Fumador de churrasco faça você mesmo a partir de um cilindro de gás: desenhos, fotos, vídeos

Um fumeiro faça você mesmo a partir de uma botija de gás pode ser feito por qualquer pessoa que esteja envolvida na soldagem. O design é frequentemente multifuncional, no qual é possível cozinhar pratos de acordo com diferentes receitas. Existem várias opções para esses fumantes. Para fazer um deles, você precisa de um circuito, 2-3 cilindros e vontade de trabalhar.

Opções de design

O fumeiro é uma câmara fechada com produtos suspensos. A fumaça do gerador de fumaça é fornecida pelo duto. Este esquema é aceitável para um fumeiro fumado a frio. A segunda variante de design tem, de maneira semelhante, uma câmara fechada. Não é necessário um gerador de fumaça para gerar fumaça. A câmera é instalada acima da fornalha. O fogo aquece seu fundo, devido ao qual lascas de madeira começam a arder. Este esquema é usado para um fumeiro a quente.

Fumeiro multifuncional composto por 3 cilindros

A diferença no tipo de fumagem do fumeiro não é limitada. Freqüentemente, eles são multifuncionais, permitindo que você prepare outros pratos:

  1. Braseiro. O aparelho é uma gamela onde você pode cozinhar churrasco no espeto. É feito de um cilindro colocado horizontalmente com uma janela recortada na lateral. No braseiro do lado de dentro, você pode soldar batentes e colocar uma grelha sobre eles. Agora está disponível para ser usado como churrasqueira. Entretanto, isso não é tudo. O segmento cortado da prateleira lateral do cilindro não é jogado fora, mas fixado no mesmo local com laços. Acontece uma capa. Se você equipar a churrasqueira com uma churrasqueira e cobri-la por cima, ela se transforma em uma churrasqueira.
  2. Lugar para um caldeirão. A fornalha não deve ser usada apenas para gerar fumaça no fumeiro. Também é multifuncional. Em um cilindro localizado verticalmente, o tampão superior é cortado. Um caldeirão é imerso no buraco, no qual o pilaf, a sopa de peixe e o kulesh são cozidos.

Normalmente, um fumeiro multifuncional consiste em três cilindros: 2 grandes e um pequeno. O grande balão é colocado verticalmente. Desempenha o papel de um fumeiro onde ocorre a fumagem a frio. Um segundo balão grande é colocado horizontalmente atrás dele. Desempenha o papel de fumeiro, onde se procede à fumagem a quente, sendo também utilizada para churrascos, churrasqueiras e grelhados. O próximo da fila é o terceiro balão pequeno, que também é colocado verticalmente. Ele desempenha o papel de uma fornalha e um lugar para um caldeirão. Todos os recipientes são conectados uns aos outros por um canal de fumaça feito de um tubo de metal.

Importante! A fumaça é removida de todos os três recipientes pela chaminé. O cachimbo é soldado na parte superior do cilindro, que atua como um fumeiro com tecnologia de defumação a frio.

Prós e contras de designs

Se você deseja construir um fumeiro de braseiro a partir de um cilindro de gás com suas próprias mãos, você precisa pensar sobre todos os prós e contras de tal projeto. Se houver mais momentos positivos, você pode transformar sua ideia em realidade com segurança.

Dos aspectos positivos, existem:

  1. Simplicidade de design.É mais fácil soldar um fumeiro multifuncional com recipientes de metal prontos para uso do que construí-lo com tijolos.
  2. Mobilidade. Apesar de seu peso impressionante, o fumeiro é móvel. Se você colocá-lo sobre rodas, uma pessoa poderá rolá-lo de um lugar para outro no quintal.
  3. Longa vida útil. Os cilindros são feitos de metal espesso. O fumeiro vai durar pelo menos 10 anos e, com bons cuidados, vai durar toda a vida.
  4. Estética. O fumeiro não só pode ser soldado, mas também limpo cuidadosamente as costuras, pintado com tinta resistente ao fogo e decorado com elementos forjados. A estrutura vai decorar o local, local de descanso próximo ao mirante.

Perto do fumeiro, pode-se adaptar uma bancada para cortar alimentos

Entre as deficiências, pode-se destacar a impossibilidade de realizar trabalhos na ausência de máquina de solda e experiência em soldagem. A desvantagem é a necessidade de medidas complexas para limpar os tanques de gás e condensado.

Seleção e preparação de cilindros

O ideal de utilização de botijão de gás deve-se às suas características. Tem um diâmetro conveniente - 300 mm, paredes de metal espessas. Na verdade, esta é uma câmera pronta. Grandes recipientes são usados ​​para montar um fumeiro, churrasqueira. Uma fornalha é criada a partir de um pequeno cilindro e um local para a instalação de um caldeirão.

O condensado é drenado dos cilindros, bem lavado com água

Além do gás, há condensado líquido dentro do tanque com um odor muito forte. Tudo isso deve ser removido por meio de uma válvula aberta. O descarte é realizado longe de áreas residenciais e áreas verdes.

O próximo passo é desparafusar a própria válvula. Assenta firmemente no fio. Isso exigirá muito esforço. Após desaparafusar a válvula através do orifício, o cilindro é enchido com água, deixado por um dia. O líquido com impurezas de condensado é drenado. Agora pode ser cortado com um moedor.

Conselho! Após o enxágue, é aconselhável queimar o cilindro em uma grande fogueira para remover completamente o cheiro de condensação.

DIY fazendo regras

Quando os recipientes estiverem preparados, você pode começar a montar o fumeiro. Primeiro, um diagrama é preparado, materiais e ferramentas apropriados são selecionados. Precisamos nos lembrar das precauções de segurança, pois montar uma churrasqueira a partir de um cilindro de gás com as próprias mãos está associado à soldagem e a um amolador afiado.

Engenharia segura

Os cilindros são cortados após a liberação do gás e condensado combustível. Caso contrário, pode ocorrer uma explosão. Ao trabalhar com uma retificadora, a ferramenta é posicionada de forma que o disco de corte fique à esquerda do corpo. As faíscas devem voar sob seus pés, e não na direção oposta.

Conforme o disco gira, o corte é sempre feito por você mesmo

O amolador é usado não apenas para cortar, mas também para substituir as costuras de solda com um rebolo. A ferramenta é posicionada de modo que o disco esteja em um ângulo de 15 cerca de para a área tratada.

Atenção! Durante o corte e desbaste, é proibido remover a tampa protetora do moedor.

Seleção de modelo e desenho

A montagem do fumeiro começa com o projeto. A escolha de esquemas é pequena aqui. O modelo de fumagem fria e quente é montado a partir de três cilindros. Para um fumeiro com tecnologia de defumação a quente, são necessários dois recipientes.

Dependendo do esquema escolhido, você precisará de dois ou três cilindros para montar um fumeiro.

Preparação de ferramentas e materiais

Além dos próprios cilindros, um tubo e cotovelos com diâmetro de 80-100 mm são preparados para o fumeiro. Você precisa de um canto, chapa de aço com espessura de 4-5 mm, tubo com seção de 15 mm para as pernas. Se o fumeiro deve ser móvel, as rodas estão preparadas. Você também precisará de puxadores para as portas e uma haste de aço inoxidável para as grades.

A máquina de solda é a principal ferramenta na montagem do fumeiro

Das ferramentas, é necessária uma máquina de solda, uma retificadora com um conjunto de discos de corte e esmeril. Você também precisará de uma furadeira elétrica, um martelo, um cinzel e uma fita métrica.

Procedimento

A montagem "faça você mesmo" de um fumeiro de churrasqueira a partir de um cilindro é realizada em uma determinada sequência. Primeiro, as peças de trabalho são marcadas e serradas. Então tudo é soldado.O final é o arranjo e a decoração.

Marcação e corte de cilindros

O layout dos contêineres dependerá do tipo de fumeiro escolhido. Em primeiro lugar, vale a pena considerar a opção de design mais simples, operando de acordo com a tecnologia de defumação a quente, consistindo de dois cilindros.

Sob esse fumeiro, o balão é colocado horizontalmente. Além disso, desempenhará o papel de um churrasco, churrasqueira e churrasqueira. Uma grande janela retangular é cortada em toda a prateleira lateral. Furos redondos são feitos nas extremidades para a chaminé e o canal de fumaça da fornalha.

Em um grande cilindro, uma janela é recortada em todo o comprimento da prateleira lateral antes do início das juntas, onde as extremidades são arredondadas.

A pequena fornalha pode ser posicionada horizontalmente ou verticalmente. No primeiro caso, uma janela retangular é cortada de forma semelhante na prateleira lateral. No entanto, é impossível instalar um caldeirão em tal forno. Se necessário, o balão é colocado verticalmente. Corte apenas o tampão superior, liberando espaço sob o caldeirão. Na prateleira lateral, duas pequenas janelas são cortadas sob o soprador e a porta do forno. Além disso, um orifício redondo é aberto para o canal de fumaça.

A próxima opção é mais difícil. O fumeiro, que trabalha com a tecnologia de fumagem fria e quente, é composto por três cilindros. A fornalha e a grelha são feitas exatamente como na versão anterior. No esquema, apenas o terceiro cilindro é adicionado sob a câmara de fumaça fria. Ele está localizado verticalmente em frente à churrasqueira. Uma janela é cortada no contêiner para carregar produtos. Coloque-o na parte superior do recipiente. Em comprimento, tem cerca de metade do balão ou um pouco mais.

Uma janela redonda é cortada através do tampão superior sob a chaminé. O canal de fornecimento de fumaça ficará localizado na prateleira lateral do cilindro em sua parte inferior - abaixo da janela de carregamento. Aqui, uma janela redonda semelhante é cortada sob o tubo.

Além disso, as grelhas precisam ser cortadas na fornalha. Eles podem ser feitos de uma placa de metal espessa, fazendo vários orifícios. Os dutos de fumaça são pequenos. Um tubo com um diâmetro de 80-100 mm é cortado em um comprimento de 20 a 50 cm. O comprimento da chaminé é de pelo menos 1 m.

Ficar

Para tornar mais conveniente fumar em uma churrasqueira a partir de cilindros de gás, a estrutura é apoiada em um pedestal. Sua altura é ajustada de acordo com sua própria altura. A versão estacionária do estande é considerada uma construção com pernas. Solde a partir de tubos. Certifique-se de colocar jumpers de modo que as pernas não se separem.

Para mobilidade do fumeiro, o estande pode ser colocado sobre rodas. Eles são retirados de um carrinho, carrinho de mão ou outro dispositivo antigo.

No suporte, você pode instalar duas rodas na frente e soldar uma perna do tubo na parte de trás

Como um suporte pronto, uma estrutura de um carrinho de criança, carrinho de mão, mechdoyka e outro dispositivo é adequada. Uma condição importante é a resistência e estabilidade da estrutura.

Montagem e soldagem da estrutura

A montagem do fumeiro inicia-se com a instalação do primeiro cilindro no estande. Para estabilidade, as tachas de controle são feitas por soldagem na estrutura do suporte. Um tubo de chaminé é inserido em um buraco redondo, escaldado. Em sua segunda extremidade, um segundo balão é inserido com um orifício. A junta está escaldada.

Se o fumeiro tiver três câmaras, faça o mesmo. Um pedaço de tubo é inserido no orifício do segundo cilindro. Solde o tubo. Um terceiro cilindro é colocado na segunda extremidade do tubo com um orifício, processado por soldagem.

Quando toda a estrutura é soldada, o defumador multifuncional é firmemente soldado ao estande

Tampas, puxadores, grades

O próximo elemento é soldado nas grades do gerador de fumaça do fumeiro. Eles são colocados dentro de um pequeno cilindro entre as portas da fornalha e do soprador. As grelhas podem ser removíveis colocando-as nos cantos dos suportes soldados.

Dentro da câmara de defumação, são soldados os suportes das grelhas sobre as quais os produtos serão colocados. Eles são feitos em três níveis. Nos suportes inferiores do fundo do cilindro, é colocada uma bandeja para escoar a gordura. As malhas são colocadas na segunda e terceira camadas. Eles são soldados a partir de uma haste de aço inoxidável.

Se necessário, no fumeiro, você pode fazer três camadas de grades para alimentos

Os segmentos cortados das prateleiras laterais dos cilindros são utilizados para as portas do fumeiro, fornalha e tampa da churrasqueira. Por um lado, eles são fixados com dobradiças de porta comuns. Do outro lado da janela, uma rolha é soldada para que o caixilho não caia no interior do cilindro. Uma alça feita de material não aquecedor é instalada em cada porta.

Preparação para churrasco, churrasqueira, churrasqueira

Os suportes são soldados dentro da churrasqueira. Uma churrasqueira e uma rede para grelhar são colocadas sobre eles da mesma forma. Para grelhar um churrasco na grelha, corte os cortes com um moedor em incrementos de 10 cm ao longo da extremidade do tabuleiro sob os espetos. No lado oposto, onde estão fixadas as dobradiças da tampa, são feitos furos por baixo dos espetos , partindo do final da placa de 1-2 cm.

Conselho! É ideal colocar uma placa grossa perfurada de metal grosso no fundo da churrasqueira. Ela fará o papel de grelha durante a queima do carvão.

Instalação de chaminé

A chaminé é soldada ao final do primeiro cilindro, que funciona como fumeiro. Se este for um projeto de defumação a quente com uma câmara horizontal, primeiro um joelho é retirado do orifício e um tubo é soldado por cima.

De um cilindro localizado horizontalmente, o tubo da chaminé é removido com um joelho

Em um fumeiro de fumaça a frio, o cilindro é colocado verticalmente. Aqui, sem dobra, o tubo é simplesmente soldado inserindo-o no orifício na extremidade.

Fabricação de prateleiras, fechos

A comodidade de trabalhar com fumeiro é proporcionada pelas prateleiras. Eles podem ser feitos em forma de tampo de mesa, colocados sob a churrasqueira nas travessas do suporte. É conveniente colocar alimentos, aparas de madeira e madeira nas prateleiras.

Para lenha e lascas, uma prateleira é colocada na parte inferior do suporte do fumeiro

Ao fazer churrasco ou grelhar a carne, ela deve ser virada. Acessórios para este negócio devem estar sempre à mão. Eles podem ser pendurados em ganchos soldados ao corpo do fumeiro.

Acabamento

Para que o fumeiro não se assemelhe a uma pilha de metal, é-lhe conferido um acabamento estético. As decorações com elementos forjados ficam melhores. Os puxadores e prateleiras também podem ser esculpidos em madeira, o que lhes confere um formato bonito.

Elementos forjados decoram o próprio estande do fumeiro e, se desejado, solda-os no corpo dos cilindros

Esmerilhamento e pintura de construção

Não é suficiente retificar as próprias soldas. Os cilindros são cobertos com tinta vermelha comum. Quando o fumeiro arranca, a pintura começa a enegrecer devido ao aquecimento, a queimar e a emitir um cheiro desagradável a queimado. Todas as pinturas antigas devem ser limpas. A melhor maneira é anexar uma escova de cerdas metálicas a uma trituradora ou furadeira. Ela vai limpar o corpo do fumante para um brilho.

Se o fumeiro não for pintado, o metal enferruja com o tempo. Uma tinta térmica especial é usada para esses fins, que não desbota.

O que e como você pode fumar na grelha de um cilindro de gás

O design é considerado multifuncional, adequado para diferentes pratos. Pilaf, sopa de peixe e outros primeiros pratos são cozidos em um caldeirão. O braseiro é muito procurado para grelhar na churrasqueira. Bifes grelhados e grelhados, salsichas, legumes.

No fumeiro, os peixes são pendurados pela cauda

No fumeiro são fumados todos os tipos de carnes, peixes, produtos semi-acabados, banha de porco. O produto é carregado cru, salgado ou levemente cozido de antemão. O fumeiro usa tecnologia de defumação a frio para defumar queijo, vegetais, frutas e cogumelos.

Para obter diferentes sabores do produto, são escolhidas lascas de certos tipos de madeira para serem defumadas.

Conclusão

Um fumeiro de grelha do-it-yourself a partir de um cilindro de gás pode ser feito e instalado sob uma cobertura. Este é o melhor lugar, pois é protegido da precipitação por um telhado. O produto pode ser cozinhado mesmo com mau tempo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção