Contente
Holly Mahonia é rara em paisagismo. O efeito decorativo da cultura é dado pela cor da copa, floração abundante e bagas azuis brilhantes. Eles usam Mahonia para decorar o jardim, parques da cidade, áreas adjacentes à fachada do edifício.
O uso de Magonia em paisagismo
Mahonia azevinho pertence à espécie Barberry. O arbusto cresce lentamente, por volta dos 6 anos, a altura varia de 1 a 1,3 m, o indicador depende da zona climática. A planta ganhou popularidade devido à sua resistência à seca, despretensão para a composição do solo, tolerância à sombra. Não perde o hábito decorativo em sombra parcial. Se a mahonia do azevinho está localizada sob a copa densa de árvores altas, a cor das folhas é mais pálida do que na área aberta à radiação ultravioleta.
A foto mostra o azevinho Mahonia durante a floração, a cultura é atraente para paisagismo durante todo o ano. A cor das folhas no inverno adquire um tom vermelho escuro, parece esteticamente agradável contra o fundo de neve, serve como um destaque brilhante no jardim "adormecido". A planta floresce do início de abril a maio. A cultura está totalmente coberta por grandes inflorescências de flores amarelas brilhantes, pequenas e perfumadas. Magonia compara-se favoravelmente com arbustos floridos pela abundância e duração da floração.
No final do verão (de agosto a setembro), amadurecem os bagos arredondados, cujo arranjo na inflorescência lembra um cacho de uvas. Os frutos têm cerca de 12 mm de tamanho e são de cor azul.
O arbusto é usado por designers profissionais e jardineiros amadores para decorar a paisagem. A cultura é universal na aplicação, é combinada com quase todos os tipos de plantas. Mahonia em paisagismo:
- É usado como uma tênia no centro de um canteiro de flores ou gramado.
- Combinado harmoniosamente com pedras em jardins ornamentais. Um único plantio entre a principal composição de pedras chama a atenção durante todo o ano, mas principalmente no inverno, quando não há vegetação no jardim.
- Usado como uma opção de plano de fundo perto da parede do edifício, a parte de trás dos bancos do jardim, um rabatok.
- Um arbusto plantado ao longo do caminho do jardim cria uma percepção visual do beco.
- Uma muda localizada ao longo do perímetro de um slide alpino marca os limites de uma paisagem montanhosa improvisada.
- Parece esteticamente agradável no centro das margens dos parques da cidade.
- As folhas da mahonia do azevinho são verdes brilhantes, pontilhadas de espinhos ao longo da borda. A utilização de uma planta como sebe tem uma função protetora, um arbusto de copa densa é um obstáculo para os animais. O plantio em massa em linha, delimita as zonas do jardim, nos logradouros separa a parte sanitária dos locais de descanso.
- Nos parques da cidade, eles são plantados como o destaque de primeiro plano da composição.
- Colocado perto de árvores altas para criar uma camada inferior.
- O arbusto fica colorido nas encostas, dá crescimento de raízes, preenche rapidamente o espaço livre.
- A cultura é usada para decorar a porta da frente.
Além da percepção estética, azevinho mahonia no jardim tem uma função prática. A cultura pertence às primeiras plantas de mel, atrai insetos polinizadores. As ervas daninhas não crescem sob a densa copa do arbusto. As bagas são usadas em compotas, recheios de cozedura e na medicina popular.A planta é resistente à geada, pode ser usada em projetos paisagísticos em regiões de clima temperado.
Que tipos de Mahonia são adequados para criar uma cerca viva
Em seu habitat natural, Mahonia possui cerca de 80 variedades, diferentes no formato do arbusto, na estrutura das folhas e na cor das inflorescências. Com base em espécies selvagens para o projeto paisagístico, foram criados híbridos de rastejantes a grandes. Para criar uma sebe, além do aspecto de azevinho, são adequados:
- Lomarifolia Takeda - cresce até 2,5 m, inflorescências - 20-30 cm, as folhas são penas, longas. O aroma é fraco, os frutos silvestres são comestíveis. Amante do calor, resistência média à geada, abrigo é necessário para o inverno. Crescendo rápido.
- Híbrido Sol de inverno criado com base em lomarillata de crescimento selvagem e japonês. A floração ocorre no final do outono; em regiões frias, é cultivada em jardins botânicos. Em uma zona subtropical em uma área aberta. Cresce até 2 m.
- Ao hibridizar azevinho Mahonia e bérberis comum, a espécie foi criada Magobarbaris Newberg. A planta atinge 1,2 m de altura. A cultura emprestou a resistência à geada da bérberis e a coroa decorativa e a ausência de espinhos de Mahonia.
- Fremonti - tamanho grande (até 3 m) com folhas verde-acinzentadas com flores claras (quase bege). As folhas novas são cor de clarete, cinzentas no outono. Os frutos são vermelhos com tonalidade roxa. A muda cresce rapidamente, forma uma copa densa e é resistente à geada.
- Mahonia Japonesa Chereti - o representante mais alto da espécie, cresce até 4-5 m. A ramificação é média, para sebes são plantadas em plantação densa. As folhas são curvas, sem espinhos, verdes brilhantes, púrpura cor de vinho no outono. As flores são amarelas, os frutos são azuis escuros. A variedade é resistente ao gelo, o crescimento é lento e não requer a formação de copas.
- Para criar bordas, uma variedade é adequada Denver Straincrescendo até 35 cm, com bagas pretas brilhantes e folhas de oliveira escuras como couro.
Como plantar Mahonia para criar uma sebe
Para criar uma cerca viva de mahonia de azevinho, são escolhidas mudas de dois anos. O trabalho é realizado na primavera, antes do fluxo de seiva. Sequência de plantio:
- A cova de plantio deve ter o dobro da largura do sistema radicular, com 45-50 cm de profundidade.
- Drenagem e uma mistura fértil são colocados no fundo.
- A muda é colocada no centro, aprofundada, levando-se em consideração que o colo da raiz fica na superfície.
- Adormecer, apertar, regado abundantemente.
A distância entre os arbustos é deixada pelo menos 1 m. A cultura cresce lentamente para cima, mas forma intensamente os brotos das raízes, em 3 anos pode preencher completamente o espaço livre.
Mahonia holly libera berberina, uma substância venenosa para frutas e frutos silvestres, no solo. Ameixas, madressilvas e macieiras podem ser plantadas nas proximidades. Não é recomendável colocar groselhas, framboesas, groselhas nas proximidades, a berberina inibe a vegetação dessas plantas.
Esta é a única ameaça à cultura. O azevinho Mahonia não fica doente, as pragas de jardim não parasitam nele. Os possíveis danos são a queima de folhas novas e o congelamento de brotos, portanto, proteção é necessária para o inverno.
Cortar e modelar composições
A época de poda do azevinho Mahonia depende da densidade de plantio. Se o plantio for raro, a planta não é tocada até ocupar todo o espaço. No início da primavera, eles fazem uma limpeza cosmética, removem os galhos velhos e cortam os jovens em um quarto. Se o objetivo do projeto paisagístico é formar uma cerca viva, após atingir a densidade desejada, a poda é feita 2 vezes ao ano.
Na primeira fase, dão a forma desejada, depois a mantêm durante o verão. A poda principal é no início da primavera, em meados de agosto. A técnica de design de paisagem inclui uma opção quando plantas perenes de floração raquítica são plantadas perto de Mahonia.Para que o azevinho mahonia não interfira no crescimento das flores, nesta composição, os rebentos mais baixos são cortados dos troncos principais, as folhas são retiradas. Apenas a parte superior do arbusto permanece densa.
Com quais plantas a mahonia do azevinho é combinada?
Na primavera, Mahonia é harmoniosamente combinada com plantas com flores iniciais:
- narcisistas;
- íris;
- rosas;
- tulipas.
No verão, o azevinho Mahonia dá cor a uma composição com flores menores e mais altas:
- azaléia;
- magnólia;
- camélia;
- Érica.
Parece harmoniosamente com cotoneaster, marmelo japonês, irga. No desenho do território, a preferência é dada à vizinhança de árvores coníferas de grande porte: tuias, ciprestes, pinheiros japoneses. Magonia é definida em primeiro plano, como uma tênia ou em uma linha para compactação de coníferas. Para criar uma sebe, são plantadas alternadamente:
- com spirea;
- verme da bexiga;
- espinheiro;
- snowberry;
- euonymus.
Os arbustos têm diferentes prazos e duração da floração, folhas de cores diferentes. Os requisitos para o cuidado e o tempo de poda são os mesmos. A foto mostra um exemplo do uso de mahonia azevinho na composição em paisagismo.
Conclusão
Holly Mahonia em paisagismo oferece possibilidades criativas ilimitadas para profissionais e amadores. O arbusto tem hábito decorativo ao longo do ano. Complementa harmoniosamente qualquer composição. A variedade é pouco exigente no cuidado e na composição do solo, resistente à geada. Ele pode crescer em uma área aberta e com sombra parcial.