Contente
A samambaia na floresta permanece da época dos dinossauros, acreditam alguns cientistas. A afirmação é verdadeira, mas parcialmente. As plantas perenes que agora crescem na floresta são apenas um remanescente do reino da flora que habitava o planeta há vários milhões de anos. Como resultado das mudanças climáticas, a maioria das plantas mais antigas morreu. As pessoas estão procurando a flor mística da samambaia da floresta em Ivan Kupala e acreditam que ela trará felicidade. No entanto, dar é muito para as naturezas românticas, enquanto os jardineiros apreciam a planta perene herbácea por seu visual único.
Quais samambaias crescem na floresta
As plantas da família Dennstedtiye podem ser encontradas em toda a Rússia. Na parte temperada, existem várias variedades de dúzias. As perenes florestais mais famosas com folhas não crescentes são usadas em jardins.
As samambaias florestais incluem:
- Avestruz comum - o formato das folhas lembra uma pena de avestruz. A vista mais bonita é no meio do verão. Recomendado para o plantio como grande arbusto ou como pano de fundo. Desenvolve-se totalmente em áreas úmidas e abertas;
- Folheto de centopéia - na natureza, escolhe locais úmidos e semi-escuros para crescer. Ocorre em solos calcários. Na foto, um folheto crescendo na floresta lembra vagamente uma samambaia tropical;
- O kochedzhnik japonês é uma espécie resistente ao inverno. Pode crescer na Rússia Central sem abrigo. Um meio nutritivo, úmido e solto é adequado para esta planta. Cresce em sombra parcial. A samambaia da floresta é capaz de se reproduzir dividindo o arbusto;
- Chartres-espada - cresce bem em áreas abertas e secas. Um remédio bem conhecido na medicina popular;
- Orlyak Orlyak é uma planta comestível. Famosa e conspícua nas florestas. Aparece no final de abril ou início de maio. Rebentos jovens são reverenciados no Extremo Oriente, Japão, China;
- Samambaia perene de Brown - A descrição indica que esta samambaia de floresta perene tem um rizoma espesso. Ocorre em florestas sombreadas, em solos calcários. Use-o para criar uma composição de grupo.
Descrição geral da samambaia florestal
Samambaia é o nome comum para plantas de esporos. Eles são todos semelhantes em aparência. As florestas estão repletas de plantações, matagais de vários tipos. A cultura herbácea está localizada nas camadas superior e inferior da floresta, independentemente da espécie.
Descrição da samambaia florestal:
- A altura varia, seu alcance é de 30-150 cm e a largura é de 25-30 cm.
- O tronco é pequeno, liso ou escamoso.
- As folhas são complexas, têm forma serrilhada semelhante a uma pena.
- A cor é verde claro ou escuro, dependendo do local de crescimento. A folha é constituída por um estaca e uma placa com ramificações características.
- A folhagem participa ativamente do processo de fotossíntese, é portadora de esporos, devido aos quais os fetos florestais se reproduzem.
- Sori estão localizados sob a placa da folha.
- O sistema radicular é ramificado, poderoso e bem desenvolvido.
- A cor é marrom escuro, plana, oblonga com uma borda curva.
Onde a samambaia cresce na floresta
Os fetos florestais crescem em todos os continentes, exceto na Antártica. O habitat favorito na Rússia são as florestas leves. Dominado em locais úmidos e quentes.As plantas de esporos preferem solos leves e arenosos. A capacidade de crescer em condições de falta de nutrientes no solo é uma virtude para o feto florestal.
Na maioria das vezes, as plantas florestais são encontradas em bordas de floresta aberta, colinas, matagais. Eles crescem em florestas de coníferas e decíduas. Freqüentemente, na clareira, eles obstruem a grama raquítica. Eles crescem ativamente e criam matagais sólidos e difíceis de passar. Muitas vezes, uma planta florestal desenvolve clareiras.
As propriedades medicinais da samambaia florestal
A principal vantagem do feto florestal é o combate aos parasitas intestinais. A composição química inclui derivados de floroglucinol: albaspidina e aspidinol, bem como ácidos flavaspídicos e de samambaia. Essas substâncias causam paralisia dos músculos dos vermes causadores de doenças.
Na medicina popular, a parte vegetativa e os rizomas são usados para tratar doenças. Receitas básicas das folhas da planta florestal são úteis no tratamento:
- congestão no intestino grosso e baço;
- bronquite;
- infestação por helmintos;
- leucemia;
- doença da radiação;
- dor nas articulações.
O pó é feito de folhagem seca e as ervas frescas são picadas finamente. Em seguida, adicione 1 colher de chá. em uma salada ou primeiro prato.
As propriedades benéficas da samambaia florestal podem surpreender até os médicos modernos. Componentes exclusivos se acumulam na parte inferior da planta. Por isso, a decocção da raiz tem propriedades limpadoras, anti-sépticas, antiinflamatórias e analgésicas. Ele remove bem as toxinas e toxinas do corpo. Um remédio popular ajuda a eliminar dores de cabeça, reumatismo, úlceras e constipação crônica. Promove a cicatrização de feridas extensas, restaura o funcionamento do sistema cardiovascular.
Uma decocção de rizomas de samambaia florestal é fácil de preparar: despeje 10 g de material natural seco com um copo de água. Ferva por 1,5-2 horas. Você pode tomar com mel. Esse caldo milagroso ajudará no tratamento de:
- icterícia;
- resfriados;
- abscessos;
- cãibras nos músculos da panturrilha;
- doenças do ouvido médio.
Que tipos de samambaias selvagens são venenosas
Das numerosas espécies florestais que crescem na Rússia Central, Orlyak Orlyak e Male Shitovnik são venenosos.
O samambaia florestal Orlyak vulgaris causa intoxicação em animais ao usar massa verde. As folhas da planta contêm tiamina, que pode provocar deficiência de vitaminas em cavalos. Outra substância, ainda indefinida, causa tumores cancerígenos em bovinos. O desenvolvimento da doença e o efeito dependem da dose. Ao mesmo tempo, durante o tratamento térmico, Orlyak é um produto delicado.
Os fetos florestais, pertencentes ao gênero Shchitovnik, são os mais venenosos. Folhas - baixo risco, prejudicial - rizomas. Os primeiros sintomas de envenenamento: vômito, tontura, diarréia, distúrbios visuais, dor abdominal. Um estado de sonolência, ocorre paralisia temporária.
Devido ao fato dos samambaias florestais conterem substâncias tóxicas, seus medicamentos apresentam contra-indicações de uso. Não é permitido tomá-los durante a gravidez, bem como a pessoas que sofram de:
- rim, doença hepática;
- úlcera estomacal;
- tuberculose;
- anemia;
- reações alérgicas a alcalóides.
Conclusão
Samambaias na floresta são comuns. Mas nem todo mundo sabe o quanto essas plantas são úteis. A composição incomum é capaz de combater parasitas intestinais. O sabor rico e brilhante é apreciado pelos amantes das delícias gastronômicas. E a aparência e o cuidado pouco exigente atraem paisagistas.