Contente
Uma formiga para abelhas, cuja instrução não promete dificuldades de aplicação, sempre dá um resultado positivo. Esta é uma droga que os apicultores não podem prescindir. É transparente, tem um odor pungente e serve como desinfetante de abelhas. O ácido fórmico é encontrado em grandes quantidades nas urtigas, nas formigas e nos produtos api.
O uso de ácido fórmico na apicultura
No século passado, os apicultores, para ajudar as colônias de abelhas enfraquecidas por parasitas, começaram a usar o ácido cítrico industrial para combater as pragas. O efeito da droga nos ácaros Varroa é bastante poderoso, mas inofensivo para abelhas e humanos.
Na apicultura, o ácido fórmico é usado para fins preventivos. Ela é capaz de prevenir os danos do carrapato, a varroatose. O produto químico, ao interagir com o ar, se decompõe em água e gás carbônico, mas não entra em contato com o mel. O produto também não tem efeito negativo sobre o meio ambiente.
Vapores de ácido fórmico são usados nos seguintes casos:
- luta contra acarapidose, varroatose de abelhas;
- prevenção do desenvolvimento de foulbrood, ascosferose, narizmatose;
- limpar favos de mel da traça da cera.
Como o ácido fórmico afeta os carrapatos?
O ácido fórmico tem um efeito prejudicial sobre o carrapato. Os vapores da droga começam a se ativar a uma temperatura do ar de mais de 10 oC. Uma semana antes da colheita do mel, o tratamento é interrompido.
O produto possui propriedades bactericidas e antibacterianas. Seguindo o esquema de tratamento, que é primavera e verão, é possível conseguir uma redução significativa das infecções por asosferose.
Preparação de formiga
Uma formiga para abelhas é usada em caso de infestação de ácaros e para profilaxia - por vez em todo o apiário. Eles começam a realizar o processamento geralmente na primavera, a segunda - após a última extração do mel comercializável.
Composição, forma de liberação
Uma substância para salvar as abelhas dos ácaros, inclui ácido fórmico na concentração de 85% e um formador de gel. Visualmente, o produto é totalmente incolor. Você pode comprar na farmácia sacos de não tecido permeáveis aos ácidos de 30 g. O preparado pré-embalado é vendido em latas de material polimérico. Cada recipiente contém 4 sacos.
Propriedades farmacológicas
O produto consiste principalmente em ácido fórmico. Sua ação é acaricida e dirigida contra os parasitas adultos Varroa jacobsoni e Acarapis woodi. "Muravyinka" tem uma segunda classe de perigo. De acordo com GOST 12. 1. 007-76, o efeito da droga é localmente irritante. Atua de forma agressiva na pele e nos tecidos mucosos. O ácido fórmico tem uma inalação poderosa, efeito tóxico, mas não é venenoso para as abelhas.
A ação da droga acaricida no carrapato é paralisante dos nervos. Após a ativação da substância, uma praga de parasitas adultos é notada quase que imediatamente.Ao manipular a colmeia, o apicultor deve observar as medidas de segurança.
Instruções de uso do medicamento Muravyinka
As instruções de uso da Formiga para Abelhas indicam que:
- o medicamento é utilizado para fins medicinais, quando as abelhas são afetadas por carrapatos;
- após a evaporação da substância dos sacos, os pacotes vazios devem ser eliminados;
- trabalhar com o produto requer cautela.
A primeira coisa a fazer após a compra do Ant é ler as recomendações, contra-indicações, regras de armazenamento e funcionamento.
Dosagem, regras de aplicação
O trabalho com a formiga com carrapato é realizado imediatamente em todo o apiário. Normalmente, a profilaxia da primavera é feita após a primeira inspeção das colmeias que sobreviveram ao inverno. Na segunda vez, as medidas para prevenir o desenvolvimento de parasitas são realizadas após a última extração do mel - no outono.
Se a doença progredir, as colônias de abelhas são tratadas duas vezes, com um intervalo de uma semana. Os pacotes são dispostos nas colmeias. Um pacote deve ser alocado para cada família. Para isso, rompem o aperto da lata e colocam as embalagens com a composição nas barras superiores das esquadrias com favos de mel.
Todos os eventos são realizados em temperaturas de 10 a 25 ° C.
Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso
A forma do medicamento recomendada aos apicultores para o beneficiamento do apiário não afeta negativamente a atividade vital e atividade das abelhas, mas existem algumas contra-indicações ao uso da formiga:
- É inaceitável realizar o processamento em recomendações de temperatura inadequadas.
- Se não houver circulação de ar na colmeia, o controle de pragas deverá ser abandonado até que o problema seja eliminado.
- Se a dosagem for violada, as abelhas notam uma sobreexcitação nervosa, começa o enxame de insetos nas colmeias, como resultado, sua morte é bem possível, inclusive a rainha.
- Os tratamentos para fins de tratamento não são realizados com mau tempo. Todas as manipulações também devem ser realizadas à luz do dia.
O recipiente com o medicamento deve ser aberto imediatamente antes do uso. Quando a Formiga entra em contato com o mel, o produto não é rejeitado, pois o ácido neste caso não representa perigo.
Prazo de validade e condições de armazenamento
Caso não haja previsão de uso do medicamento imediatamente após a compra, deverá ser armazenado na embalagem original do fabricante, em local livre de umidade excessiva.
Tratamento de abelhas com ácido fórmico de ácaros
Na apicultura, o tratamento com ácido fórmico é uma medida importante que ajuda a salvar as abelhas da morte. Tem um efeito poderoso sobre o tique, mas para que o resultado seja completo, o seguinte algoritmo de ações deve ser executado:
- placas de papelão (5 mm) com dimensões de 150 por 250 mm são dobradas em sacos e o medicamento (200 ml) é adicionado;
- o papelão deve estar bem embebido;
- para que a substância não evapore, a bolsa deve ser hermeticamente fechada;
- imediatamente antes de colocar os pacotes nas colmeias, são feitos dois ou três orifícios em cada um deles;
- as embalagens são colocadas em molduras, sobre os ninhos das abelhas, com recortes;
- para maior efeito, um par de ripas de madeira são colocadas no fundo da casa;
- antes do processamento, remova a cobertura e a esteira da colmeia;
- depois de completadas todas as ações, todas as abelhas devem ser fumigadas com fumaça para que não ataquem durante a disposição da substância medicinal.
O ácido fórmico não é seguro para humanos, portanto, durante o processamento, vale a pena se preocupar com sua própria segurança.
Quando processar
A prevenção com ácido fórmico no outono costuma ser feita em setembro, mas deve-se orientar pelas condições climáticas. O melhor regime de temperatura para manipulação - +15 oC. Em temperaturas mais baixas, qualquer tratamento é ineficaz.
Como preparar a solução
Para preparar um remédio caseiro para abelhas com a substância ativa ácido fórmico, você precisará dos seguintes ingredientes:
- sacos de plástico para uso doméstico - 20x30;
- tiras de papelão - 15x25;
- ácido fórmico - 150 - 200 ml.
Depois que o ácido é completamente absorvido pelo papelão, os sacos são hermeticamente fechados. Antes de colocar na colmeia, são feitos orifícios. A embalagem é colocada em ripas de madeira com os orifícios para baixo. Fazer uma formiga para processar abelhas em casa não é difícil.
Como tratar as abelhas no outono com ácido fórmico
O tratamento das abelhas com ácido fórmico é a salvação dos problemas.
O processamento de outono geralmente é feito de várias maneiras:
- Alguns apicultores colocam a substância em frascos e colocam pavios. Esses designs são pendurados em ninhos de abelhas.Importante! Este método é perigoso e pode provocar a morte do enxame.
- A segunda opção envolve o enchimento de tampas de plástico com ácido. Eles são colocados sob o telhado.Importante! O ácido das pálpebras não deve permanecer na colmeia por mais de 4 dias.
- O método não causador mais seguro é o Ant. O produto foi desenvolvido levando em consideração todas as necessidades dos apicultores.
Conclusão
Uma formiga para abelhas, cujas instruções são escritas levando em conta todas as nuances das propriedades da substância, é um bom auxiliar na apicultura. É usado ativamente por apicultores para a prevenção e tratamento de abelhas. O ácido fórmico foi submetido a vários estudos clínicos e é seguro e muito procurado na apicultura e na medicina.