germinar. O sucesso na propagação de oleaginosas essenciais é alcançado por aqueles jardineiros que estratificam a semente a partir de janeiro, colocando um recipiente em um saco plástico em uma geladeira ou sob a neve por 45-60 dias. No final de fevereiro, o recipiente é levado ao calor, os brotos aparecem após 12 dias. As mudas de lavanda são plantadas em uma área ensolarada, onde existe um pouco de areia, argila e pedras. A alfazema não se desenvolve em solos ácidos, ela prefere solos alcalinos.
Verbena
Mudas de verbena se desenvolvem por muito tempo. Para a formação inicial de botões, em junho, a verbena híbrida é semeada em janeiro. As mudas são mostradas em 2-3 semanas e mais tarde. Antes da semeadura, as sementes são tratadas com estimulantes.A cultura precisa de irrigação moderada e uma área ensolarada, já que a verbena é resistente à seca. Os botões multicoloridos continuam a se formar até o final do outono.
Primavera
Os grãos de uma cultura do tipo rebocador são muito pequenos, eles simplesmente estão espalhados sobre o substrato. Em seguida, polvilhe com neve. Em janeiro, o contêiner é refrigerado por 20-30 dias. Em meados de fevereiro, início de março, os recipientes são transferidos para o calor, as mudas aparecem em 14-25 dias.
Delphinium
Antes da semeadura, as sementes de delfínio são embebidas em um estimulador e estratificadas por um mês. Os delfínios desenvolvem-se melhor em áreas ensolaradas, preferem margas férteis com uma reação neutra. As plantas são regadas regularmente, mas é uma cultura tolerante à seca. Para uma floração exuberante, a fertilização é necessária.
Lobelia
Graciosas flores de lobélia de várias cores são obtidas a partir de mudas, que começam a crescer em janeiro. As mudas aparecem em 9-12 dias. Muitas mudas delicadas morrem durante a fase de formação do cotilédone. As sementes são espalhadas sobre o substrato, o recipiente é coberto com um filme ou vidro por cima, sempre protegendo da luz solar direta. As mudas se desenvolvem muito lentamente, o tempo antes da formação do botão é de pelo menos 70-90 dias. A cultura de flores delicadas exige luz suficiente na idade das mudas e rega moderada.
Petúnia
As sementes de petúnia são semeadas no substrato e nem mesmo compactadas com o solo. Boas sementes surgem em 13-15 dias, às vezes mais. Para endurecer brotos frágeis, a petúnia é mantida por 6-8 dias a uma temperatura não superior a 16 ° C.
Um bom resultado é obtido após a colocação de sementes de petúnia em pastilhas de turfa. Durante a germinação, o recipiente é coberto com uma película ou vidro por cima, garantindo a umidade estável.
Antirrinum
As cores exuberantes do grande antirrinum agradam em maio-junho após o cuidado das mudas, a partir de janeiro. O substrato com sementes é mantido à luz, mas para manter a umidade, é coberto com papel alumínio ou vidro. Os brotos aparecem em 1-2 semanas. As mudas se desenvolvem muito lentamente.
Que outras flores são plantadas para mudas em janeiro
Muitas plantas se desenvolvem por um longo período. Depois de semeá-las em janeiro e de cultivar mudas fortes e resistentes, elas florescem precocemente. Levkoi, gérberas são semeadas em janeiro, Gatzania, bálsamo, heliotrópio, groundwort gracioso, euphorbia, bell, helenium, Gaillardia e outras culturas.
Aconselhamento profissional
Entre as regras mais comuns para a semeadura de flores em janeiro para mudas está a semeadura superficial de sementes pequenas. Muitas culturas também requerem estratificação. Os seguintes fatores desempenham um grande papel no desenvolvimento de mudas:
- iluminação com lâmpadas fito e fluorescentes por 12 a 14 horas;
- umidificação do ar;
- se a planta tiver uma raiz axial, tabletes de turfa são usados como substrato;
- regado com moderação;
- uma vez por mês, o substrato é derramado com uma solução de permanganato de potássio para desinfecção;
- no período inicial, as mudas são endurecidas a 16-18 ° C.
Conclusão
É importante semear as mudas em janeiro com conhecimento das peculiaridades do despertar das sementes de várias safras. Eles também estudam as especificidades do cultivo de mudas para que as plantas se desenvolvam bem.