Contente
O óleo de abelha do abeto tem efeito desinfetante, antiinflamatório e estimulante. Por isso, os apicultores estão cada vez mais atentos a este produto, utilizando-o para tratar colônias de abelhas e prevenir doenças. Ele contém substâncias biologicamente ativas.
O uso de óleo de abeto na apicultura
O óleo de abeto é um remédio natural que tem um efeito benéfico nas propriedades físico-químicas do meio ambiente e tem um efeito positivo na saúde das abelhas. Purifica o ar neutralizando as impurezas e também serve como anti-séptico. É utilizado no tratamento de doenças como varroatose e acarapidose, bem como na alimentação. O aroma de coníferas fresco característico da composição tem um efeito benéfico sobre o estado geral das colônias de abelhas, e as substâncias medicinais liberadas com vapores servem como um bom meio de prevenção de doenças.
Composição e valor
Os abetos crescem no Extremo Oriente, China, Coréia, Mongólia, alguns países europeus e América do Norte. Para obter óleo, são utilizadas agulhas e brotos jovens da planta. Eles são destilados a vapor.
O óleo de abeto é um líquido esverdeado ou amarelado com um aroma pronunciado de limão e menta. Contém:
- bisabólico;
- canfeno;
- fitoncidas;
- kadinen;
- mirceno;
- limoneno.
Apesar da disponibilidade e variedade de vários medicamentos no mercado moderno, os óleos essenciais, incluindo o abeto, são muito procurados. Isso se deve à sua origem natural e às muitas propriedades benéficas:
- imunoestimulante;
- antisséptico;
- anti-inflamatório;
- antiviral;
- analgésico;
- limpeza.
Quando o óleo de abeto é usado para tratar abelhas
No Território de Krasnodar, especialistas realizaram um estudo cujo objetivo era rastrear como o óleo de abeto afeta o desenvolvimento das colônias de abelhas, bem como a produção de ovos das rainhas. Swabs de gaze embebidos com este agente foram colocados nas barras superiores das armações centrais. Tiramos 1 ml da substância por rua. O procedimento foi realizado 4 vezes durante o mês de abril. Descobriu-se que a substância aumenta a excitabilidade alimentar das larvas, elas crescem mais rápido. E a taxa de produção de ovos das rainhas aumenta em média 20%. Tudo isso leva ao crescimento das colônias de abelhas, um verão mais intenso e um aumento da produtividade. Os insetos produzem mais mel.
Assim, o uso de óleo de abeto para abelhas ajuda os proprietários de apiários a resolver vários problemas de uma vez:
- melhorar a produtividade das colônias de abelhas;
- aumentar a oviposição e ninhada;
- para aumentar a resistência das abelhas às doenças;
- melhorar o desempenho.
Os cientistas descobriram que o efeito do óleo de abeto começa a se manifestar depois que os componentes biologicamente ativos incluídos em sua composição começam a entrar no sistema respiratório da abelha. Para prevenir doenças, esta composição pode ser enriquecida com ração.
É melhor usar uma composição natural. Pode ser distinguido por seu cheiro rico característico.
Tratamento de abelhas com óleo de abeto para acarapidose
A infestação por acarapidose representa uma ameaça séria para a colmeia. Os insetos não conseguem lidar com a doença sozinhos, eles precisam da ajuda humana. Um dos métodos mais eficazes de tratamento é o tratamento com óleo de abeto.
O agente causador da doença é o ácaro lenhoso Acarapis, que vive e se multiplica no trato respiratório das abelhas, contaminando-as com produtos tóxicos e causando hemorragias. Isso envenena o corpo, leva à falta de oxigênio, paralisia dos músculos peitorais, o que afeta o funcionamento das asas.
Você pode tratar acarapidose com óleo de abeto. A ferramenta resolve várias tarefas:
- destrói carrapatos;
- desinfeta;
- alivia a inflamação;
- melhora o estado geral das abelhas.
É importante para os apicultores que o óleo de abeto seja seguro para as abelhas e ajude os insetos de forma não menos eficaz do que os preparados. Para realizar o tratamento com um remédio popular de abeto, execute as seguintes etapas:
- O ninho é cuidadosamente embrulhado em polietileno.
- Um pequeno orifício, cerca de 1 cm, é deixado no orifício da torneira inferior.
- O entalhe superior é coberto.
- Pegue um cotonete de gaze umedecido em óleo de abeto.
- Coloque-o nas molduras centrais, nas barras superiores.
- O processamento é realizado 3 vezes, com intervalo de 5 dias.
Óleo de abeto contra varroatose de abelhas
A varroatose é uma doença que ocorre como resultado da infecção dos ácaros varroa em indivíduos, famílias inteiras e apiários. Esses insetos achatados e marrons habitam os corpos de rainhas, abelhas e zangões. Sua fonte de alimento é a hemolinfa. Em caso de infestação grave, os carrapatos podem ser vistos em espécimes mortos sem dispositivos de aumento.
Os sinais de uma doença nas abelhas podem ser:
- desenvolvimento atrasado;
- abelhas fracas, pequenas, cujas asas podem ser deformadas;
- o aparecimento de pupas não desenvolvidas na colmeia;
- o aparecimento de placas acastanhadas em insetos adultos;
- comportamento inquieto de colônias de abelhas no inverno.
O óleo de abeto é eficaz no tratamento da varroatose. Sua madeira, agulhas e cones contêm grandes quantidades de fitoncidas. São compostos naturais que possuem propriedades anti-acaricidas. Além disso, sabe-se que os fitoncidas desempenham o papel de antibióticos naturais.
Como tratar as abelhas com óleo de abeto é mostrado no vídeo.
Regras para processamento de abelhas e colmeias com óleo de abeto
É necessário processar as colmeias corretamente. Apicultores experientes agem assim:
- O procedimento é realizado na primavera, antes do primeiro vôo. Você pode se concentrar na temperatura do ar, ela deve exceder +15 graus.
- As abelhas são tratadas pelo menos 2 vezes, em intervalos de 8 a 10 dias.
- Os mesmos procedimentos são realizados no outono. Seu número e intervalos são semelhantes.
- Outros 2-3 tratamentos estão planejados para o verão, na segunda quinzena de junho. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar deve ser mantida na faixa de +15 a +30 graus.
- Eles trabalham à noite após o retorno das abelhas voadoras.
- Um ou mais quadros são retirados, o resto é cuidadosamente separado.
- Corte a ninhada do zangão.
- O papel é colocado no fundo, que é pré-lubrificado com vaselina. Ele é alterado todas as manhãs. O jornal coleta parasitas que caem dos corpos das abelhas.
- Pegue o pergaminho e polvilhe com óleo de abeto. Seu volume depende do número de famílias. Calcule 1-2 ml para cada colônia de abelhas.
- Vire-o para que a camada tratada fique voltada para baixo.
- Eles colocam pergaminho sobre as armações de popa, cobrem-nas por cima.
- As entradas estão fechadas por várias horas. É importante não se esquecer de abri-los a tempo.
- A folha impregnada não é removida imediatamente. Seu efeito continua por mais 3 dias. Neste momento, ele é colocado em uma colmeia.
O óleo de abeto é um método popular de cura. Mas ele conseguiu provar sua eficácia.Em grandes explorações apícolas, é utilizado desde a década de 80 do século passado. O método é baseado em análises do uso de óleo de abeto por apicultores antigos e experientes.
Medidas de prevenção
Para prevenir a infestação por carrapatos, é necessário cuidar adequadamente deles, bem como tomar uma série de medidas preventivas. Entre eles:
- trate as colmeias com óleo de abeto na primavera e no outono para aumentar a imunidade aos insetos;
- coloque os apiários o mais longe possível de corpos d'água sujos e fazendas onde o gado é mantido;
- rejeitar favos de mel a tempo;
- se necessário, faça análises imediatamente;
- desinfetar colmeias e equipamentos;
- preparar famílias para o inverno.
Conclusão
O óleo de abeto para abelhas é um remédio natural comprovado que ajuda a combater várias doenças das abelhas e serve como uma boa profilaxia. Pode ser combinado com produtos químicos, se necessário. Uma vantagem importante da composição natural é sua capacidade de melhorar a resistência dos insetos a fatores externos negativos.