Colhendo folhas

A colheita das folhas na horta é um fardo adicional para o trabalho obrigatório de outono. Portanto, muitos residentes de verão se perguntam até que ponto esse procedimento é justificado e se é possível dispensá-lo.

Prós e contras de colher folhas

Para decidir se deve ou não colher as folhas do jardim, é necessário considerar todos os prós e contras de realizar esse procedimento.

Benefícios da limpeza de outono:

  • previne a propagação de fungos, mofo e pragas;
  • dá ao site uma aparência bem cuidada;
  • em condições ambientais desfavoráveis, metais pesados ​​e outros elementos nocivos acumulam-se na folhagem.

Ao decidir se deseja remover as folhas caídas, leve em consideração as seguintes nuances:

  • após a queda das folhas, o fertilizante natural é formado;
  • as folhas caídas atraem as minhocas, que melhoram a composição do solo;
  • folhagem serve como proteção adicional das plantas contra a geada.

Portanto, ainda é recomendável remover a folhagem e, se necessário, usar suas propriedades benéficas. Na casa de veraneio, a colheita das folhas é uma medida preventiva. A exceção são as áreas florestais onde as folhas caídas fazem parte do ecossistema.

Limpeza obrigatória da folha

Em alguns casos, a colheita das folhas de outono é obrigatória. A limpeza oportuna do jardim é a prevenção de muitas doenças. Se já houver sinais da doença, a colheita das folhas ajudará a prevenir uma maior disseminação. Sem falta, a folhagem é removida do gramado.

Limpeza de pomar

A carniça é colhida sob as árvores frutíferas no outono. Normalmente, os primeiros a cair são os frutos afetados por doenças e pragas.

Árvores de jardim atraem moscas-serras, mariposas, vermes da folha e mariposas da montanha. As doenças fúngicas também se tornam a causa do aparecimento de carniça.

Após a colheita, a carniça é retirada do local para evitar a propagação de doenças e pragas.

Doenças fúngicas

Se durante a estação as árvores foram afetadas por doenças de origem fúngica, então apenas uma resposta positiva é dada à questão de saber se é necessário remover as folhas.

As doenças mais comuns em jardins são sarna, oídio, manchas e coccomicose. Essas doenças são determinadas por uma série de sinais:

  • Você pode identificar a propagação da crosta pela presença de manchas marrons nos frutos e folhas.
  • O oídio causa uma camada branca nas folhas que gradualmente se torna marrom. Como resultado, a folhagem fica amarela, seca e cai.
  • As manchas levam ao aparecimento nas folhas de manchas marrons com borda escura. Gradualmente, o tecido da lâmina foliar morre, o que leva ao aparecimento de orifícios passantes.
  • Na coccomicose, pequenos pontos marrom-avermelhados aparecem nas folhas, que eventualmente se fundem em uma grande mancha. No final do verão, a folhagem fica amarela, se enrola e cai.

Se houver sinais de doença, as folhas são colhidas e levadas para fora do jardim. Não é recomendado usá-los na compostagem porque o fungo permanece viável por vários anos.

Tratamento do relvado

É imperativo remover as folhas do gramado. Sob uma camada tão densa, a grama cresce e morre. Na primavera, várias manchas carecas são encontradas no gramado.

Conselho! As folhas devem ser removidas do gramado todas as semanas à medida que se acumulam.

Se a neve caiu, é melhor esperar que derreta.Se você limpar um gramado congelado, os verdes ficam mais quebradiços e podem ser pisoteados.

Métodos de colheita de folhas

Ferramentas especiais ajudam a facilitar a jardinagem no outono. A escolha do dispositivo depende do tipo de área a ser processada, bem como do seu tamanho.

Ancinho convencional

Tradicionalmente, a remoção de folhagem seca ajuda ancinhoconsistindo de uma cremalheira de metal e dentes. Essa ferramenta ajuda a quebrar torrões de terra e nivelar a superfície do solo.

Para a limpeza do jardim é mais cómodo utilizar um gradeamento de até 20 cm de largura.O ancinho estreito permite eliminar os detritos naturais das zonas mais inacessíveis.

Forquilha

Outra ferramenta sem a qual os chalés de verão não podem prescindir é o forcado. Se não houver ancinho, um forcado pode ser usado para limpeza. Eles são mais frequentemente usados ​​para remover grandes detritos.

Ancinho serrilhado

O ancinho em forma de leque é projetado exclusivamente para livrar o jardim de folhas. Em tal ferramenta, existem hastes de metal ou plástico dobradas nas extremidades em um ângulo de 90 graus.

Conselho! O ancinho em leque é utilizado para tratar a relva, uma vez que não danifica a relva em crescimento.

A ferramenta de metal é mais confiável. Ao trabalhar em superfícies irregulares, recomenda-se escolher a versão em plástico com efeito elástico.

Sopradores

Para a limpeza do jardim, foram criados dispositivos especiais, chamados de sopradores. Eles são capazes de ordenar o território do local por um curto período de tempo.

O soprador pode fazer o seguinte:

  • amontoe folhas para encher a fossa de compostagem;
  • remova os detritos de acordo com o princípio de um aspirador convencional;
  • corte folhagem, galhos e grama.

Os sopradores são movidos por um motor a gasolina ou elétrico. A escolha do dispositivo certo depende do tamanho do site. Gasolina ventilador tem uma alta potência e permite limpar grandes áreas. No entanto, o dispositivo é barulhento e vibra fortemente.

O soprador elétrico é menos potente e é usado para limpar áreas relativamente pequenas. O dispositivo opera silenciosamente e tem baixo nível de vibração.

Usando folhas caídas

Se você removeu a folhagem, surge a questão de como usá-la no futuro. Se não for danificado por doenças ou insetos, é usado para enriquecer o solo.

No entanto, deve-se lembrar que a folhagem é lentamente processada em fertilizante. Portanto, é recomendável triturá-lo com antecedência. A limpeza é feita em tempo seco.

A folhagem pode ser usada nas seguintes direções:

  • Criação de húmus. Para isso, as folhas caídas são coletadas no outono e compactadas em sacos densos. O conteúdo é despejado com água, e os próprios sacos são furados em vários lugares e enterrados no solo. O fertilizante resultante pode ser aplicado a partir da próxima primavera.
  • Mulching. A criação de uma camada de cobertura morta ajuda a evitar o congelamento do solo no inverno. Canteiros de jardim com safras de inverno, rosas, crisântemos e outras plantas perenes são cobertos com folhas caídas.
  • Preenchendo camas altas. As folhas caídas podem ser usadas para criar canteiros de flores ou encher caixas onde as flores são cultivadas. As folhas são misturadas com composto e resíduos de plantas. Na primavera, os canteiros ficam cobertos de terra.
  • Decoração do site. Folhas caídas decoram os caminhos do jardim, ramalhetes e outros elementos decorativos são feitos a partir delas.

Conclusão

Limpar as folhas caídas ajudará a manter o local em boas condições. Certifique-se de eliminar a carniça e as folhas afetadas por doenças ou pragas. O material coletado pode ser usado como fertilizante ou para criar canteiros. O uso de ferramentas de jardim ou equipamentos especiais ajuda a simplificar o processo de limpeza.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção