Contente
O pensamento concentrado é uma das melhores maneiras de tomar uma decisão informada. Mas nem sempre é possível devido às distrações. É melhor pensar em algo cercado por vegetação ou por um lago ou riacho. Você pode criar esse canto individual para si mesmo construindo um reservatório artificial no país. Ele sempre encantará os olhos de sua família. Existem várias opções de como ele pode ser construído e quais materiais usar para isso. Na verdade, pode ser muito mais barato do que parece improvisado.
Escolhendo um lugar
Ter um pequeno corpo d'água perto de sua casa não é algo natural do povo. Em vez disso, foi emprestado dos vizinhos. Muçulmanos e chineses há muito tempo conhecem os benefícios de meditar e observar perto de um corpo de água. Os primeiros preferiam ter fontes e pequenos lagos de forma regular em seus quintais fechados. Na maioria das vezes, um círculo ou oval foi escolhido para o reservatório. E colocaram o reservatório em um lugar que sempre estava à vista. Os sábios orientais preferiram não violar a harmonia da natureza, pois repetiam suas linhas e não aceitavam contornos artificiais. Os parques chineses lembram uma natureza intocada, mas bem cuidada.
Os reservatórios localizados em tais jardins dificilmente poderiam ser chamados de pequenos. Em alguns casos, era fácil navegar na água de barco. Um atributo obrigatório, localizado acima da água, era uma pequena ponte em forma de arco, que era emaranhada por várias plantas. Existem também corpos d'água nas tradições japonesas. Aqueles que já estiveram no Japão pelo menos uma vez podem ter se perguntado sobre o tamanho das moradias e outras instalações. Essa nacionalidade sempre gravitou em torno do minimalismo. Portanto, corpos d'água e várias lagoas refletem essa característica. Eles são pequenos, mas sofisticados e memoráveis.
Para definir o clima certo para um reservatório no país, você precisa pensar sobre onde e como ele estará localizado. Para fazer isso, você precisa pegar uma ferramenta na qual está acostumado a escrever suas idéias ou pensamentos e anotar alguns pontos:
- em que lado do quintal o sol fica mais forte durante o dia;
- existe um terreno sem árvores;
- qual área está disponível para o reservatório;
- haverá peixes na lagoa;
- que tipo de vegetação seria bom colocar no tanque;
- está prevista a expansão do reservatório no futuro;
- é possível fornecer eletricidade para a lagoa;
- se uma área de recreação está planejada perto do reservatório.
A luz é boa e deve ser suficiente, mas não muito perto do lago. O corpo d'água é um ótimo lugar para o crescimento e desenvolvimento de algas. Eles contribuem positivamente para o ecossistema geral do reservatório, mas quando são muitos, a água conterá menos oxigênio e isso terá um efeito negativo, por exemplo, nos peixes. Também não é muito agradável contemplar a superfície verde do reservatório em vez da limpa. Por isso, vale a pena escolher esse local para o reservatório, que será dotado de raios solares por, no máximo, 6 horas em um dia inteiro. Além do desenvolvimento de algas, isso implicará na rápida evaporação da água do tanque. Também afetará negativamente a vegetação, os animais e o orçamento, uma vez que a água do tanque terá de ser constantemente abastecida.
As árvores fornecem sombra e são ideais para relaxar em um dia quente. Também é importante para o tanque, mas você precisará escolher corretamente a distância do reservatório das plantas. Se isso não for previsto com antecedência, o reservatório deverá ser constantemente limpo de folhas e galhos que caem. Esses resíduos irão se depositar no fundo do tanque e causar putrefação, o que terá um efeito negativo no reservatório. Outra desvantagem da localização próxima de árvores ou arbustos ao reservatório são suas raízes. Como você sabe, eles sempre buscam umidade. E há muito disso na lagoa. Portanto, o sistema radicular pode prejudicar a impermeabilização do reservatório. Pode ser difícil perceber isso imediatamente, mas a água do tanque diminuirá muito, o que criará problemas adicionais para o reservatório e o proprietário.
O tamanho é uma escolha individual. Tudo dependerá de suas preferências. Quanto maior o reservatório, mais esforços terão de ser feitos para trazê-lo à mente. Mas um lago maior pode parecer muito mais interessante, ao redor dele você pode refinar a área para relaxar com um gazebo ou espreguiçadeiras. Escolha um local para a localização do lago, que seja bem visível da janela, para depois poder apreciá-lo não só na rua. Se árvores e arbustos não forem refletidos na água da lagoa, sempre será possível ver o céu com nuvens passageiras.
Considere um sistema de filtragem para uma lagoa. Você sempre pode limpar o tanque manualmente, mas se for possível implementá-lo, por que não fazê-lo. Mas um problema adicional para tal lagoa é o sistema de alimentação. Deve-se considerar se os materiais para a linha estarão disponíveis e se ela pode lidar com a carga necessária. O reservatório pode não ser de nível único, mas com um escorregador de onde a água será drenada. Para tal solução, você também precisará de uma bomba.
Neste caso, deve haver um buraco no tanque localizado abaixo do nível de congelamento do solo. É lá que os peixes poderão se esconder durante o período de frio. Seu volume deve ser de pelo menos um quinto do volume total do tanque.
Escolhendo um estilo
O problema resolvido com a localização da lagoa não resolve automaticamente o problema de paisagismo e escolha do estilo do reservatório. Para determinar a aparência do futuro reservatório, é necessário analisar vários pontos:
- qual forma se encaixa melhor com o exterior geral;
- haverá linhas rígidas nele;
- caso suas margens sejam mais altas do que a superfície do solo;
- se terá vários níveis.
Na fase de determinação do estilo do tanque, vale a pena pensar na vegetação para o tanque. Cada planta tem seu próprio nicho e é adaptada à profundidade específica do tanque. Existem plantas que são projetadas para que a profundidade do tanque não ultrapasse 40 cm, também são chamadas de vegetação costeira. Outras precisarão de mais espaço e profundidade de até 1 m. Essas plantas também são chamadas de plantas rasas. Qualquer coisa mais profunda do que 1 metro é chamada de planta de alto mar. Se quiser que todos os tipos listados estejam presentes, você terá que cuidar do estilo do fundo escalonado.
Todos os reservatórios naturais tendem a se purificar. Mesmo o tanque mais poluído, com certo grau de circulação de fluidos, é capaz de lavar ou reciclar detritos e substâncias nocivas que nele entrem. Mas, para isso, esse reservatório terá de ser deixado sozinho às vezes por dezenas de anos. O mesmo sistema deve ser em uma lagoa artificial. Para fazer isso, você precisa equilibrar adequadamente tudo o que estará no reservatório. É importante lembrar que as plantas não devem ocupar mais do que 50% do reservatório, caso contrário os seres vivos podem morrer e a água piorar suas propriedades.
Se a casa e o quintal forem feitos com linhas rígidas no estilo "high-tech", uma vista regular do lago seria uma excelente solução. Tal corpo de água implica formas geométricas regulares, seja um quadrado, retângulo, triângulo ou outro polígono. Quando o quintal tem vegetação variada e fica próximo a plantações naturais, então deve-se pensar em um lago paisagístico. Não tem um contorno estrito. Todas as linhas do reservatório têm curvas suaves e desvantagens. A lagoa não causa contradições na percepção. Alguém prefere que o nível do reservatório não coincida com o nível geral da superfície terrestre. Portanto, eles estão se esforçando para deixar seus bancos um pouco mais altos. Esta abordagem possibilita a instalação de uma fonte adicional. Preste atenção na paisagem que já existe. Talvez possa ser usado ao máximo. Por exemplo, se a superfície tiver alguma inclinação para um lado, será muito fácil organizar um reservatório com vários degraus de queda.
Lidando com materiais
A principal tarefa da criação de um tanque é evitar que a água afunde no solo. É bom que já exista um pequeno lago natural no local. Tal corpo de água pode ser facilmente refinado e transformado em um lugar encantador. Você não precisa se preocupar em encher o tanque em intervalos regulares. Mas se se trata de criar um reservatório do zero, então você pode usar os seguintes materiais:
- ferro fundido ou banheiro de metal;
- barril de plástico;
- Recipientes plásticos especiais prontos;
- preenchimento da área com concreto;
- invólucro de plástico comum;
- uma plataforma forrada a pedra.
Como você pode ver, para uma lagoa ou outro reservatório, você pode usar quaisquer recipientes que sejam de uso doméstico, mas já perderam a necessidade. Cada tipo de lagoa requer sua própria abordagem durante a implementação, mas existem muitos princípios semelhantes no processo de construção de um reservatório. A seguir, consideraremos as opções de reservatórios que podem ser feitas passo a passo com as próprias mãos no campo ou em uma casa de campo. Fotos de exemplos de tais reservatórios serão fornecidas para que se possa imaginar com mais clareza como seria essa beleza.
Opções de implementação
Na hora de se preparar para trabalhar na fabricação de um reservatório, vale a pena adquirir uma ferramenta que será necessária em cada caso:
- baioneta e pá;
- um carrinho de mão para remoção de sujeira;
- Master OK;
- roleta;
- manual, gasolina ou compactador elétrico.
Para concluir todo o trabalho de organização do tanque dentro do prazo e com eficiência, você terá que ser paciente. Nem tudo pode ir no trabalho de preparação da superfície do tanque da maneira que você deseja. O processo pode exigir mudanças, dependendo de como o solo for.
Usando o recipiente acabado
Uma lagoa de casa de campo de verão é fácil de fazer usando recipientes especiais que estão à venda. O material para eles pode ser plástico de PVC ou polipropileno. Cada um deles é resistente à corrosão, então você não precisa se preocupar se o reservatório não durará muito. O lado positivo de tais produtos para o reservatório também é a sustentabilidade. Se, por negligência, o fundo do reservatório for danificado, é fácil soldá-lo, e o tanque recuperará sua beleza. Os recipientes para lago já prontos podem ser de vários tamanhos e formas. Sua capacidade varia de várias dezenas de litros a várias toneladas de água.
Dificuldades só podem surgir com transporte.Se o tanque for muito grande, o equipamento de carregamento será necessário tanto para o transporte quanto para a instalação subsequente. Uma das etapas mais difíceis do trabalho na instalação de tal reservatório será de terra. O fato é que um poço para tal reservatório deve ser cavado próximo ao formato do recipiente. A profundidade da fossa deve ser tal que o recipiente fique nivelado ou ligeiramente nivelado. Freqüentemente, as bordas dessas banheiras não são projetadas para criar um reservatório que ficará acima do nível do solo. Depois que a tigela for colocada no lugar do futuro reservatório, ela deve estar nivelada. Para fazer isso, coloque vários níveis de bolha nas bordas e despeje sob o fundo para obter um resultado ideal. Informações adicionais sobre a instalação de tal tanque para um reservatório podem ser encontradas no vídeo:
Para isso, é colocada uma camada de pedra britada da fração do meio. A altura da camada é de 20 cm. A areia é despejada por cima com a mesma camada e é bem compactada.
Quando a posição do reservatório do reservatório é definida, então um enchimento é feito de areia de tamanho médio de grão. O poço do reservatório deve ser um pouco mais largo para que você possa compactar a areia sob os degraus, se houver. Caso contrário, sob o peso da água, eles simplesmente se quebrarão. Além disso, a areia pode ser umedecida com água para preencher todos os espaços vazios. As plantas desejadas são plantadas ao redor do reservatório. Antes de colocar os peixes no tanque, é necessário deixar as plantas se acostumarem com a água, bem como coletar os microelementos necessários no tanque.
Aplicação de filme de polietileno
Fazer um reservatório usando polietileno ou filme de PVC pode ser uma tarefa mais demorada do que a opção anterior. O fato é que o poço do tanque precisará ser formado de forma independente. Para isso, antes de iniciar os trabalhos, é necessário delimitar o território do futuro reservatório. Para tornar isso mais fácil, um caminho é criado a partir de várias formas, como círculos ou retângulos. Em locais onde suas linhas se tocarão, a forma necessária do reservatório é exibida. Para isso, pode-se usar areia branca, farinha ou giz ralado. Eles se destacam perfeitamente contra o fundo de grama e cachos mais escuros.
No processo de escavação da lagoa, será necessário compactar as paredes laterais. Para fazer isso, eles podem ser abatidos com uma ferramenta especial. Isso ajudará a arrumar o forro do lago mais tarde. Se você está se perguntando qual material vai durar mais, então do polietileno você pode contar um período de até 5 anos, o filme de PVC vai durar 10 anos ou mais. A borracha butílica é líder em reservatórios. Um produto laminado feito deste material permitirá que você esqueça a necessidade de manutenção ou reparo no reservatório por 50 anos, mas também é mais caro.
Você pode levar produtos de vários tamanhos, pois com a ajuda de uma cola especial eles são fáceis de unir em um plano.
Depois que o poço do lago estiver pronto, você pode colocar o filme. Ela deve repetir todos os contornos concebidos. Pode ser difícil encontrar as peças do tamanho certo. Nesse caso, será suficiente fornecer uma sobreposição de 50–70 cm entre os componentes adjacentes. Depois disso, eles são colados com um composto especial à prova d'água. A costura não se desfaz sob a pressão da água do lago. Você pode refinar a parte inferior e as bordas para que o filme não seja visível usando seixos grandes ou pequenos. Alguém prefere montar uma plataforma especial de madeira ao redor do perímetro, na qual seja conveniente descansar e que esconda todas as imperfeições do tanque. Há mais informações no vídeo sobre o trabalho de instalação de tal lagoa:
Lagoa de concreto
A base de concreto da lagoa é um dos projetos difíceis de implementar.Isso exigirá desperdício adicional em componentes para concreto, bem como equipamento adicional para mistura. Mas tal lagoa será adequada não só para peixes, mas também para nadar. A cova é feita na mesma sequência descrita acima. Vale a pena começar pelas paredes e ir mais fundo em direção ao meio, para que seja mais conveniente escavar o solo. Depois disso, todas as superfícies do futuro tanque estão bem compactadas. O concreto tem poros, então a água pode escoar gradualmente para fora dele. Para evitar que isso aconteça, você precisará cuidar da impermeabilização do tanque.
Para tal, é adequado um dos tipos de substrato, que foi mencionado nas versões anteriores. O filme para o tanque é bem disposto ao longo do contorno com uma sobreposição de 60 cm na parte superior.Além disso, uma moldura para o tanque é feita de reforço de metal. É bom se seguir o formato das paredes. As células na grade devem ter incrementos de 10 centímetros ou menos. Depois de colocar a base do tanque, uma solução é preparada. Cada saco de cimento exigirá 200 kg de areia; um enchimento de cascalho fino é usado para assentar o fundo. A consistência necessária de concreto para um tanque deve ser semelhante a creme azedo muito espesso. Se for mais fino, simplesmente irá fluir para baixo.
Se a direção for planejada com ângulo superior a 45 graus, será necessário instalar a fôrma, que servirá de suporte para o concreto até seu endurecimento. O primeiro passo é encher as paredes da lagoa. A camada inicial não deve ultrapassar 7 cm. O nivelamento é feito com espátula e outras ferramentas. Depois disso, o fundo é colocado. Todo o perímetro deve ser colocado com a primeira camada o mais rápido possível, para que após a cura forme um grande recipiente para o tanque. Se essas condições não forem atendidas, aparecerão rachaduras e a água sairá.
Após o endurecimento, outra camada de concreto para o tanque é colocada. Isso dará uma força extra para que nada desmorone sob o peso. Depois de um conjunto completo de resistência, a superfície do futuro lago requer processamento adicional. Para isso, mastiques betuminosos podem ser usados, mas podem ser bastante tóxicos, mas o vidro líquido é um candidato ideal. A superfície da lagoa está limpa de detritos na forma de restos de concreto, areia e poeira. Para fortalecer o acabamento, um primer é aplicado. Podem ser necessárias várias camadas. Depois que as paredes do tanque secaram, o vidro líquido é aplicado. A sua camada deve ter pelo menos 3 cm. Depois de concluído todo o trabalho, pode começar a encher e refinar. Para ver claramente o processo de instalação de tal lagoa, assista ao vídeo:
Usamos uma velha banheira e barril
Se você substituiu recentemente uma banheira velha por uma nova, não deve descartar a primeira e se apressar em entregá-la ao metal. Será a base perfeita para organizar um pequeno lago. Existem várias maneiras de organizá-lo. Por exemplo, pode ser parte de uma lagoa em cascata. Também pode ser enterrado no solo, como é o caso de um recipiente de plástico comprado. É fácil fazer um tanque com margens elevadas a partir de um banho. Para fazer isso, você não deve cavar, mas sim organizar e decorar lindamente. Ao redor dela, você pode colocar uma pequena pilha de pedra, que irá fechar as paredes laterais. É melhor tratar a parte externa com um primer especial para que o metal não enferruje.
O tanque de barris tem o mesmo algoritmo de instalação. A única condição é que você não use barris de ferro para o reservatório. Eles falham muito rapidamente e você pode se machucar com eles mais tarde. Se você decidir fazer isso, cuide de várias camadas de revestimento anticorrosivo.
Plantas
Construir um tanque é apenas metade do processo. É necessário escolher as plantas certas para o tanque. Seu objetivo não é apenas agradar aos olhos. É importante entender que toda a vegetação para um reservatório pode ser atribuída a uma das categorias:
- para oxigenação;
- para purificação de água;
- decorativo.
Um aumento no nível de oxigênio no reservatório é de grande importância não apenas para as próprias plantas, mas também para os seres vivos. Em um corpo d'água, essas plantas geralmente se assentam na coluna d'água, exibindo apenas ligeiramente suas pétalas ou flores acima da superfície. A escolha pode recair sobre um deles: urut, fontinalis, turcha, rdest, swamp, elodea, swamp e outros. Eles precisarão de solo. Portanto, para colocá-los em um tanque, é necessário primeiro plantá-los em vasos. É melhor fazer isso em maio, quando o tempo já está bastante quente. Nesse grupo também estão as usinas para o reservatório, que vão garantir sua pureza. Este, por exemplo, pode ser hornwort ou cálamo. Uma excelente vista na zona costeira do reservatório será criada por taboa e kaluzhitsa.
Mais atraentes são as plantas flutuantes de alto mar para o reservatório, que são admiradas por todos que se encontram na lagoa ou lagoa. Podem ser vários tipos de nenúfares, aponogeton de duas pontas, brazeniya, lago flutuante e outros. As folhas grandes dessas plantas reduzem a temperatura da água. Eles fornecem sombra e bloqueiam a luz solar. Eles devem ser aproximados razoavelmente pousando-os em uma lagoa. De vez em quando, essas plantas para o reservatório terão que ser desbastadas. Eles crescem rapidamente e preenchem o espaço.
Serviço
Um reservatório artificial não será capaz de manter completamente a pureza da água por conta própria, portanto, esforços por parte do proprietário serão necessários. Por exemplo, alguém usa filtros comerciais para remover impurezas prejudiciais da água. Outros preferem construir por conta própria esse produto para um reservatório. Para fazer isso, uma bomba de drenagem deve ser colocada na parte inferior. Pode ser de aço inoxidável ou ferro fundido. Periodicamente, ele deve conduzir a água por um barril, no qual os materiais filtrantes serão colocados em várias camadas. Como este último para o reservatório, pode-se usar cascalho, seixo, areia, carvão e carvão ativado. Um vídeo sobre como fazer um filtro de lagoa é mostrado abaixo.
Não há necessidade de cuidar do lago no verão. Será o suficiente para libertar o reservatório do cativeiro de algas em forma de fios que podem crescer rapidamente, além de adicionar água. No outono, será necessário pegar folhas e galhos caídos do reservatório com grande frequência. Na primavera, os caules secos e os ramos das plantas são podados. No final do inverno, quando fica mais quente, você pode remover a crosta superior de gelo e retirá-la do reservatório. Ele acumula uma grande quantidade de substâncias nocivas. Além disso, podem ser necessários arejadores para o reservatório. Podem ser feitos de lâminas rotativas ou assentados no fundo com mangueiras com garrafas nas extremidades, onde serão feitos vários orifícios pequenos. Depois disso, o compressor fornece ar para saturar o reservatório com oxigênio. As instruções de vídeo para fazer um arejador de fundo para uma lagoa são fornecidas abaixo:
Conclusão
Criar seu próprio lago em alguns momentos pode ser uma tarefa muito difícil, mas bastante interessante. Os benefícios de um lago perto de casa dificilmente podem ser superestimados. É perto de tal reservatório que você pode passar momentos inesquecíveis com sua amada ou familiares. O lago não tem de ser enorme, um pequeno reservatório também vai agradar aos olhos.
Obrigado pelo material! Muitas ideias interessantes de jardim